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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7892
Tipo do documento: Dissertação
Title: Importância da mediação na superação de dificuldades e transtorno específico de aprendizagem, pós-pandemia Covid-19
Other Titles: The Importance of mediation in overcoming learning difficulties and specific learning disorders in the post-pandemic COVID-19 Context
Importancia de la mediación en la superación de dificultades y el transtorno específico de aprendizaje, pospandemia Covid-19
Autor: Lourenço, Juliana 
Primeiro orientador: Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Mayer, Paulo César Morales
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir da promoção do acompanhamento psicopedagógico direcionado a duas estudantes do 4º ano do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem, proposta essa implementada entre agosto e dezembro de 2023, em uma escola municipal em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante esse período, foram realizados quatorze encontros com duração de uma hora e meia, com o intuito de responder às seguintes perguntas: Quais as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental com possível transtorno específico de aprendizagem? Quais estratégias de enfrentamento são necessárias para promover o resgate e o avanço da aprendizagem desses estudantes? A partir dessas questões, foram estabelecidos como objetivos específicos: compreender as principais dificuldades e o Transtorno Específico de Aprendizagem dos estudantes por meio da elaboração e da aplicação de avaliações pedagógicas diagnósticas; compreender, mediante avaliação psicopedagógica, os tipos de atendimentos necessários aos alunos com dificuldades e Transtorno Específico de Aprendizagem, por meio de estratégias de enfrentamento; acompanhar o desenvolvimento das alunas identificadas com Distúrbio de Aprendizagem durante e após a realização das avaliações psicopedagógicas. A justificativa para a pesquisa fundamenta-se na importância de promover estratégias de aprendizagem e acompanhamento psicopedagógico que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências, atendendo às necessidades educacionais de estudantes com dificuldades de aprendizagem. Como ferramenta analítica dos dados coletados, adota-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), o que permite identificar sete categorias, analisadas e discutidas à luz do teórico da pesquisa. Os resultados apontam para dificuldades distintas entre as estudantes. Ametista apresentou limitações na leitura e na escrita, que incluem lentidão, imprecisão, omissões, adições e substituições de palavras, além de dificuldades em consciência fonológica e em conteúdos matemáticos, especialmente na compreensão de enunciados e conceitos básicos, como dúzia e dezena. Rubi, por sua vez, revelou dificuldades na fluência da leitura, na organização textual e de ideias, na compreensão leitora e na manutenção da atenção e da concentração, além de desafios matemáticos envolvendo o algoritmo da divisão e a interpretação de enunciados longos e sistematizados. As intervenções psicopedagógicas, fundamentadas em estratégias adequadas às necessidades apresentadas, demonstram impacto positivo no processo de aprendizagem das alunas. As percepções da psicopedagoga e da pesquisadora em relação aos avanços observados evidenciam as contribuições deste estudo, possibilitando uma visão abrangente sobre as dificuldades de aprendizagem e a importância do apoio aos alunos com necessidades educacionais. Ressalta-se, ainda, a urgência em utilizar estratégias de aprendizagem como instrumento de promoção da equidade no ambiente escolar.
Abstract: This research presents a case study using a qualitative approach, focusing on the implementation of psychopedagogical support for two fourth-grade students in elementary school with learning difficulties, a proposal implemented between August and December 2023, in a local school in Foz do Iguaçu, Paraná. During this period, fourteen sessions were conducted, each lasting one and a half hours, aiming to address the following questions: What are the main learning difficulties observed in fourth-grade students with a possible specific learning disorder? What coping strategies are necessary to foster the recovery and advancement of these students' learning? Based on these questions, the study established the following specific objectives: to understand the primary learning difficulties and Specific Learning Disorders in the students through the design and application of pedagogical diagnostic assessments; to identify, through psychopedagogical evaluation, the types of support required by students with learning difficulties and Specific Learning Disorders, employing mediation strategies; and to monitor the development of students diagnosed with learning disorders during and after the psychopedagogical assessments. The justification for the research is based on the importance of promoting learning strategies and psychopedagogical monitoring that favor the development of skills and competencies, meeting the educational needs of students with learning difficulties. As an analytical tool for the collected data, the Content Analysis proposed by Bardin's (2016) was adopted, which enabled the identification of seven categories, analyzed and discussed in light of the research theoretical framework. The findings revealed to distinct difficulties among the students. Ametista presented limitations in reading and writing, including a slow pace, inaccuracies, omissions, additions, and word substitutions, as well as phonological awareness issues and challenges in mathematics, particularly in understanding problem statements and basic concepts such as "dozen" and "ten." Rubi, in turn, revealed difficulties in reading fluency, text and idea organization, reading comprehension, and maintaining attention and concentration, along with mathematical challenges related to division algorithms and the interpretation of complex problem statements. Psychopedagogical interventions, based on strategies appropriate to the needs presented, demonstrate a positive impact on the students’ learning process. Additionally, the research points to the urgency of employing learning strategies as an instrument to promote equity within the school environment.
Esta investigación presenta un estudio de caso con enfoque cualitativo, basado en la promoción de acompañamientos psicopedagógicos dirigidos a dos estudiantes del 4º año de la enseñanza primaria con dificultades de aprendizaje, propuesta implementada entre agosto y diciembre de 2023, en una escuela municipal en Foz do Iguaçu, Paraná. Durante este período, realizaronse catorce encuentros con duración de una hora y media, con el fin de responder a las siguientes preguntas: ¿Cuáles son las principales dificultades de aprendizaje que presentan los estudiantes del 4º año de la enseñanza primaria con un posible trastorno específico de aprendizaje? ¿Qué estrategias de afrontamiento son necesarias para promover el rescate y el avance del aprendizaje de estos estudiantes? A partir de estas cuestiones, se establecieron los siguientes objetivos específicos: comprender las principales dificultades y Transtorno Específicos de aprendizaje de los estudiantes, mediante la elaboración y aplicación de evaluaciones pedagógicas diagnósticas; comprender, mediante evaluación psicopedagógica, los tipos de atenciones necesarias a los alumnos con dificultades y transtorno específico de aprendizaje, por medio de estrategias de mediación; acompañar el desarrollo de las alumnas identificadas con Trastorno de Aprendizaje durante y después de la realización de las evaluaciones psicopedagógicas. La justificación de la investigación se basa en la importancia de promover estrategias de aprendizaje y acompañamiento psicopedagógico que favorezcan el desarrollo de habilidades y competencias, atendiendo las necesidades educativas de los estudiantes con dificultades de aprendizaje. Como herramienta analítica de los datos recoletados, se adoptó el Análisis de Contenido propuesto por Bardin (2016), que permite identificar siete categorías, analizadas y discutidas según el referencial teórico de la investigación. Los resultados apuntan a diferentes dificultades entre los estudiantes. Ametista presentó limitaciones en la lectura y la escritura, que incluyen lentitud, imprecisión, omisiones, adiciones y sustituciones de palabras, además de dificultades en conciencia fonológica y en matemáticas, especialmente en la comprensión de enunciados y conceptos básicos, como una docena y decena. Rubi, por su parte, reveló dificultades en la fluidez de la lectura, en la organización textual y de ideas, en la comprensión lectora y en el mantenimiento de la atención y la concentración, además de los retos matemáticos que involucran el algoritmo de la división y la interpretación de enunciados largos y sistematizados. Las intervenciones psicopedagógicas, basadas en estrategias adecuadas a las necesidades presentadas, demostrando impacto positivo en el proceso de aprendizaje las alumnas. Las percepciones de la psicopedagoga y de la investigadora en relación a los avances observados resaltan los aportes de este estudio, posibilitando una visión amplia sobre las dificultades de aprendizaje y la importancia de apoyar a los alumnos con necesidades educativas. Además, se destaca la urgencia en utilizar estrategias de aprendizaje como instrumento para promover la equidad en el entorno escolar.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Transtorno específico de aprendizagem
Intervenções psicopedagógicas
Educação inclusiva
Learning difficulties
Specific learning disorder
Psychopedagogical interventions
Inclusive education
Dificultades de aprendizaje
Trastorno específico del aprendizaje
Intervenciones psicopedagógicas
Educación Inclusiva
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Lourenço, Juliana. Importância da mediação na superação de dificuldades e transtorno específico de aprendizagem, pós-pandemia Covid-19. 2025. 224 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7892
Issue Date: 7-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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