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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7889
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A formação de professores para as relações étnico-raciais: uma análise das publicações acadêmicas de 2014 a 2022 |
Other Titles: | Teacher training for ethnic-racial relations: an analysis of academic publications from 2014 a 2022 |
Autor: | Azarias , Natan Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Zara, Reginaldo Aparecido |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Waldemir |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo |
Resumo: | A Lei Nº 10.639/2003 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996) inserindo no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, tendo entre aspectos motivadores a necessidade de combater o racismo e a promoção da valorização da cultura afro-brasileira. Assim, a Lei Nº 10.639/2003 busca promover a inclusão e a diversidade, reconhecendo a importância das contribuições dos africanos e afrodescendentes para a formação da sociedade brasileira. É razoável esperar que, após 20 anos da promulgação se possa observar seus reflexos na política educacional em relação à diversidade pois, neste período, tem sido estimulados debates sobre a diversidade na educação em diferentes âmbitos da sociedade, tendo como objetivo combater o preconceito e a discriminação. Considerando que não basta inserir a obrigatoriedade do conteúdo sem a capacitação de professores observa-se a necessidade de avaliar os processos de formação docente necessário e refletir sobre os desafios a serem enfrentados e elaborar sugestões que podem lançar luz no debate sobre a efetiva implementação da Lei. O objetivo deste trabalho é analisar a produção acadêmica, sob a forma de artigos científicos publicados em periódicos e relacionados à formação de professores para as relações étnico-raciais, buscando oferecer uma visão geral das principais tendências e contribuições da literatura sobre o tema, bem como identificar lacunas na pesquisa e áreas que necessitam de maior investigação. Como resultado apresentamos uma revisão de literatura sobre a temática no período de 2014 a 2022 e comparamos esta produção com dados de literatura relatados para o período 2003 a 2013. Considerando a base de dados utilizada, bem como os critérios de inclusão definidos de antemão, agrupamos as 41 publicações acadêmicas que compuseram o corpus de análise nas categorias Currículos e Programas; Ações Afirmativas e Políticas Educacionais; Propostas e Práticas Pedagógicas; Identidades; e Instrumentos Pedagógicos, classes essas já presentes na literatura e que refletem as temáticas predominantes na discussão sobre a implementação da Lei 10639/2003 na primeira década de sua implantação. Ao comparar as frequências de artigos em cada categoria em relação ao total de artigos encontramos que, na primeira década de vigência da Lei, as temáticas Currículos e Programas e Ações Afirmativas e Políticas Educacionais foram predominantes, enquanto a segunda década é marcada pela predominância das temáticas Propostas e Práticas Pedagógicas e Identidades, mostrando uma mudança de foco no debate sobre o tema. Além disso, a evolução da produção acadêmica aponta a consolidação da temática como um importante campo de pesquisa científica. |
Abstract: | Law No. 10,639/2003 amended the Law on Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9,394/1996) by inserting the mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture into the school curriculum, with among motivating aspects the need to combat racism and promoting the appreciation of Afro-Brazilian culture. Thus, Law No. 10,639/2003 seeks to promote inclusion and diversity, recognizing the importance of the contributions of Africans and Afro-descendants to the formation of Brazilian society. It is reasonable to expect that, 20 years after its promulgation, it will be possible to observe its effects on educational policy in relation to diversity because, during this period, debates on diversity in education have been stimulated in different areas of society, with the aim of combating prejudice and discrimination. Considering that it is not enough to introduce mandatory content without teacher training, there is a need to evaluate the necessary teacher training processes and reflect on the challenges to be faced and develop suggestions that can shed light on the debate on the effective implementation of the Law The objective of this work is to analyse academic production, in the form of scientific articles published in journals and related to teacher training for ethnic-racial relations, seeking to offer an overview of the main trends and contributions of literature on the topic, as well how to identify gaps in research and areas in need of further investigation. As a result, we present a literature review on the topic from 2014 to 2022 and compare this production with literature data reported for the period 2003 to 2013. Considering the database used, as well as the inclusion criteria defined in advance, we group the 41 academic publications that made up the analysis corpus in the Curricula and Programs categories; Affirmative Action and Educational Policies; Pedagogical Proposals and Practices; Identities; and Pedagogical Instruments, classes already present in the literature and which reflect the predominant themes in the discussion on the implementation of Law 10639/2003 in the first decade of its implementation. When comparing the frequencies of articles in each category in relation to the total number of articles, we found that, in the first decade of the Law's validity, the themes Curricula and Programs and Affirmative Actions and Educational Policies were predominant, while the second decade is marked by the predominance of themes Pedagogical Proposals and Practices and Identities, showing a change of focus in the debate on the topic. Furthermore, the evolution of academic production points to the consolidation of the theme as an important field of scientific research. |
Keywords: | Lei Nº 10.639/2003 Relações étnico-raciais Formação docente Law No. 10,639/2003 Ethnic-racial relations Teacher training |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Azarias, Natan Reis. A formação de professores para as relações étnico-raciais: uma análise das publicações acadêmicas de 2014 a 2022. 2023. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7889 |
Issue Date: | 6-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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Natan_Reis_Azarias_2023.pdf | Documento principal | 727.39 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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