Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7893
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A inserção da astronomia no ensino médio na visão dos estudantes do mestrado nacional profissional em ensino de física |
Other Titles: | The inclusion of astronomy in secondary education according to the perspective of students in the national professional master's program in physics teaching La inserción de la astronomía en la educación secundaria según la visión de los estudiantes del máster nacional profesional en enseñanza de física |
Autor: | Monzon, Jonathan Melkes Francisco ![]() |
Primeiro orientador: | Zara, Reginaldo Aparecido |
Primeiro membro da banca: | Longen, Fabio Rogerio |
Segundo membro da banca: | Silva, Luciana Del Castanhel Peron da |
Resumo: | A Astronomia desperta e aguça o interesse das pessoas, instigando com o imaginário popular e suscitando muitas questões sobre o tema. Desta forma, há assuntos relacionados a essa temática emerge frequentemente no cotidiano. Em relação à educação, a inclusão de conteúdo relacionado à Astronomia vem sendo prevista nos documentos oficiais que orientam a formulação dos currículos das instituições de ensino brasileiras, de forma sistemática, desde a década de 1950. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz consigo a distribuição de temas associados a Astronomia diluídos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio (EM). No entanto, não basta a preconização da inserção do conteúdo nas normativas para que o ensino seja efetivado. São necessárias que outras condições sejam satisfeitas, especialmente aquelas relacionadas às escolhas docentes quanto aos assuntos efetivamente abordados. Neste trabalho analisamos as justificativas apresentadas por professores mestrandos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para o desenvolvimento de trabalhos de dissertação tendo como assunto o ensino de Astronomia. O objetivo é captar a essência dos discursos destes professores-mestrandos no que tange à importância da inserção do conteúdo de Astronomia na educação básica, e identificar as posições epistemológicas adotadas por estes pesquisadores durante o desenvolvimento de seus trabalhos de dissertação. Desta forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem com documentos de investigação as dissertações resultantes do trabalho de pós-graduação de professores que atuam com a disciplina de Física no EM. Para isto são efetuadas: i) revisão das dissertações oriundas do MNPEF que se dedicaram ao tema; ii) seleção das justificativas que os autores apontam a abordagem do tema e iii) análise dos argumentos dos proponentes para a defesa desta inserção, utilizando a técnica do discurso do sujeito coletivo. Como resultado, inferimos que os discursos atuais dos professores-mestrandos se alinham às justificativas presentes na literatura acadêmica há mais de uma década. Observamos ainda que as justificativas apresentadas são majoritariamente ligadas à contribuição da Educação em Astronomia para o conhecimento da história da filosofia da ciência e pela promoção do conhecimento para a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, além da necessidade de atendimento à legislação. No oposto, ou seja, as justificativas de menor frequência de citação relacionam a atividades de observação prática, que demandam conhecimento mais aprofundado e capacitação específica. O discurso do sujeito coletivo proposto a partir da análise das dissertações captam a essência dos discursos destes professores-mestrandos no que tange às justificativas sobre a importância da inserção do conteúdo de Astronomia na educação básica. Esperamos que estas ideias possam ser úteis para a construção de ações que visam a melhoria do ensino da astronomia na educação básica e para a educação em astronomia. |
Abstract: | Astronomy awakens and stimulates people's interest, engaging the popular imagination and raising many questions on the subject. Thus, topics related to this theme frequently emerge in everyday life. In terms of education, the inclusion of
astronomy-related content has been systematically foreseen in the official documents guiding the formulation of curricula in Brazilian educational institutions since the 1950s. Currently, the National Common Curricular Base includes astronomy-related topics distributed from the early years of elementary school to the end of high school. However, the mere inclusion of content in regulations is not enough to ensure effective teaching. Other conditions need to be met, especially those related to teachers'
choices about the topics they address. In this work, we are interested in the justifications presented by master's degree students in the National Professional Master’s Degree in Physics Teaching (PMDPT) for developing dissertations on the
subject of astronomy teaching. The aim is to capture the essence of these teachers' discourses regarding the importance of including astronomy content in basic education and to identify the epistemological positions adopted by these researchers during the development of their dissertations. It is characterized as bibliographic research that uses dissertations and educational products resulting from the postgraduate work of teachers who teach physics in high school as investigative documents. To this end, we perform: i) a review of dissertations from the PMDPT dedicated to the theme; ii) selection of the justifications that the authors point out for addressing the theme; and iii) analysis of the proponents' arguments for defending this inclusion, using the collective subject discourse technique. As a result, we observed that the current discourses of the master's students align with the justifications present in the academic literature for more than a decade. We also noted that the justifications presented are mostly related to the contribution of Astronomy Education to the understanding of the history of the philosophy of science and the promotion of knowledge regarding the relationship between science, technology, society, and the environment, as well as the need to comply with legislation. On the opposite end, the justifications cited less frequently are related to practical observation activities, which require more in-depth knowledge and specific training. The collective subject discourse proposed from the analysis of the dissertations captures the essence of these teachers' discourses regarding the justifications for the importance of including Astronomy content in basic education. We hope that these ideas may be useful in the development of actions aimed at improving astronomy teaching in basic education and promoting astronomy education for society. La astronomía despierta y agudiza el interés de las personas, estimulando la imaginación popular y suscitando muchas preguntas sobre el tema. De esta manera, los temas relacionados con esta temática emergen frecuentemente en la vida cotidiana. En cuanto a la educación, la inclusión de contenido relacionado con la astronomía ha sido prevista sistemáticamente en los documentos oficiales que orientan la formulación de los currículos de las instituciones educativas brasileñas desde la década de 1950. Actualmente, la Base Nacional Común Curricular (BNCC) incluye la distribución de temas asociados a la astronomía desde los primeros años de la educación primaria hasta el final de la educación secundaria (ES). Sin embargo, la mera inclusión del contenido en las normativas no es suficiente para garantizar una enseñanza efectiva. Es necesario que se cumplan otras condiciones, especialmente aquellas relacionadas con las elecciones de los docentes sobre los temas que realmente se abordan. En este trabajo, estamos interesados en las justificaciones presentadas por profesores de maestría del Máster Nacional Profesional en Enseñanza de Física (MPEF) para el desarrollo de trabajos de tesis que tengan como tema la enseñanza de la astronomía. El objetivo es captar la esencia de los discursos de estos profesores de maestría en cuanto a la importancia de la inclusión del contenido de astronomía en la educación básica e identificar las posiciones epistemológicas adoptadas por estos investigadores durante el desarrollo de sus trabajos de tesis. De esta forma, se trata de una investigación bibliográfica que utiliza como documentos de investigación las tesis y los productos educativos resultantes del trabajo de posgrado de profesores que enseñan la disciplina de física en la ES. Para ello se realizan: i) revisión de las tesis provenientes del MNPEF que se dedicaron al tema; ii) selección de las justificaciones que los autores señalan para abordar el tema; y iii) análisis de los argumentos de los proponentes para defender esta inclusión, utilizando la técnica del discurso del sujeto colectivo. Como resultado, inferimos que los discursos actuales de los profesores que cursan maestría se alinean con las justificaciones presentes en la literatura cadémica desde hace más de una década. También notamos que las justificaciones presentadas están mayoritariamente relacionadas con la contribución de la Educación en Astronomía al conocimiento de la historia de la filosofía de la ciencia y a la promoción del conocimiento sobre la relación entre ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente, además de la necesidad de cumplir con la legislación. En el opuesto, las justificaciones citadas con menor frecuencia están relacionadas con actividades de observación práctica, que requieren un conocimiento más profundo y una capacitación específica. El discurso del sujeto colectivo propuesto a partir del análisis de las disertaciones capta la esencia de los discursos de estos profesores en cuanto a las justificaciones sobre la importancia de incluir el contenido de Astronomía en la educación básica. Esperamos que estas ideas puedan ser útiles para la construcción de acciones que apunten a mejorar la enseñanza de la astronomía en la educación básica y para la educación en astronomía para toda la sociedad. |
Keywords: | Ensino de astronomia Prática docente Formação de professores Astronomy education Teaching practice Teacher training Educación en astronomía Práctica docente Formación de profesores |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Monzon, Jonathan Melkes Francisco. A inserção da astronomia no ensino médio na visão dos estudantes do mestrado nacional profissional em ensino de física. 2024. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7893 |
Issue Date: | 6-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jonathan_Melkes_Francisco_Monzon_2024.pdf | Documento principal | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.