Recent Submissions
A inserção da astronomia no ensino médio na visão dos estudantes do mestrado nacional profissional em ensino de física
A Astronomia desperta e aguça o interesse das pessoas, instigando com o imaginário popular e suscitando muitas questões sobre o tema. Desta forma, há assuntos relacionados a essa temática emerge frequentemente no cotidiano. Em relação à educação, a inclusão de conteúdo relacionado à Astronomia vem sendo prevista nos documentos oficiais que orientam a formulação dos currículos das instituições de ensino brasileiras, de forma sistemática, desde a década de 1950. Atualmente, a Base Nacional Com...
Importância da mediação na superação de dificuldades e transtorno específico de aprendizagem, pós-pandemia Covid-19
Esta pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir da promoção do acompanhamento psicopedagógico direcionado a duas estudantes do 4º ano do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem, proposta essa implementada entre agosto e dezembro de 2023, em uma escola municipal em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante esse período, foram realizados quatorze encontros com duração de uma hora e meia, com o intuito de responder às seguintes perguntas: Quais as principais dificu...
Implementação da língua espanhola nas escolas municipais de Foz do Iguaçu: um estudo da tríplice fronteira
Sabe-se que a cidade de Foz do Iguaçu é muito conhecida pelas diversas etnias presentes no município. É também uma cidade de tríplice fronteira, que faz divisa com Ciudad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina, as quais têm como língua oficial o Espanhol e o Guarani, no caso do Paraguai. Sem considerar a característica linguístico-cultural, no ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu iniciou um “projeto-piloto” de ensino de línguas estrangeiras, sendo desenv...
Educação Infantil: uma proposta de formação continuada fundamentada na pedagogia histórico-crítica, em Missal – PR
A coordenação pedagógica municipal no município de Missal, Paraná, é responsável pela formação continuada dos profissionais envolvidos no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada para as professoras de Educação Infantil que atuam nos Centros Municipais de Educaçã...
A formação de professores para as relações étnico-raciais: uma análise das publicações acadêmicas de 2014 a 2022
A Lei Nº 10.639/2003 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996) inserindo no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, tendo entre aspectos motivadores a necessidade de combater o racismo e a promoção da valorização da cultura afro-brasileira. Assim, a Lei Nº 10.639/2003 busca promover a inclusão e a diversidade, reconhecendo a importância das contribuições dos africanos e afrodescendentes para a formação da socieda...
A relação entre afetividade-cognição no contexto de um projeto de ensino em matemática para os alunos do 6º ano
A relação entre afetividade-cognição, muitas vezes tratada de forma dissociada, tem sido revisitada por abordagens que compreendem esses processos como indissociáveis. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, essa unidade é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Com base nesse pressuposto, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação entre afetividade e cognição no contexto de um projeto de ensino em matemática. O levantamento bibliográfico examinou produç...
Elaboração de um e-book para auxiliar professores no uso de recursos tecnológicos
São constantes os recursos tecnológicos que ingressam na sociedade de maneira repentina. Muitos desses recursos contribuem para o desenvolvimento e aplicabilidade de ações cotidianas no ambiente educacional, acarretando diversos benefícios no processo ensino-aprendizagem. É notório que, mesmo com as mais variadas tecnologias disponíveis como ferramentas de auxílio à aprendizagem, muitos professores são resistentes ou podem ter dificuldades quanto ao manuseio destas em suas práticas docent...
O uso de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma revisão sistemática da literatura
A Matemática é considerada um conhecimento necessário para a participação plena do indivíduo na vida econômica e social. Dada a importância e a dificuldade apresentada pelos estudantes brasileiros na aprendizagem da Matemática, torna-se relevante investigar estratégias que possam contribuir para aprimorar ou potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado procurou investigar a influência do uso de mapas mentais no processo de ensinoaprendizagem de...
Práticas e desafios da inclusão: percepções docentes nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu-PR.
Com o aumento de matrículas de crianças com deficiência no contexto da educação infantil, os professores têm adaptado suas práticas para promover a inclusão delas nas atividades planejadas, o que nos leva a questionar: Como os professores podem incluir crianças com deficiência e crianças sem deficiência nas salas de aula comuns? Assim, nesta pesquisa, de caráter qualitativo, abordamos, na perspectiva crítica, as práticas de docentes e a promoção da inclusão na educação infantil nos Centros M...
Educação básica: a intensificação do trabalho docente no período pandêmico
Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, conforme determinações municipais e orientações da Organização Mundial da Saúde, os professores enfrentaram o desafio urgente de adaptar-se ao ensino remoto. Essa transição abrupta expôs a falta de familiaridade dos docentes com ferramentas digitais, sobrecarregou a carga de trabalho e evidenciou a ausência de recursos tecnológicos adequados para a realização do trabalho a partir de suas casas. Essas circun...
Marcas à flor da pele: compreensão de professoras, pedagogas e estudantes sobre autolesões nas adolescências
A autolesão é definida como um comportamento de violência autoprovocada e intencional, que pode se manifestar com ou sem a presença de ideação suicida. Estudos de prevalência indicam que adolescentes são particularmente vulneráveis a esses comportamentos. A autolesão é um fenômeno complexo que apresenta funções diversas para cada pessoa e diferentes abordagens interpretativas por parte de pesquisadores e da sociedade. É frequentemente carregada de grande estigma familiar e social. Nesta pesqu...
Inclusão nas salas de aula: olhares de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Nesta pesquisa, exploratória e descritiva, apresentamos um entendimento sobre a concepção e prática da inclusão no contexto de salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na formação docente para a perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio de uma revisão de literatura e documental, são trazidos políticas públicas, leis e decretos e estudos relacionados ao tema inclusão na sala de aula. Utilizando as orientações da pesquisa participante, investigamos as percepções docen...
Estratégias de aprendizagem para o ensino médio: construção de um recurso instrucional
A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um recurso instrucional organizado por áreas de conhecimento, com o intuito de promover a compreensão e o uso de estratégias de aprendizagem entre estudantes do Ensino Médio. O estudo foi fundamentado em uma revisão bibliográfica narrativa, que reuniu produções científicas relacionadas à aplicação dessas estratégias nesse contexto. Para a seleção dos artigos, foram consultadas as bases de dados ScientificElectronic Library Online (SciELO), P...
Evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem no Ensino Médio
As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos utilizados com o propósito de facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação. O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas de estudantes do Ensino Médio, mediadas ou não por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de um estudo psicométrico, de caráte...
Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de matemática
Numa sociedade que deveria valorizar mais as atitudes de cooperação, colaboração, criatividade e criticidade, faz-se necessário repensar práticas educativas e pesquisar possibilidades de como melhor ensinar em sala de aula. Nesse contexto, destacamse as metodologias ativas, com as quais procura-se promover o protagonismo dos alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe a utilização de uma metodologia ativa para o ensino de Matemática: o Storytelling; um termo q...
As implicações da contrarreforma do ensino médio e da base nacional comum curricular para o ensino da matemática
Este estudo se constitui por meio de uma pesquisa de abordagem exploratória qualitativa e levantamento de dados baseados em fontes bibliográfico-documentais. A questão que norteou este estudo foi: Quais são as possíveis implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino da Matemática? Para tanto, analisou-se de que modo as mudanças no modo de produção capitalista impactaram a educação escolar, orientando-se pelos estudos da pedagogia Histórico-Crítica. Ao analisar tais impactos, ut...
Levantamento e análise das produções sobre alfabetização e pedagogia histórico-crítica (2003 a 2023)
A presente pesquisa tem por objetivo o estudo do processo de alfabetização à luz da concepção histórico-crítica, por meio do levantamento e da análise das produções realizadas entre 2003 e 2023. Fundamentada na defesa da Pedagogia HistóricoCrítica como teoria pedagógica contra-hegemônica, esta pesquisa visa a contribuir para a transformação social por meio da socialização do conhecimento científico sistematizado para a classe trabalhadora, de modo a garantir seu acesso aos bens culturais hist...
Uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
A pesquisa realizada fundamenta-se no conceito de gênero discursivo sob a perspectiva bakhtiniana. Logo, o intuito deste estudo é elaborar uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil que contemple, em seu escopo, o trabalho com as práticas discursivas (leitura, escrita, oralidade e análise linguística). Assim posto, indagamos: i) Quais os caminhos teórico-metodológicos são possíveis para a didatização do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para as turmas de ...
Prevenção da violência escolar na perspectiva de diferentes atores: uma proposta de prevenção
A violência no ambiente escolar reflete uma sociedade que tem naturalizado atos de violência. O aumento dos ataques a alunos, professores e funcionários de escolas em diversas regiões do país evidencia essa preocupante tendência. Os conflitos violentos no contexto escolar têm se intensificado, ocorrendo entre alunos, entre alunos e professores, entre professores e entre outros funcionários. A escola, originalmente concebida como um ambiente de socialização e de formação dos indivíduos, um es...
Navegando pelas experiências dos educadores: uma revisão integrativa sobre a visão de professores sobre estudantes com TDAH
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a percepção de professores acerca do ensino de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculados em escolar regulares. Compreender estas percepções é fundamental para a reflexão sobre as ações docentes que incluem aspectos relacionados à metodologia de ensino, como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos estudantes ou a individualização da instrução com a of...
- 170 UNIOESTE
- 168 Foz do Iguaçu
- 170 Dissertação
- 170 application/pdf
- 170 Acesso Aberto