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A mediação português-libras de termos científicos da física: uma análise a partir das estratégias de interpretação e das escolhas lexicais
Esta dissertação tem como tema o ensino de física para alunos surdos matriculados em escolas regulares e que contam com o auxílio de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais (TILS) como mediadores da comunicação. O objetivo geral do trabalho é analisar as escolhas lexicais feitas pelos intérpretes de língua de sinais e as técnicas de interpretação utilizadas para representar, em Libras, conceitos científicos da física expressos em língua portuguesa, durante um processo de interpretação s...
Entre a tenda e a praça: espaço, territorialidade e identidade circense na capital paranaense
Em Curitiba-Paraná, surgiu uma situação peculiar: a capital do estado acolheu um circo caracterizado pela tradição familiar e itinerância. Com o tempo, a itinerância cessou e o circo se integrou à cidade que o acolheu. Isso resultou na criação de um equipamento cultural público, o Circo da Cidade Zé Priguiça, voltado a atividades circenses e funcionando também como um circo-escola. Esta dissertação explora a relação entre o circo e o território, focando a trajetória dos Irmãos Queirolo e do ...
Efeitos da pandemia da covid-19 na proteção socioassistencial a crianças e adolescentes no município de Foz do Iguaçu - PR
O evento da pandemia global de COVID-19, causado pelo Coronavírus 2, da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-Cov-2), trouxe novos desafios na proteção social integral da criança e do adolescente, pois, com o isolamento social, se observou maior vulnerabilidade desse público. O estudo objetivou analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 na proteção socioassistencial voltados às crianças e aos adolescentes no município de Foz do Iguaçu - PR.É uma pesquisa de natureza descritiva, documental...
Violência sexual contra crianças e adolescentes na região sul do Brasil: estudo ecológico
Esta pesquisa aborda a violência sexual contra crianças e adolescentes na Região Sul do Brasil, com foco especial na faixa de fronteira do Arco Sul. A violência sexual é reconhecida como uma questão social e de saúde pública, com consequências físicas, sociais e emocionais graves. O objetivo geral do estudo foi analisar a incidência de violência sexual contra crianças e adolescentes, entre 2017 e 2022, nos estados do Sul do Brasil, com ênfase na relação com a faixa de fronteira. Utilizando d...
Saberes e fazeres etnomatemáticos na agricultura guarani
Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, particularmente no que concerne as suas matemáticas, destacando os que são empregados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo assim os conhecimentos históricos e as lutas destes grupos singulares. A pesquisa foi realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto à uma família guarani, cujas tradições estão...
A linguagem do cárcere: um mapeamento linguístico da penitenciária feminina de Foz do Iguaçu
Por meio da linguagem, as pessoas expressam a identidade do grupo ao qual pertencem. No sistema carcerário, composto por um grupo minoritário excluído da sociedade, são utilizados recursos linguísticos distintos da norma padrão da língua portuguesa, o que nos instiga a uma pesquisa sobre sua relevância social dentro desse sistema. Assim, esta dissertação visa a observar e analisar o léxico do ambiente prisional na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu — Unidade de Progressão (PFFUP). Logo,...
A formação continuada na educação infantil da rede pública municipal de Foz do Iguaçu: uma análise histórico-crítica
A educação pública no Brasil enfrenta, há algumas décadas, um vasto processo de desmonte com as políticas neoliberais introduzidas no país desde 1990. Diante do atual contexto e considerando a proposta pedagógica da Educação Infantil do município de Foz do Iguaçu, Paraná, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa tem como objetivo analisar e apontar em que medida a Pedagogia Histórico-Crítica tem sido estudada, discutida, refletida e posta em p...
O ensino de língua portuguesa no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu: uma proposta didática
A presença de línguas em contato no contexto das escolas em regiões de fronteira contrasta com seu silenciamento interior. A diversidade linguística mostra-se como um desafio no contexto educacional brasileiro, no qual a prevalência do monolinguismo ainda é extremamente praticado. A presente pesquisa está centrada na temática das escolas inseridas em contextos multiculturais e multilíngues específicos. Assim, propomos, neste estudo, uma pesquisa-ação, por possibilitar a participação planeja...
Formação docente para educação inclusiva: análise das grades curriculares dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais do Paraná
A entrada e permanência de alunos que necessitam ações de inclusão no ensino regular vem aumentando nos últimos anos. Essa demanda necessita de um olhar atento sobre a estrutura educacional necessária para que a inclusão ocorra em sua plenitude. Este olhar deve se estender à formação de professores, os quais são alicerces para que a inclusão aconteça. O presente estudo tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura das Universidades Estaduais do Paraná, com foco...
O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu
A Constituição Federal brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinam que a educação é um direito de todos, portanto, retirar das crianças que habitam o campo o direito de estudar é crime. A concepção de educação do campo e a constatação do fechamento de escolas, é objeto de análise documental de decretos e portarias cedidos pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e buscou descrever o fechamento de 15 escolas no município, usando como exemplo a Escola Municipal do Campo ...
O processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação de sociedade, cultura e fronteiras da Unioeste (Brasil) e educación con énfasis en gestión de la educación superior da UNE (Paraguai)
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação para o processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil, e o programa de pós-graduação e doutorado em Educación con énfasis en gestión de la educación superior, da Universidad Nacional del Este – UNE, campus Ciudad del Este, Paraguai. Este estudo visa a formação stricto sensu,...
A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná
A tese apresenta uma análise qualitativa e teórica sobre o ensino das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC/AMOP). O objetivo geral é problematizar a proposta para a Educação Infantil quanto ao desenvolvimento das emoções e sentimentos. A referência para esta investigação está na comparação da adequação da Proposta Pedagógica Curricular do Oeste do Paraná (AMOP) com a BNCC quanto à int...
Corpo ausente como representação no "Teatro Del Norte": cartografia da fronteira México/Estados Unidos desde a obra de Manuel Talavera Trejo
Manuel Talavera Trejo (1949-2017), dramaturgo mexicano do movimento artístico Teatro del Norte, cria uma estética baseada nos corpos ausentes como resultado da dinâmica fronteiriça entre México-Estados Unidos. O dramaturgo apresenta elementos repetitivos da cultura popular que, baseados em Valenzuela (2020), são uma referência aos territórios que incluem as formas de organização dos habitantes (língua, tradições, imaginários, etc.), assim como expõem a violência, os conflitos de segurança e ...
Aspectos epidemiológicos e sociodemográficos da dengue na tríplice fronteira internacional: Brasil, Paraguai e Argentina
Introdução: A fronteira trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina possui características como, existência de população flutuante e regiões caracterizadas por desigualdades sociais que podem influenciar a taxa de incidência de dengue. Objetivo: Identificar possível relação, entre o surgimento de dengue e as variáveis sociodemográficas, laboratoriais e clínicas nos municípios da tríplice fronteira do Brasil (Foz do Iguaçu), Paraguai (Ciudad del Este) e Argentina (Puerto Iguazú), entre 2011 e...
Validação de conteúdo do instrumento Qualiprematuro: qualidade do seguimento de prematuros na atenção primária à saúde
Os cuidados pós-alta para crianças nascidas prematuras precisam ser fortemente estabelecidos de forma programada e eficazcom o envolvimento de profissionais de saúde da atenção primária e da especializadavisto que esse segmento poderá requerer atenção para além do ofertado às crianças de mesma idade, por apresentarem necessidades de cuidados complexos. Diante disso, há necessidade de avaliar os serviços de Atenção Primária à Saúde para o seguimento do cuidado a crianças, particularmente aos p...
Prevalência de dor lombar crônica e limitação funcional em profissionais da saúde do setor público em um município da região de fronteira
Introdução: A dor lombar pode ser definida como qualquer dor localizada na região baixa da coluna, com ou sem dor nos membros inferiores, tornando-se no mundo inteiro um problema de saúde comum, sendo uma das principais causas de incapacidade. A dor lombar crônica (DLC) se apresenta por um período igual ou maior que doze semanas. Neste contexto, Foz do Iguaçu-PR caracteriza-se como cidade gêmea e atende a população brasileira residente no Paraguai e Argentina que procura serviços de saúde. A ...
Políticas pública educacionais de prevenção às drogas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina
Na atualidade, as drogas se constituem um dos maiores desafios à sociedade mundial. As consequências desse fenômeno se disseminam por diversas esferas da vida. Desse modo, o tráfico, a violência, os homicídios, o encarceramento e a dependência são apenas alguns resultados visíveis dessa situação. Por sua vez, a Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, devido à sua localização geográfica e à intensa circulação de veículos, pessoas e mercadorias, encontra-se em situação de acentuada vu...
Atuação de profissionais na atenção primária à saúde em fronteira internacional: vivências, desafios e possibilidades
Objetivo: Compreender como se dá a atuação de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) em fronteira internacional considerando a vivência, os desafios e as possibilidades. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, delineada pelo referencial teórico e metodológico da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Foi desenvolvida no âmbito da APS do município de Foz do Iguaçu, PR. Os participantes foram 13 profissionais da APS, três Enfermeiros/as, tr...
O COOPBRASS como iniciativa de descolonização em rede: desafios ao enfrentamento da violência epistêmica nas cooperações científicas do eixo sul-sul
Nesta tese discorro sobre as situações naturalizadas de colonialismo interno e colonialidade do saber, no âmbito do Programa de CooperaAnálise Descolonial do Discursoção Científico-Estratégica com o Sul Global (COOPBRASS), indiciando as contradições inerentes que remetem aos padrões de poder do Norte Global. Especificamente, problematizo a instituição da anglofonia como centro do sistema científico e a influência do inglês, como principal língua da ciência, nesse contexto, discutindo as impl...
Estudo de caso sobre o "cabo de guerra" argumentativo na judicialização da reprodução assistida
Esta tese tem como objetivo analisar o fenômeno da judicialização da reprodução assistida, ao avaliar e interpretar os argumentos retóricos que compõem a divergência jurídica sobre a concepção de um bebê através de procedimentos tecnológicos, quando de pleitos jurídicos que imputam ao Poder Público, em regra, via Sistema Único de Saúde (SUS) e, excepcionalmente, via particular, arcar com os onerosos custos do uso das técnicas reprodutivas. As principais teses levantadas nas demandas compreend...
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- 16 Educação
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