Recent Submissions
A linguagem do cárcere: um mapeamento linguístico da penitenciária feminina de Foz do Iguaçu
Por meio da linguagem, as pessoas expressam a identidade do grupo ao qual pertencem. No sistema carcerário, composto por um grupo minoritário excluído da sociedade, são utilizados recursos linguísticos distintos da norma padrão da língua portuguesa, o que nos instiga a uma pesquisa sobre sua relevância social dentro desse sistema. Assim, esta dissertação visa a observar e analisar o léxico do ambiente prisional na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu — Unidade de Progressão (PFFUP). Logo,...
A formação continuada na educação infantil da rede pública municipal de Foz do Iguaçu: uma análise histórico-crítica
A educação pública no Brasil enfrenta, há algumas décadas, um vasto processo de desmonte com as políticas neoliberais introduzidas no país desde 1990. Diante do atual contexto e considerando a proposta pedagógica da Educação Infantil do município de Foz do Iguaçu, Paraná, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa tem como objetivo analisar e apontar em que medida a Pedagogia Histórico-Crítica tem sido estudada, discutida, refletida e posta em p...
O ensino de língua portuguesa no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu: uma proposta didática
A presença de línguas em contato no contexto das escolas em regiões de fronteira contrasta com seu silenciamento interior. A diversidade linguística mostra-se como um desafio no contexto educacional brasileiro, no qual a prevalência do monolinguismo ainda é extremamente praticado. A presente pesquisa está centrada na temática das escolas inseridas em contextos multiculturais e multilíngues específicos. Assim, propomos, neste estudo, uma pesquisa-ação, por possibilitar a participação planeja...
Formação docente para educação inclusiva: análise das grades curriculares dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais do Paraná
A entrada e permanência de alunos que necessitam ações de inclusão no ensino regular vem aumentando nos últimos anos. Essa demanda necessita de um olhar atento sobre a estrutura educacional necessária para que a inclusão ocorra em sua plenitude. Este olhar deve se estender à formação de professores, os quais são alicerces para que a inclusão aconteça. O presente estudo tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura das Universidades Estaduais do Paraná, com foco...
O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu
A Constituição Federal brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinam que a educação é um direito de todos, portanto, retirar das crianças que habitam o campo o direito de estudar é crime. A concepção de educação do campo e a constatação do fechamento de escolas, é objeto de análise documental de decretos e portarias cedidos pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e buscou descrever o fechamento de 15 escolas no município, usando como exemplo a Escola Municipal do Campo ...
O processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação de sociedade, cultura e fronteiras da Unioeste (Brasil) e educación con énfasis en gestión de la educación superior da UNE (Paraguai)
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação para o processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil, e o programa de pós-graduação e doutorado em Educación con énfasis en gestión de la educación superior, da Universidad Nacional del Este – UNE, campus Ciudad del Este, Paraguai. Este estudo visa a formação stricto sensu,...
A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná
A tese apresenta uma análise qualitativa e teórica sobre o ensino das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC/AMOP). O objetivo geral é problematizar a proposta para a Educação Infantil quanto ao desenvolvimento das emoções e sentimentos. A referência para esta investigação está na comparação da adequação da Proposta Pedagógica Curricular do Oeste do Paraná (AMOP) com a BNCC quanto à int...
Corpo ausente como representação no "Teatro Del Norte": cartografia da fronteira México/Estados Unidos desde a obra de Manuel Talavera Trejo
Manuel Talavera Trejo (1949-2017), dramaturgo mexicano do movimento artístico Teatro del Norte, cria uma estética baseada nos corpos ausentes como resultado da dinâmica fronteiriça entre México-Estados Unidos. O dramaturgo apresenta elementos repetitivos da cultura popular que, baseados em Valenzuela (2020), são uma referência aos territórios que incluem as formas de organização dos habitantes (língua, tradições, imaginários, etc.), assim como expõem a violência, os conflitos de segurança e ...
Aspectos epidemiológicos e sociodemográficos da dengue na tríplice fronteira internacional: Brasil, Paraguai e Argentina
Introdução: A fronteira trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina possui características como, existência de população flutuante e regiões caracterizadas por desigualdades sociais que podem influenciar a taxa de incidência de dengue. Objetivo: Identificar possível relação, entre o surgimento de dengue e as variáveis sociodemográficas, laboratoriais e clínicas nos municípios da tríplice fronteira do Brasil (Foz do Iguaçu), Paraguai (Ciudad del Este) e Argentina (Puerto Iguazú), entre 2011 e...
Validação de conteúdo do instrumento Qualiprematuro: qualidade do seguimento de prematuros na atenção primária à saúde
Os cuidados pós-alta para crianças nascidas prematuras precisam ser fortemente estabelecidos de forma programada e eficazcom o envolvimento de profissionais de saúde da atenção primária e da especializadavisto que esse segmento poderá requerer atenção para além do ofertado às crianças de mesma idade, por apresentarem necessidades de cuidados complexos. Diante disso, há necessidade de avaliar os serviços de Atenção Primária à Saúde para o seguimento do cuidado a crianças, particularmente aos p...
Prevalência de dor lombar crônica e limitação funcional em profissionais da saúde do setor público em um município da região de fronteira
Introdução: A dor lombar pode ser definida como qualquer dor localizada na região baixa da coluna, com ou sem dor nos membros inferiores, tornando-se no mundo inteiro um problema de saúde comum, sendo uma das principais causas de incapacidade. A dor lombar crônica (DLC) se apresenta por um período igual ou maior que doze semanas. Neste contexto, Foz do Iguaçu-PR caracteriza-se como cidade gêmea e atende a população brasileira residente no Paraguai e Argentina que procura serviços de saúde. A ...
Políticas pública educacionais de prevenção às drogas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina
Na atualidade, as drogas se constituem um dos maiores desafios à sociedade mundial. As consequências desse fenômeno se disseminam por diversas esferas da vida. Desse modo, o tráfico, a violência, os homicídios, o encarceramento e a dependência são apenas alguns resultados visíveis dessa situação. Por sua vez, a Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, devido à sua localização geográfica e à intensa circulação de veículos, pessoas e mercadorias, encontra-se em situação de acentuada vu...
Atuação de profissionais na atenção primária à saúde em fronteira internacional: vivências, desafios e possibilidades
Objetivo: Compreender como se dá a atuação de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) em fronteira internacional considerando a vivência, os desafios e as possibilidades. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, delineada pelo referencial teórico e metodológico da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Foi desenvolvida no âmbito da APS do município de Foz do Iguaçu, PR. Os participantes foram 13 profissionais da APS, três Enfermeiros/as, tr...
O COOPBRASS como iniciativa de descolonização em rede: desafios ao enfrentamento da violência epistêmica nas cooperações científicas do eixo sul-sul
Nesta tese discorro sobre as situações naturalizadas de colonialismo interno e colonialidade do saber, no âmbito do Programa de CooperaAnálise Descolonial do Discursoção Científico-Estratégica com o Sul Global (COOPBRASS), indiciando as contradições inerentes que remetem aos padrões de poder do Norte Global. Especificamente, problematizo a instituição da anglofonia como centro do sistema científico e a influência do inglês, como principal língua da ciência, nesse contexto, discutindo as impl...
Estudo de caso sobre o "cabo de guerra" argumentativo na judicialização da reprodução assistida
Esta tese tem como objetivo analisar o fenômeno da judicialização da reprodução assistida, ao avaliar e interpretar os argumentos retóricos que compõem a divergência jurídica sobre a concepção de um bebê através de procedimentos tecnológicos, quando de pleitos jurídicos que imputam ao Poder Público, em regra, via Sistema Único de Saúde (SUS) e, excepcionalmente, via particular, arcar com os onerosos custos do uso das técnicas reprodutivas. As principais teses levantadas nas demandas compreend...
Violência doméstica contra mulheres migrantes em foz do iguaçu: um olhar a partir das experiências das estudantes dos cursos de graduação da universidade federal da integração latino-americana (unila)
Esta pesquisa refere-se à violência doméstica contra a Mulher migrante e à necessidade de compreender a realidade das mulheres em situação de violência, pois esta é uma das modalidades mais crescentes de violência no Brasil. Visa refletir sobre o fato de que algumas mulheres se encontram às margens da ajuda dada pela rede de apoio às mulheres em situação de violência, e em particular aborda-se a invisibilidade e os obstáculos que as migrantes, estudantes dos cursos de graduação da Universidad...
A imago urbis e a aparente lógica da ordem: um estudo de caso na tríplice fronteira
A ideia desta tese é produzir uma contra-narrativa acerca do que se concebe na/para cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, especificamente, no que concerne a (re)produção de uma memória tida como unívoca e de uma imago urbis. Para isso, perscruto as fontes, buscando evidenciar esses discursos, que, de longa data, orbitam em torno de um projeto de memória e identidade para a cidade. Como método, a escolha se deu pelo paradigma indiciário, ou melhor, por ―elementos indiciários, pistas e vestígios‖ ...
Biblioteca universitária da unila sob a perspeciva da comunidade acadêmica autista
As bibliotecas universitárias devem ser entendidas como um dos espaços integrativos de ensino e aprendizagem em todas as áreas da educação. A biblioteca universitária acessível é cada dia mais necessária e, esta vertente investigativa tem crescido entre os pesquisadores da área da biblioteconomia, não somente para com deficiência física e intelectual, mas também para pessoas com deficiências sensoriais, característica onde os autistas são incluídos. Esta investigação se propôs a compreender ...
Imunização da criança com transtorno do espectro autista: material educativo para equipe de enfermagem
O autismo é um transtorno que pode afetar diversos aspectos do desenvolvimento, como a área social, cognitiva e da linguagem, fragiliza a comunicação do indivíduo e acarreta diversos comprometimentos. Para que as crianças com esta condição possam receber o atendimento adequado para promoção da saúde e prevenção de agravos, torna-se relevante que os profissionais de enfermagem se fortaleçam em suas práticas assistenciais, para assim atendê-los de forma competente e humana, com respeito as sua...
Repercussão na saúde mental de crianças e adolescentes na vigência da pandemia da covid-19 em região de fronteira
A pandemia da Covid-19 gerou preocupações com as mudanças de comportamentos e no estilo de vida, os quais impactaram na saúde mental e no bem-estar das crianças e adolescentes, principalmente aquelas que vivem em ambientes socioeconômicos desfavorecidos. O presente estudo teve como objetivo analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil em município de Região de Fronteira. Trata-se de um estu...
- 26 Fronteira
- 22 Saúde na fronteira
- 19 Border
- 18 Education
- 17 Foz do Iguaçu
- 16 Border areas
- 16 Educação
- . next >
- 482 UNIOESTE
- 479 Foz do Iguaçu
- 423 Dissertação
- 59 Tese
- 243 2020 - 2024
- 239 2012 - 2019
- 482 Acesso Aberto