Recent Submissions
Estratégias de aprendizagem efetivas no ensino médio segundo os professores por áreas do conhecimento
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de aprendizagem para o Ensino Médio apontadas por professores como efetivas considerando o caráter cognitivo e metacognitivo, por áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados junto aos professores do ensino médio de três escolas públicas e três escolas particulares da rede estadual do munícipio de Foz do Iguaçu...
Expressão geográfica do HIV entre adolescentes em idade escolar: 2010 a 2021
A epidemia nacional do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) se agravou entre os adolescentes. Tendo a escola um papel importante na vida destes adolescentes, pois é nesse espaço que eles permanecem por um longo período de formação, existe interesse e preocupação em trabalhar a educação sexual com eles dentro do ambiente escolar. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar a distribuição geográfica do vírus entre adolescentes, correlacionando com variáveis geoespaciais e sociodemog...
Discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros: compreensão de professores de colégio público e privado
Historicamente, no Brasil, negros foram alijados da sociedade, sendo relegados como sendo de classe inferior, é assim, desde a escravização, passando pela abolição da escravatura e chegando aos dias atuais. O racismo no Brasil está estruturado, e traz consigo algumas formas de violências, destacamos aqui o preconceito, a exclusão e a discriminação. Nas últimas décadas foram criados manifestos e movimentos com a intenção de mudar a situação do racismo no Brasil, e como resultado dessas ações r...
A formação continuada e o tradutor intérprete de libras/português no contexto educacional do Paraná
Ao se falar em educação de surdos é muito comum que a primeira imagem que venha a cabeça seja a da figura do Tradutor Intérprete de Libras/Português – TILS em uma sala de aula. No Brasil, atualmente a área que mais demanda a atividade do TILS é o contexto escolar de ensino, no caso as escolas inclusivas. Os TILS têm um histórico recente de formação inicial formal, uma boa parcela dos TILS em atividade teve seus percursos formativos de forma empírica, nos mais diversos contextos de atuação. A ...
Educação ambiental e matemática: uma proposta de ensino sob uma abordagem transdisciplinar a partir de revisões de literatura
A crise ambiental global que vivenciamos atingiu um ponto crítico que não pode ser mais ignorado e, para se opor a ele, diversos atos de reparação e transformação são propostos em níveis regional e global. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma oportunidade de ampliar a consciência crítica e a preocupação individual e coletiva para com as questões ambientais e sociais e, a escola, espaço organizado para se construir uma formação cidadã, é o local ideal para a inserção destes...
Desenvolvimento de aplicativo móvel para intervenção educativa no pré-natal do homem
A gravidez, que por muito tempo foi um processo inerente à mulher, passou por modificações, ampliando o envolvimento dos familiares, sobretudo do homem, visto que é de fundamental importância para uma gestação de qualidade. Nesse cenário, desenhar ações voltadas à saúde do homem na atenção ao pré-natal pode ser um desafio, mas uma alternativa estratégica que articule as ações de saúde sexual e reprodutiva e que busquem incentivar uma paternidade participativa. O objetivo deste estudo foi dese...
Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso de magistério (1997-2004)
O Programa de Expansão do Ensino Médio no Paraná (PROEM), resultado de acordo entre governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), previu a reformulação do Ensino Médio por meio do fechamento de todos os cursos técnicos, acarretando na proposta de fechamento do Curso de Magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Este trabalho resgata aspectos históricos do movimento de resistência ao fechamento do curso, que se iniciou entre trabalhadores da educação e comunidade ...
Língua portuguesa para surdos do ensino médio: uma proposta de sequência didática bilíngue com o gênero textual "charge"
A presente dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue para aprendizes surdos do ensino médio envolvendo o ensino de língua portuguesa como L2. Para atender ao objetivo, optou-se pela teoria dos gêneros textuais, apresentada pelo estudioso e linguista Marcuschi, articulada aos estudos bilíngues para surdos. No que tange à criação da proposta de sequência didática, parte-se dos teóricos Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e da ampliação desses c...
Adoecimento escolar - a saúde física e mental dos professores do ensino fundamental I
A saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. É direito social, inerente à condição de cidadania deve ser assegurada sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica. Culminando no conceito de Saúde Única (One Health), que busca interligar a saúde humana e saúde animal, tornando-as interdependentes e vinculadas à saúde ambiental. Deste modo, a saúde é assim apresentada como um valor cole...
Tecnologia educacional e a pandemia covid-19: construção e validação de uma plataforma de ensino
O cenário mundial tem sido impactado desde dezembro de 2019, com a descoberta de um novo Coronavírus, causador da COVID-19. Com isso, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância internacional, e logo após, decretou pandemia. Por se tratar de um assunto recente, muitas informações a respeito desse vírus foram e estão sendo estudadas e, novas descobertas acontecem a todo momento. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo construir e validar um material e...
Formação continuada dos diretores (gestores escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná (2019-2022): implicações e perspectivas para uma educação crítica e emancipadora
A presente pesquisa tem como objeto de estudo e análise as diretrizes políticopedagógicas da formação çontinuada dos Diretores (Gestores Escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná, no recorte temporal da Gestão 2019-2022, sob o manto da Nova Gestão Pública (NGP) – gestão gerencialista, adotada no Plano de Governo desse período. Percebe-se que esse modelo de gestão define os objetivos presentes na formação continuada dos Diretores (Gestores Escolares) e exerce as medidas ...
O gênero discursivo convite de casamento: configuração e proposta didática para aulas de língua portuguesa
Esta pesquisa procura analisar as dimensões do convite de casamento pela perspectiva bakhtiniana dos gêneros do discurso e propor sua didatização para as aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Por apresentar contextos de produção, circulação e recepção próprios, interlocutores envolvidos em suas posições ideológicas, conteúdo temático único, estrutura composicional definida e marcas linguístico-enunciativas peculiares, o convite de casamento traz grandes possibilidades de estudo na área ...
Contribuições de v. v. davydov para o ensino da metemática: interface entre a teoria do ensino desenvolvimental e a pedagogia histórico-crítica
A presente pesquisa investigou aspectos teórico-metodológicos entre duas teorias críticas – a Histórico-Crítica e a Desenvolvimental, no contexto da Educação Matemática, particularmente no ensino do conceito da operação de divisão. A premissa básica firmou-se na defesa de que existe uma proximidade teórico-filosófica entre elas. A Teoria do Ensino Desenvolvimental proposta pelo autor russo V. V. Davydov, traz como fundamento básico o pressuposto de que a escola deve ensinar o aluno a pensar, ...
Manobra de desobstrução de vias aéreas: conhecimento de professores de centros municipais de educação infantil
A principal causa de morte acidental no Brasil em crianças na faixa etária entre 0 e 4 anos é a obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Dados do Corpo de Bombeiros do Paraná mostram que no estado, entre os anos de 2010 a 2018, foram atendidas 2103 crianças vítimas de obstrução de vias aéreas, com idade de 0 a 4 anos. É na faixa etária de 0 até 3 anos e 11 meses que as crianças frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI – e ficam sob responsabilidade dos professores. O o...
Tempos de pandemia, tempos de desafios: um estudo sobre o trabalho com a língua portuguesa no ensino fundamental 1 em foz do iguaçu - pr
Com a decisão do Ministério da Educação em fechar as escolas para conter a propagação da Covid-19, doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, foram introduzidas, de forma emergencial, as modalidades de ensino remoto e ensino híbrido para a continuação do ensino fundamental I na rede municipal de Foz do Iguaçu-PR durante a pandemia (2020-2022). Em decorrência disso, as modalidades de ensino que se apresentaram naquela conjuntura deixaram o diálogo limitado; a interação com o aluno, tão ...
"Na escola sou brasileiro e lá em casa sou árabe": a escola pública iguaçuense nos interstícios das línguas e culturas
A presença das línguas em contato nas adjacências das escolas públicas brasileiras destoa com seu silenciamento interior. A diferença apresenta-se como problema no cenário educacional brasileiro, cujo monolinguismo hegemônico ainda é amplamente praticado. O presente estudo situa-se na temática das escolas ambientadas em contextos multiculturais e multilíngues específicos. Assim, esta pesquisa propõe o estudo de caso da Escola Municipal Professora Elenice Milhorança, na cidade de Foz do Iguaç...
Linhas e entrelinhas do ensino emergencial: um olhar para a disciplina de língua portuguesa
Durante o biênio 2020-2021, a pandemia da Covid-19 causou o fechamento mais prolongado das escolas já registrado na história do estado do Paraná, período em que os espaços, os recursos e as atividades de alunos e professores tiveram que ser reformulados para atender à necessidade de isolamento social, resultando na implementação do ensino emergencial. Diante desse cenário sem precedentes, a relevância desta pesquisa reside, principalmente, na necessidade de realizar um registro histórico des...
Compreensão leitora e a relação com o uso das estratégias de aprendizagem no ensino fundamental
A compreensão leitora é uma habilidade necessária e de importância a vida acadêmica e social dos estudantes e o uso das estratégias de aprendizagem pode facilitar a aquisição de conhecimento quando empregadas competentemente. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de compreensão leitora e sua relação com o uso de estratégias de aprendizagem entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados, de campo, de natureza aplicad...
Sentidos do planejamento para os professores durante o ensino remoto numa escola municipal de Foz do Iguaçu
A pandemia do novo coronavírus – COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o início de março de 2020 no mundo, levou autoridades a decretar a suspensão e substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto emergencial no Brasil. A padronização das tarefas remotas elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) representou um desafio para o professor na sua atividade de ensino, privando-o de elaborar seu planejamento escolar de acordo com as especificidades do...
Uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática em salas de recursos multifuncionais em uma rede municipal de ensino
O ensino de Matemática em uma perspectiva inclusiva tem suscitado importantes debates e discussões, dentro e fora das instituições escolares. E, como aliadas para o ensino dessa disciplina, por vezes vista como desafiadora, especialmente para os alunos do Atendimento Educacional Especializado, diversas Tecnologias Assistivas surgem, para que esse trabalho possa ocorrer de maneira efetiva, inclusiva, justa e adequada para todos os alunos inseridos no contexto educacional. Nessa conjuntura, a p...
- 138 UNIOESTE
- 136 Foz do Iguaçu
- 138 Dissertação
- 138 application/pdf
- 138 Acesso Aberto