Recent Submissions
Uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
A pesquisa realizada fundamenta-se no conceito de gênero discursivo sob a perspectiva bakhtiniana. Logo, o intuito deste estudo é elaborar uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil que contemple, em seu escopo, o trabalho com as práticas discursivas (leitura, escrita, oralidade e análise linguística). Assim posto, indagamos: i) Quais os caminhos teórico-metodológicos são possíveis para a didatização do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para as turmas de ...
Prevenção da violência escolar na perspectiva de diferentes atores: uma proposta de prevenção
A violência no ambiente escolar reflete uma sociedade que tem naturalizado atos de violência. O aumento dos ataques a alunos, professores e funcionários de escolas em diversas regiões do país evidencia essa preocupante tendência. Os conflitos violentos no contexto escolar têm se intensificado, ocorrendo entre alunos, entre alunos e professores, entre professores e entre outros funcionários. A escola, originalmente concebida como um ambiente de socialização e de formação dos indivíduos, um es...
Navegando pelas experiências dos educadores: uma revisão integrativa sobre a visão de professores sobre estudantes com TDAH
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a percepção de professores acerca do ensino de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculados em escolar regulares. Compreender estas percepções é fundamental para a reflexão sobre as ações docentes que incluem aspectos relacionados à metodologia de ensino, como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos estudantes ou a individualização da instrução com a of...
A mediação português-libras de termos científicos da física: uma análise a partir das estratégias de interpretação e das escolhas lexicais
Esta dissertação tem como tema o ensino de física para alunos surdos matriculados em escolas regulares e que contam com o auxílio de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais (TILS) como mediadores da comunicação. O objetivo geral do trabalho é analisar as escolhas lexicais feitas pelos intérpretes de língua de sinais e as técnicas de interpretação utilizadas para representar, em Libras, conceitos científicos da física expressos em língua portuguesa, durante um processo de interpretação s...
Saberes e fazeres etnomatemáticos na agricultura guarani
Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, particularmente no que concerne as suas matemáticas, destacando os que são empregados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo assim os conhecimentos históricos e as lutas destes grupos singulares. A pesquisa foi realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto à uma família guarani, cujas tradições estão...
A linguagem do cárcere: um mapeamento linguístico da penitenciária feminina de Foz do Iguaçu
Por meio da linguagem, as pessoas expressam a identidade do grupo ao qual pertencem. No sistema carcerário, composto por um grupo minoritário excluído da sociedade, são utilizados recursos linguísticos distintos da norma padrão da língua portuguesa, o que nos instiga a uma pesquisa sobre sua relevância social dentro desse sistema. Assim, esta dissertação visa a observar e analisar o léxico do ambiente prisional na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu — Unidade de Progressão (PFFUP). Logo,...
A formação continuada na educação infantil da rede pública municipal de Foz do Iguaçu: uma análise histórico-crítica
A educação pública no Brasil enfrenta, há algumas décadas, um vasto processo de desmonte com as políticas neoliberais introduzidas no país desde 1990. Diante do atual contexto e considerando a proposta pedagógica da Educação Infantil do município de Foz do Iguaçu, Paraná, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa tem como objetivo analisar e apontar em que medida a Pedagogia Histórico-Crítica tem sido estudada, discutida, refletida e posta em p...
O ensino de língua portuguesa no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu: uma proposta didática
A presença de línguas em contato no contexto das escolas em regiões de fronteira contrasta com seu silenciamento interior. A diversidade linguística mostra-se como um desafio no contexto educacional brasileiro, no qual a prevalência do monolinguismo ainda é extremamente praticado. A presente pesquisa está centrada na temática das escolas inseridas em contextos multiculturais e multilíngues específicos. Assim, propomos, neste estudo, uma pesquisa-ação, por possibilitar a participação planeja...
Formação docente para educação inclusiva: análise das grades curriculares dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais do Paraná
A entrada e permanência de alunos que necessitam ações de inclusão no ensino regular vem aumentando nos últimos anos. Essa demanda necessita de um olhar atento sobre a estrutura educacional necessária para que a inclusão ocorra em sua plenitude. Este olhar deve se estender à formação de professores, os quais são alicerces para que a inclusão aconteça. O presente estudo tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura das Universidades Estaduais do Paraná, com foco...
Biblioteca universitária da unila sob a perspeciva da comunidade acadêmica autista
As bibliotecas universitárias devem ser entendidas como um dos espaços integrativos de ensino e aprendizagem em todas as áreas da educação. A biblioteca universitária acessível é cada dia mais necessária e, esta vertente investigativa tem crescido entre os pesquisadores da área da biblioteconomia, não somente para com deficiência física e intelectual, mas também para pessoas com deficiências sensoriais, característica onde os autistas são incluídos. Esta investigação se propôs a compreender ...
Imunização da criança com transtorno do espectro autista: material educativo para equipe de enfermagem
O autismo é um transtorno que pode afetar diversos aspectos do desenvolvimento, como a área social, cognitiva e da linguagem, fragiliza a comunicação do indivíduo e acarreta diversos comprometimentos. Para que as crianças com esta condição possam receber o atendimento adequado para promoção da saúde e prevenção de agravos, torna-se relevante que os profissionais de enfermagem se fortaleçam em suas práticas assistenciais, para assim atendê-los de forma competente e humana, com respeito as sua...
Formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades
A necessária valorização das diferenças presentes no contexto escolar é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de todos os alunos, particularmente daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E a promoção de uma Educação Inclusiva e a capacitação dos educadores para a implementação da inclusão escolar nas rotinas das salas de aula têm uma influência decisiva nesse cenário. Assim, essa pesquisa visou compreender as percepções de professores no processo de inclusão escolar dos alu...
Por uma concepção histórico crítica do currículo do ensino de ciências naturais: levantamento de teses e dissertações
A presente dissertação tem como objetivo analisar dissertações e teses sobre o Ensino de Ciências Naturais fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica que têm como objeto de estudo o currículo nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: levantar elementos a partir da síntese das teses e dissertações produzidas sobre o tema Ensino de Ciências Naturais. Para tanto, foi realizado um levantamento das teses e dissertações produzidas entre 2013 e 2023, tendo sido encontrad...
Educação ambiental e ensino de matemática: análise de propostas desenvolvidas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
O avanço dos problemas ambientais impacta, cada vez com maior significância, a vida das pessoas e torna-se urgente reflexões que objetivam o reconhecimento de conceitos e atitudes para melhor compreender as interrelações entre humanos, suas culturas e seu ambiente, viabilizando instrumentos para efetivação da Educação Ambiental (EA). Assim, cabe a escola, que é um espaço privilegiado na construção do conhecimento cultural e científico, promover a produção de valores a partir da idealização de...
O bom professor na percepção de licenciados em matemática da Unioeste
A composição de um retrato universal do “bom professor” é uma tarefa difícil, se não impossível. No entanto, a observação de características recorrentes na percepção dos estudantes sobre aqueles que consideram bons professores, extraídas de estudos sistematizados e rigorosos relacionados a este tema, podem fornecer indícios sobre os atributos mais desejáveis a serem inseridos neste panorama. Esta dissertação tem como objetivo investigar as características do bom professor na percepção de di...
Estratégias de aprendizagem efetivas no ensino médio segundo os professores por áreas do conhecimento
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de aprendizagem para o Ensino Médio apontadas por professores como efetivas considerando o caráter cognitivo e metacognitivo, por áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados junto aos professores do ensino médio de três escolas públicas e três escolas particulares da rede estadual do munícipio de Foz do Iguaçu...
Expressão geográfica do HIV entre adolescentes em idade escolar: 2010 a 2021
A epidemia nacional do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) se agravou entre os adolescentes. Tendo a escola um papel importante na vida destes adolescentes, pois é nesse espaço que eles permanecem por um longo período de formação, existe interesse e preocupação em trabalhar a educação sexual com eles dentro do ambiente escolar. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar a distribuição geográfica do vírus entre adolescentes, correlacionando com variáveis geoespaciais e sociodemog...
Discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros: compreensão de professores de colégio público e privado
Historicamente, no Brasil, negros foram alijados da sociedade, sendo relegados como sendo de classe inferior, é assim, desde a escravização, passando pela abolição da escravatura e chegando aos dias atuais. O racismo no Brasil está estruturado, e traz consigo algumas formas de violências, destacamos aqui o preconceito, a exclusão e a discriminação. Nas últimas décadas foram criados manifestos e movimentos com a intenção de mudar a situação do racismo no Brasil, e como resultado dessas ações r...
A formação continuada e o tradutor intérprete de libras/português no contexto educacional do Paraná
Ao se falar em educação de surdos é muito comum que a primeira imagem que venha a cabeça seja a da figura do Tradutor Intérprete de Libras/Português – TILS em uma sala de aula. No Brasil, atualmente a área que mais demanda a atividade do TILS é o contexto escolar de ensino, no caso as escolas inclusivas. Os TILS têm um histórico recente de formação inicial formal, uma boa parcela dos TILS em atividade teve seus percursos formativos de forma empírica, nos mais diversos contextos de atuação. A ...
Educação ambiental e matemática: uma proposta de ensino sob uma abordagem transdisciplinar a partir de revisões de literatura
A crise ambiental global que vivenciamos atingiu um ponto crítico que não pode ser mais ignorado e, para se opor a ele, diversos atos de reparação e transformação são propostos em níveis regional e global. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma oportunidade de ampliar a consciência crítica e a preocupação individual e coletiva para com as questões ambientais e sociais e, a escola, espaço organizado para se construir uma formação cidadã, é o local ideal para a inserção destes...
- 153 UNIOESTE
- 151 Foz do Iguaçu
- 153 Dissertação
- 153 application/pdf
- 153 Acesso Aberto