Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7890
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Infantil: uma proposta de formação continuada fundamentada na pedagogia histórico-crítica, em Missal – PR
Other Titles: Early Childhood Education: a proposal for continuing education based on historical-critical pedagogy, in Missal – PR
Educación Infantil: una propuesta de formación continua basada en la pedagogía histórico-crítica, en Missal – PR
Autor: Schwendler, Cassieli Cristiane 
Primeiro orientador: Malanchen, Julia
Primeiro membro da banca: Anjos, Ricardo Eleutério dos
Segundo membro da banca: Pires, Mateus Marchesan
Resumo: A coordenação pedagógica municipal no município de Missal, Paraná, é responsável pela formação continuada dos profissionais envolvidos no processo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada para as professoras de Educação Infantil que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil de Missal. A proposta está fundamentada em estudos pautados na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, teorias que orientam o currículo do município. A compreensão dessas bases teóricas, sustentadas pela perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético e sua concepção de homem, sociedade, trabalho e formação humana, constitui-se como fundamento essencial para a superação de práticas pedagógicas espontaneístas e para a compreensão da importância do ensino, desde a primeira infância, como premissa do desenvolvimento das crianças, contribuindo com o planejamento pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil e promovendo a formação integral e a emancipação dos sujeitos. O estudo delineia-se por meio de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos foram organizados a partir da análise dos dados obtidos mediante questionário aplicado a todas as professoras de Educação Infantil concursadas que atuam nos três Centros Municipais de Educação Infantil, selecionadas em razão de sua estabilidade no quadro profissional. O questionário buscou investigar a compreensão das docentes acerca dos pressupostos das teorias histórico-crítica e histórico-cultural. O levantamento bibliográfico de produções científicas relevantes para subsidiar a qualificação das profissionais precedeu a formação continuada, fundamentada nos princípios da teoria da Pedagogia HistóricoCrítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Como etapa conclusiva, o processo formativo foi avaliado pelas participantes por meio de um novo questionário, aplicado via Google Forms. Os resultados indicaram uma avaliação positiva da formação continuada, considerada pelas docentes como um suporte significativo para a compreensão das teorias em questão.
Abstract: The municipal pedagogical coordination in the city of Missal, Paraná, is responsible for the continuing education of professionals involved in the educational process. In this context, this research, developed within the scope of the Graduate Program in Teaching at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, under the research line Languages and Technologies, aims to design a continuing education proposal for early childhood education teachers working in the Municipal Early Childhood Education Centers of Missal. The proposal is based on studies grounded in Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, theories that guide the municipal curriculum. Understanding these theoretical foundations, supported by the perspective of Historical-Dialectical Materialism and its conception of human beings, society, labor, and human development, is an essential basis for overcoming spontaneous pedagogical practices and for understanding the importance of teaching from early childhood as a premise for children's development. This contributes to pedagogical planning in the Municipal Early Childhood Education Centers and promotes the holistic development and emancipation of the subjects. The study is characterized as an action-research project, with methodological procedures organized from the analysis of data obtained through a questionnaire applied to all tenured early childhood education teachers working in the three Municipal Early Childhood Education Centers, selected due to their permanent status. The questionnaire aimed to investigate the teachers' understanding of the principles of historical-critical and historical-cultural theories. A literature review of relevant scientific works to support the qualification of professionals preceded the continuing education process, which was based on the principles of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. As a final stage, the training process was evaluated by the participants through a new questionnaire administered via Google Forms. The results indicated a positive evaluation of the continuing education, considered by the teachers as significant support for understanding the theories in question.
La coordinación pedagógica municipal de la ciudad de Missal, Paraná, es responsable de la formación continua de los profesionales involucrados en el proceso educativo. En este contexto, esta investigación, desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Enseñanza de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná, en la línea de investigación Lenguajes y Tecnologías, tiene como objetivo diseñar una propuesta de formación continua para docentes de educación infantil que trabajan en los Centros Municipales de Educación Infantil de Missal. La propuesta se basa en estudios fundamentados en la Pedagogía Histórico-Crítica y en la Psicología Histórico-Cultural, teorías que orientan el currículo municipal. Comprender estos fundamentos teóricos, sustentados en la perspectiva del Materialismo Histórico-Dialéctico y su concepción del ser humano, la sociedad, el trabajo y el desarrollo humano, es una base esencial para superar prácticas pedagógicas espontáneas y para comprender la importancia de la enseñanza desde la infancia como premisa para el desarrollo infantil. Esto contribuye a la planificación pedagógica en los Centros Municipales de Educación Infantil y promueve el desarrollo integral y la emancipación de los sujetos. El estudio se caracteriza como una investigación-acción, con procedimientos metodológicos organizados a partir del análisis de datos obtenidos mediante un cuestionario aplicado a todos los docentes titulares de educación infantil que trabajan en los tres Centros Municipales de Educación Infantil, seleccionados por su carácter permanente. El cuestionario tuvo como objetivo investigar la comprensión de los docentes sobre los principios de las teorías histórico-crítica e histórico-cultural. El proceso de formación continua fue precedido por una revisión bibliográfica de trabajos científicos relevantes para respaldar la cualificación de los profesionales y se basó en los principios de la Pedagogía Histórico-Crítica y la Psicología Histórico-Cultural. Como etapa final, el proceso de formación fue evaluado por los participantes a través de un nuevo cuestionario administrado mediante Google Forms. Los resultados indicaron una evaluación positiva de la formación continua, considerada por los docentes como un apoyo significativo para la comprensión de las teorías en cuestión.
Keywords: Formação continuada
Pedagogia histórico-crítica
Educação infantil
Continuing Education
Historical-critical pedagogy
Early childhood education
Formación continua
Pedagogía histórico-crítica
Educación Infantil
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Schwendler, Cassieli Cristiane. Educação Infantil: uma proposta de formação continuada fundamentada na pedagogia histórico-crítica, em Missal – PR. 2025. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7890
Issue Date: 3-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cassieli_Cristiane_Schwendler_2025.pdfDocumento principal4.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.