Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7734
Tipo do documento: Dissertação
Title: Marcas à flor da pele: compreensão de professoras, pedagogas e estudantes sobre autolesões nas adolescências
Other Titles: Marks on the skin: teachers, pedagogues, and students: understanding of self-harm in adolescence
Autor: Rosso, Michelle Luiza de 
Primeiro orientador: Priotto, Elis Maria Teixeira Palma
Primeiro membro da banca: Mombelli, Monica Augusta
Segundo membro da banca: Carlos , Diene Monique
Resumo: A autolesão é definida como um comportamento de violência autoprovocada e intencional, que pode se manifestar com ou sem a presença de ideação suicida. Estudos de prevalência indicam que adolescentes são particularmente vulneráveis a esses comportamentos. A autolesão é um fenômeno complexo que apresenta funções diversas para cada pessoa e diferentes abordagens interpretativas por parte de pesquisadores e da sociedade. É frequentemente carregada de grande estigma familiar e social. Nesta pesquisa, focamos na compreensão de professoras, pedagogas e estudantes adolescentes acerca dos comportamentos de autolesão no período das adolescências. Por objetivo geral, buscamos analisar como essas pessoas compreendem e agem diante de comportamentos de autolesão em adolescentes, considerando o período da adolescência a faixa etária dos 10 aos 19 anos. A pesquisa é de finalidade básica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas, envolvendo 2 pedagogas, 4 professoras e 12 estudantes. A análise dos dados foi descritiva, incluindo uma questão analisada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que possibilitou a apresentação da compreensão acerca da construção subjetiva dos sentidos atribuídos por professoras, pedagogas e estudantes aos comportamentos de autolesão. A pesquisa foi realizada no município de Foz do Iguaçu, Paraná, em duas escolas públicas estaduais, abrangendo turmas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano). Dentre os 12 participantes adolescentes, foram incluídos 6 com histórico de comportamentos autolesivos e 6 sem esse histórico. Como resultados, obtivemos um detalhamento das situações vivenciadas pelas participantes da pesquisa no ambiente educacional e sua compreensão dos diversos aspectos que influenciam esses comportamentos, destacando os desafios enfrentados pelas escolas para manejar essas situações. As autolesões foram associadas a dinâmicas familiares conflituosas, bullying, imposições sociais normativas, discriminações e questões relacionadas às identidades de gênero e sexualidade. Os dados revelam um cenário marcado por sofrimento emocional, exclusão social e falta de suporte no ambiente escolar, evidenciando a necessidade de capacitações específicas para a equipe escolar, o fortalecimento de redes de apoio e a integração entre educação e saúde pública. Como produto gerado da pesquisa foi desenvolvido um jogo de cartas educativo, que visa fomentar diálogos e reflexões sobre autolesão e outras formas de violência, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e apresentar os resultados do estudo de forma prática à comunidade. A pesquisa reafirma a urgência de transformar as escolas em espaços de cuidado e construção de redes multidisciplinares que considerem a complexidade das adolescências e das autolesões.
Abstract: Self-harm is defined as a self-inflicted and intentional violent behavior, which may manifest with or without suicidal ideation. Prevalence studies indicate that adolescents are particularly vulnerable to these behaviors. Self-harm is a complex phenomenon with diverse functions for each person and different interpretative approaches from researchers and society. It is often heavily stigmatized by both family and society. In this research, we focus on understanding the perspectives of teachers, pedagogical coordinators, and adolescent students regarding self-harming behaviors during adolescence. Our general objective is to analyze how these individuals understand and respond to self-harming behaviors in adolescents, considering the age range of 10 to 19 years as the adolescent period. The research has a basic purpose, a qualitative approach, and a descriptive and exploratory nature. For data collection, 18 semi-structured interviews were conducted, involving 2 pedagogical coordinators, 4 teachers, and 12 students. The data analysis was descriptive, including one question analyzed using the Collective Subject Discourse technique, which enabled the presentation of the subjective construction of meanings attributed to self-harming behaviors by teachers, pedagogical coordinators, and students. The research was carried out in the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná, in two public state schools, covering classes from lower secondary education (6th to 9th grade) and upper secondary education (1st to 3rd year). Among the 12 adolescent participants, 6 had a history of self-harming behaviors, while 6 did not. The results provided a detailed account of the situations experienced by the research participants in the school environment and their understanding of the various factors influencing these behaviors, highlighting the challenges schools face in handling these situations. Selfharming behaviors were associated with family conflicts, bullying, normative social pressures, discrimination, and issues related to gender and sexual identity. The data reveal a scenario marked by emotional suffering, social exclusion, and a lack of support in the school environment, emphasizing the need for specific training for school staff, strengthening support networks, and integrating education with public health services. As a research product, an educational card game was developed to encourage dialogue and reflection on self-harm and other forms of violence, aiming to deepen knowledge and present the study’s findings in a practical way to the community. The research reaffirms the urgency of transforming schools into spaces of care and building multidisciplinary networks that consider the complexity of adolescence and selfharming behaviors.
Keywords: Escola;
Adolescência
Estudantes
Automutilação
School
Adolescence
Students
Self-harm
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Rosso, Michelle Luiza de. Marcas à flor da pele: compreensão de professoras, pedagogas e estudantes sobre autolesões nas adolescências. 2025. 250 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7734
Issue Date: 6-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle_Luiza_de_Rosso_2025.pdfDocumento principal6.89 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.