Recent Submissions
Biossegurança e trânsito de animais na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
O objetivo da dissertação é analisar o trânsito de animais de estimação acompanhados de seus tutores na Tríplice Fronteira do Iguaçu entre Brasil, Argentina e Paraguai sob o viés interdisciplinar. Busca-se a compreensão do biopoder exercido pelos Estados, a análise do direito de ir e vir de tutores e animais, as novas concepções de família e implicações do reconhecimento de animais como seres passíveis de proteção jurídica e membros familiares, além dos requisitos formais e práticos para est...
Elaboração de um e-book para auxiliar professores no uso de recursos tecnológicos
São constantes os recursos tecnológicos que ingressam na sociedade de maneira repentina. Muitos desses recursos contribuem para o desenvolvimento e aplicabilidade de ações cotidianas no ambiente educacional, acarretando diversos benefícios no processo ensino-aprendizagem. É notório que, mesmo com as mais variadas tecnologias disponíveis como ferramentas de auxílio à aprendizagem, muitos professores são resistentes ou podem ter dificuldades quanto ao manuseio destas em suas práticas docent...
Jornal da Cognópolis: registro histórico e valores identitários da comunidade conscienciológica
A presente dissertação analisa o Jornal da Cognópolis enquanto veículo de comunicação institucional-comunitário, investigando seu papel na construção da identidade da comunidade conscienciológica em Foz do Iguaçu. Parte-se da hipótese de que o Jornal não apenas documentou a trajetória do grupo, mas também atuou como agente estruturante na consolidação de seus valores e na preservação da memória coletiva. Para a investigação, adotou-se a Análise de Conteúdo, permitindo identificar processos es...
Migração e políticas públicas municipais: uma análise das ações em Matelândia/PR
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do Município de Matelândia/PR na formulação e execução de políticas públicas voltadas aos migrantes. O estudo parte da experiência da autora como servidora pública municipal e das necessidades percebidas no Município de Matelândia. A metodologia adotada é qualitativa, com foco descritivo, utilizandose de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, além de visitas técnicas às secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e ...
O uso de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma revisão sistemática da literatura
A Matemática é considerada um conhecimento necessário para a participação plena do indivíduo na vida econômica e social. Dada a importância e a dificuldade apresentada pelos estudantes brasileiros na aprendizagem da Matemática, torna-se relevante investigar estratégias que possam contribuir para aprimorar ou potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado procurou investigar a influência do uso de mapas mentais no processo de ensinoaprendizagem de...
Turismo de base comunitária como campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça entre Brasil e Bolívia
Esta tese nasceu, da necessidade de analisar e refletir sobre o turismo de base comunitária e seu campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça, tendo como palco de estudos a comunidade fronteiriça de pescadores profissionais artesanais do município de Corumbá-MS, no Brasil e a comunidade de pescadores artesanais de Puerto Quijarro, na Bolívia. A pesquisa se mostrou inicialmente como bibliográfica, com consultas em plataformas eletrônicas como o portal de periódicos da Capes, jo...
Potencial turístico de Matelândia/Pr: mapeamento e segmentação como base para políticas públicas
A presente dissertação teve como objetivo mapear a segmentação da oferta turística e classificar os pontos turísticos de Matelândia, visando fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes no desenvolvimento do turismo local. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, permitindo identificar a relação entre o direito ao lazer e o turismo como fator impulsionador do desenvolvimento econômico e social. O estudo revelou que Matelândia possui um expressivo pote...
Práticas e desafios da inclusão: percepções docentes nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu-PR.
Com o aumento de matrículas de crianças com deficiência no contexto da educação infantil, os professores têm adaptado suas práticas para promover a inclusão delas nas atividades planejadas, o que nos leva a questionar: Como os professores podem incluir crianças com deficiência e crianças sem deficiência nas salas de aula comuns? Assim, nesta pesquisa, de caráter qualitativo, abordamos, na perspectiva crítica, as práticas de docentes e a promoção da inclusão na educação infantil nos Centros M...
Síndrome Pós-COVID-19 em região de fronteira: análise de fatores clínicos e sociodemográficos
A COVID-19 trouxe desafios sanitários e sociais significativos, incluindo a síndrome pósCOVID-19 (SPC), caracterizada por sintomas persistentes após a infecção aguda. A atividade física desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na redução do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, mas sua relação com a SPC ainda não é completamente compreendida. Além disso, regiões de fronteira, como Foz do Iguaçu, apresentam particularidades que podem influenciar ...
Educação básica: a intensificação do trabalho docente no período pandêmico
Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, conforme determinações municipais e orientações da Organização Mundial da Saúde, os professores enfrentaram o desafio urgente de adaptar-se ao ensino remoto. Essa transição abrupta expôs a falta de familiaridade dos docentes com ferramentas digitais, sobrecarregou a carga de trabalho e evidenciou a ausência de recursos tecnológicos adequados para a realização do trabalho a partir de suas casas. Essas circun...
Marcas à flor da pele: compreensão de professoras, pedagogas e estudantes sobre autolesões nas adolescências
A autolesão é definida como um comportamento de violência autoprovocada e intencional, que pode se manifestar com ou sem a presença de ideação suicida. Estudos de prevalência indicam que adolescentes são particularmente vulneráveis a esses comportamentos. A autolesão é um fenômeno complexo que apresenta funções diversas para cada pessoa e diferentes abordagens interpretativas por parte de pesquisadores e da sociedade. É frequentemente carregada de grande estigma familiar e social. Nesta pesqu...
Políticas linguísticas de famílias multilíngues em Foz do Iguaçu-PR
Nesta tese investigaram-se as políticas linguísticas de famílias multilíngues residentes em Foz do Iguaçu – PR, na fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina. O foco esteve na gestão das línguas presentes nos repertórios dessas famílias, considerando as constelações linguísticas dominantes e as ideologias linguísticas parentais. Analisou-se como os pais lidam com a confluência de línguas em seu cotidiano e promovem o desenvolvimento linguístico de seus filhos. Adotando uma abor...
Distribuição temporal e espacial dos casos de toxoplasmose congênita nos estados com divisas internacionais e nos municípios de faixa de fronteira dos três arcos do país: 2019-2023
Introdução: O acesso de pessoas de diferentes culturas em diversos territórios pode contribuir para a transmissão da toxoplasmose, tornando as regiões de fronteira importantes para a investigação da doença. Objetivo: Analisar a distribuição temporal e espacial da taxa de incidência dos casos de toxoplasmose congênita nos estados com divisas internacionais e nos municípios situados na faixa fronteiriça dos três arcos do Brasil, no período de 2019 a 2023. Materiais e métodos: Estudo ecológico d...
Inclusão nas salas de aula: olhares de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Nesta pesquisa, exploratória e descritiva, apresentamos um entendimento sobre a concepção e prática da inclusão no contexto de salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na formação docente para a perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio de uma revisão de literatura e documental, são trazidos políticas públicas, leis e decretos e estudos relacionados ao tema inclusão na sala de aula. Utilizando as orientações da pesquisa participante, investigamos as percepções docen...
Estratégias de aprendizagem para o ensino médio: construção de um recurso instrucional
A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um recurso instrucional organizado por áreas de conhecimento, com o intuito de promover a compreensão e o uso de estratégias de aprendizagem entre estudantes do Ensino Médio. O estudo foi fundamentado em uma revisão bibliográfica narrativa, que reuniu produções científicas relacionadas à aplicação dessas estratégias nesse contexto. Para a seleção dos artigos, foram consultadas as bases de dados ScientificElectronic Library Online (SciELO), P...
Evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem no Ensino Médio
As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos utilizados com o propósito de facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação. O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas de estudantes do Ensino Médio, mediadas ou não por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de um estudo psicométrico, de caráte...
Análise dos aglomerados de risco espaço-temporais para leishmaniose visceral nos municípios de fronteira do Brasil, entre 2013 e 2022
Introdução: A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa que ainda representa um desafio significativo à saúde pública no Brasil, especialmente em áreas de fronteira. Objetivo: Analisar a distribuição de risco espaço-temporal para a leishmaniose visceral nos municípios de fronteira do Brasil no período de 2013 a 2022. Método: Realizou-se um estudo ecológico com dados de casos confirmados de leishmaniose visceral extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. As taxas brutas ...
Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de matemática
Numa sociedade que deveria valorizar mais as atitudes de cooperação, colaboração, criatividade e criticidade, faz-se necessário repensar práticas educativas e pesquisar possibilidades de como melhor ensinar em sala de aula. Nesse contexto, destacamse as metodologias ativas, com as quais procura-se promover o protagonismo dos alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe a utilização de uma metodologia ativa para o ensino de Matemática: o Storytelling; um termo q...
As implicações da contrarreforma do ensino médio e da base nacional comum curricular para o ensino da matemática
Este estudo se constitui por meio de uma pesquisa de abordagem exploratória qualitativa e levantamento de dados baseados em fontes bibliográfico-documentais. A questão que norteou este estudo foi: Quais são as possíveis implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino da Matemática? Para tanto, analisou-se de que modo as mudanças no modo de produção capitalista impactaram a educação escolar, orientando-se pelos estudos da pedagogia Histórico-Crítica. Ao analisar tais impactos, ut...
Perfil dos estudantes atendidos pela Clínica de Psicologia em Universidade Pública de Região de Fronteira, durante o período da pandemia do COVID-19
A pandemia de COVID-19 impactou a vida de todos, principalmente a dos estudantes universitários, exacerbando sofrimentos e adoecimento mental. Este estudo foi desenvolvido na Clínica Escola de Psicologia de uma universidade pública em região de fronteira. O objetivo foi realizar uma análise do perfil epidemiológico, com enfoque clínico e socioeconômico, do público assistido na Clínica Escola de Psicologia da Unioeste – campus Foz do Iguaçu, no período pandêmico de COVID-19. Caracteriza-se por...
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- 538 UNIOESTE
- 535 Foz do Iguaçu
- 473 Dissertação
- 65 Tese
- 295 2020 - 2025
- 243 2012 - 2019
- 538 Acesso Aberto