Recent Submissions
A aplicação da lei da REURB em São Miguel do Iguaçu/PR: a concretização do direito à moradia em área de fronteira
A Lei de Regularização Fundiária e Urbana (Lei da REURB), registrada sob o nº 13.465/2017, inovou com medidas administrativas e enumerou importantes institutos aptos a promover a regularização de núcleos urbanos informais ou irregulares, ou seja: a possibilidade de conceder o título de propriedade aos reais moradores e ocupantes da área. Diante disso e da notória existência de moradias irregulares no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, busca-se compreender como ocorreu a aplicação da Lei d...
A inserção da astronomia no ensino médio na visão dos estudantes do mestrado nacional profissional em ensino de física
A Astronomia desperta e aguça o interesse das pessoas, instigando com o imaginário popular e suscitando muitas questões sobre o tema. Desta forma, há assuntos relacionados a essa temática emerge frequentemente no cotidiano. Em relação à educação, a inclusão de conteúdo relacionado à Astronomia vem sendo prevista nos documentos oficiais que orientam a formulação dos currículos das instituições de ensino brasileiras, de forma sistemática, desde a década de 1950. Atualmente, a Base Nacional Com...
Importância da mediação na superação de dificuldades e transtorno específico de aprendizagem, pós-pandemia Covid-19
Esta pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir da promoção do acompanhamento psicopedagógico direcionado a duas estudantes do 4º ano do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem, proposta essa implementada entre agosto e dezembro de 2023, em uma escola municipal em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante esse período, foram realizados quatorze encontros com duração de uma hora e meia, com o intuito de responder às seguintes perguntas: Quais as principais dificu...
Implementação da língua espanhola nas escolas municipais de Foz do Iguaçu: um estudo da tríplice fronteira
Sabe-se que a cidade de Foz do Iguaçu é muito conhecida pelas diversas etnias presentes no município. É também uma cidade de tríplice fronteira, que faz divisa com Ciudad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina, as quais têm como língua oficial o Espanhol e o Guarani, no caso do Paraguai. Sem considerar a característica linguístico-cultural, no ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu iniciou um “projeto-piloto” de ensino de línguas estrangeiras, sendo desenv...
Educação Infantil: uma proposta de formação continuada fundamentada na pedagogia histórico-crítica, em Missal – PR
A coordenação pedagógica municipal no município de Missal, Paraná, é responsável pela formação continuada dos profissionais envolvidos no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada para as professoras de Educação Infantil que atuam nos Centros Municipais de Educaçã...
A formação de professores para as relações étnico-raciais: uma análise das publicações acadêmicas de 2014 a 2022
A Lei Nº 10.639/2003 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996) inserindo no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, tendo entre aspectos motivadores a necessidade de combater o racismo e a promoção da valorização da cultura afro-brasileira. Assim, a Lei Nº 10.639/2003 busca promover a inclusão e a diversidade, reconhecendo a importância das contribuições dos africanos e afrodescendentes para a formação da socieda...
A relação entre afetividade-cognição no contexto de um projeto de ensino em matemática para os alunos do 6º ano
A relação entre afetividade-cognição, muitas vezes tratada de forma dissociada, tem sido revisitada por abordagens que compreendem esses processos como indissociáveis. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, essa unidade é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Com base nesse pressuposto, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação entre afetividade e cognição no contexto de um projeto de ensino em matemática. O levantamento bibliográfico examinou produç...
A política nacional de saúde mental e a utilização da prática baseada em evidências por psicólogos: um estudo nos centros de atenção psicossocial localizados na faixa de fronteira do Paraná
A Prática Baseada em Evidência é um paradigma que defende a ideia que a prática em saúde deva ser baseada em ciência. Para que isso ocorra, o profissional deve equilibrar três dimensões: sua própria expertise; melhor evidência disponível e particularidades do usuário. Nos Centros de Atenção Psicossociais localizados na faixa de fronteira do Paraná, profissionais da saúde mental, entre eles, psicólogos, oferecem e realizam tratamento para os usuários da instituição. Este trabalho teve como obj...
Biossegurança e trânsito de animais na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
O objetivo da dissertação é analisar o trânsito de animais de estimação acompanhados de seus tutores na Tríplice Fronteira do Iguaçu entre Brasil, Argentina e Paraguai sob o viés interdisciplinar. Busca-se a compreensão do biopoder exercido pelos Estados, a análise do direito de ir e vir de tutores e animais, as novas concepções de família e implicações do reconhecimento de animais como seres passíveis de proteção jurídica e membros familiares, além dos requisitos formais e práticos para est...
Elaboração de um e-book para auxiliar professores no uso de recursos tecnológicos
São constantes os recursos tecnológicos que ingressam na sociedade de maneira repentina. Muitos desses recursos contribuem para o desenvolvimento e aplicabilidade de ações cotidianas no ambiente educacional, acarretando diversos benefícios no processo ensino-aprendizagem. É notório que, mesmo com as mais variadas tecnologias disponíveis como ferramentas de auxílio à aprendizagem, muitos professores são resistentes ou podem ter dificuldades quanto ao manuseio destas em suas práticas docent...
Jornal da Cognópolis: registro histórico e valores identitários da comunidade conscienciológica
A presente dissertação analisa o Jornal da Cognópolis enquanto veículo de comunicação institucional-comunitário, investigando seu papel na construção da identidade da comunidade conscienciológica em Foz do Iguaçu. Parte-se da hipótese de que o Jornal não apenas documentou a trajetória do grupo, mas também atuou como agente estruturante na consolidação de seus valores e na preservação da memória coletiva. Para a investigação, adotou-se a Análise de Conteúdo, permitindo identificar processos es...
Migração e políticas públicas municipais: uma análise das ações em Matelândia/PR
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do Município de Matelândia/PR na formulação e execução de políticas públicas voltadas aos migrantes. O estudo parte da experiência da autora como servidora pública municipal e das necessidades percebidas no Município de Matelândia. A metodologia adotada é qualitativa, com foco descritivo, utilizandose de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, além de visitas técnicas às secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e ...
O uso de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma revisão sistemática da literatura
A Matemática é considerada um conhecimento necessário para a participação plena do indivíduo na vida econômica e social. Dada a importância e a dificuldade apresentada pelos estudantes brasileiros na aprendizagem da Matemática, torna-se relevante investigar estratégias que possam contribuir para aprimorar ou potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado procurou investigar a influência do uso de mapas mentais no processo de ensinoaprendizagem de...
Turismo de base comunitária como campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça entre Brasil e Bolívia
Esta tese nasceu, da necessidade de analisar e refletir sobre o turismo de base comunitária e seu campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça, tendo como palco de estudos a comunidade fronteiriça de pescadores profissionais artesanais do município de Corumbá-MS, no Brasil e a comunidade de pescadores artesanais de Puerto Quijarro, na Bolívia. A pesquisa se mostrou inicialmente como bibliográfica, com consultas em plataformas eletrônicas como o portal de periódicos da Capes, jo...
Potencial turístico de Matelândia/Pr: mapeamento e segmentação como base para políticas públicas
A presente dissertação teve como objetivo mapear a segmentação da oferta turística e classificar os pontos turísticos de Matelândia, visando fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes no desenvolvimento do turismo local. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, permitindo identificar a relação entre o direito ao lazer e o turismo como fator impulsionador do desenvolvimento econômico e social. O estudo revelou que Matelândia possui um expressivo pote...
Práticas e desafios da inclusão: percepções docentes nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu-PR.
Com o aumento de matrículas de crianças com deficiência no contexto da educação infantil, os professores têm adaptado suas práticas para promover a inclusão delas nas atividades planejadas, o que nos leva a questionar: Como os professores podem incluir crianças com deficiência e crianças sem deficiência nas salas de aula comuns? Assim, nesta pesquisa, de caráter qualitativo, abordamos, na perspectiva crítica, as práticas de docentes e a promoção da inclusão na educação infantil nos Centros M...
Síndrome Pós-COVID-19 em região de fronteira: análise de fatores clínicos e sociodemográficos
A COVID-19 trouxe desafios sanitários e sociais significativos, incluindo a síndrome pósCOVID-19 (SPC), caracterizada por sintomas persistentes após a infecção aguda. A atividade física desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na redução do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, mas sua relação com a SPC ainda não é completamente compreendida. Além disso, regiões de fronteira, como Foz do Iguaçu, apresentam particularidades que podem influenciar ...
Qualidade de vida no trabalho: um estudo com servidores públicos municipais
O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos servidores públicos municipais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e dos servidores administrativos das Secretarias Municipais, ambos do Município de Serranópolis do Iguaçu – Paraná, em relação a qualidade de vida no trabalho (QVT). Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa explorativa aplicada quantitativa na forma de estudo de caso, com a participação de 124 servidores públicos municipais dos setores de interesse. Em se tratando da...
O uso do design thinking como proposta de inovaçãono ensino fundamental
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições que a experiência com o design thinking poderá trazer na melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Fundamental em uma instituição pública de Foz do Iguaçu-Paraná. Para atender ao objetivo proposto foi realizado um método misto, utilizando as técnicas qualitativa e quantitativa para coleta e análise de dados. A parte qualitativa consistiu em uma pesquisa-ação utilizada por meio de uma oficina de design thinking com prof...
Educação básica: a intensificação do trabalho docente no período pandêmico
Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, conforme determinações municipais e orientações da Organização Mundial da Saúde, os professores enfrentaram o desafio urgente de adaptar-se ao ensino remoto. Essa transição abrupta expôs a falta de familiaridade dos docentes com ferramentas digitais, sobrecarregou a carga de trabalho e evidenciou a ausência de recursos tecnológicos adequados para a realização do trabalho a partir de suas casas. Essas circun...
- 746 UNIOESTE
- 743 Foz do Iguaçu
- 681 Dissertação
- 65 Tese
- 405 2020 - 2025
- 341 2012 - 2019
- 746 Acesso Aberto