Recent Submissions
Governança na região transfronteiriça do Iguassu: uma análise sobreo papel do CODETRI
Entre os objetivos fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 encontra-se no artigo terceiro a redução das desigualdades regionais. Em seguida, o texto constitucional apresenta os princípios das relações internacionais que regem o país, entre eles: a solução pacífica dos conflitos, a autodeterminação e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, princípios que se somam a pretensão de formar uma comunidade latino-americana por meio da integ...
As fronteiras da mudança: um olhar retórico sobre os discursos de Dilma e de Aécio
A propaganda eleitoral gratuita compreende parte significativa das eleições brasileiras, pois facilita o contato entre candidato e eleitor por ser transmitida em rede aberta de televisão. Todavia, percebemos que, desde as eleições de 1989 em que Collor foi eleito e marco da redemocratização do país, seu conteúdo beira ataques à oposição, propostas vagas (melhorias na saúde, enrijecimento da segurança pública etc.) e a mudança do país. A cada quatro anos, portanto, candidatos clamam poder mud...
A trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
A presente pesquisa aborda a trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo geral apresentar o processo de inclusão desses estudantes na instância universitária, no campus de Foz do Iguaçu, desde o acesso pelo processo de vestibular, o ingresso e a permanência até a conclusão dos cursos de graduação. Os objetivos específicos consistem em compartilhar as principais políticas públicas de inclusão para estudantes ...
Educação para investimentos ou usufruto: uma análise comparativa da educação para a formação do empreendedor e da educação para a formação humana
Objetivou-se fazer um estudo de caso com duas propostas educacionais, a primeira relacionada com a Pedagogia Empreendedora e a segunda com a Pedagogia Waldorf. Tomou-se como hipótese que a pedagogia Empreendedora pudesse ter seus valores fundamentados pela Teoria do Capital Humano, tomando como fim da educação aspectos econômicos; enquanto que a pedagogia Waldorf poderia ser fundamentada por estudo e concepção próprios do homem, tomando o mesmo como fim do processo educativo. A primeira se ca...
Políticas públicas para a juventude em tempos de globalização: uma construção possível?
O presente trabalho esquadrinha um esforço de entendimento de forma abrangente, de modo a situar os caminhos percorridos nos últimos anos no Brasil na construção de políticas sociais destinadas à juventude, levando em consideração o contexto das politicas neoliberais e se essas construções conseguiram dar suporte e respostas as questões da juventude. Para tanto foi realizada uma contextualização dos impactos do capitalismo na fase da globalização neoliberal frente os problemas enfrentados pe...
A pedagoga da escola pública do Paraná diante das demandas atuais de trabalho: um diário de bordo
Esta pesquisa tem como foco a escola pública e seu cotidiano vivenciado pelas lentes de uma professora pedagoga. O objetivo é apresentar como está sendo articulado o trabalho da professora pedagoga na escola pública, diante das demandas implementadas nos últimos anos, mais especificamente de 2020 a 2024, bem como da intensificação e burocratização de suas funções. Procurou-se responder à seguinte problemática: o profissional pedagogo tem exercido as atribuições discriminadas nos documentos of...
Facetas do trabalho docente na pandemia: uma escrevivência de professoras alfabetizadoras em Foz do Iguaçu - PR
Nos anos de 2020 e 2021 todas as escolas municipais de Foz do Iguaçu ficaram fechadas em virtude da pandemia de COVID-19. Esse fechamento exigiu das autoridades que fossem estabelecidas estratégias para que o vínculo aluno-escola não fosse perdido. Para isso, foi implementado no município o regime especial das ações pedagógicas remotas diferenciadas, conhecido como ERE – Ensino Remoto Emergencial, que constava de atividades impressas e/ou mediadas por tecnologias digitais de comunicação. Este...
Educa juntos: um programa de colaboração ou controle da rede municipal de ensino no Estado do Paraná
Neste estudo, apresentamos um breve histórico da origem das relações federativas no Brasil, mediante as formas de colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. O aprofundamento desta análise, advém, sobretudo, no Programa Educa Juntos, implantado em regime de colaboração entre o estado do Paraná e as redes Municipais de Ensino sob a coordenação da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte - SEED PR, traçando em seu objetivo central a ampliação do s...
Entre a tenda e a praça: espaço, territorialidade e identidade circense na capital paranaense
Em Curitiba-Paraná, surgiu uma situação peculiar: a capital do estado acolheu um circo caracterizado pela tradição familiar e itinerância. Com o tempo, a itinerância cessou e o circo se integrou à cidade que o acolheu. Isso resultou na criação de um equipamento cultural público, o Circo da Cidade Zé Priguiça, voltado a atividades circenses e funcionando também como um circo-escola. Esta dissertação explora a relação entre o circo e o território, focando a trajetória dos Irmãos Queirolo e do ...
Efeitos da pandemia da covid-19 na proteção socioassistencial a crianças e adolescentes no município de Foz do Iguaçu - PR
O evento da pandemia global de COVID-19, causado pelo Coronavírus 2, da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-Cov-2), trouxe novos desafios na proteção social integral da criança e do adolescente, pois, com o isolamento social, se observou maior vulnerabilidade desse público. O estudo objetivou analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 na proteção socioassistencial voltados às crianças e aos adolescentes no município de Foz do Iguaçu - PR.É uma pesquisa de natureza descritiva, documental...
O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu
A Constituição Federal brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinam que a educação é um direito de todos, portanto, retirar das crianças que habitam o campo o direito de estudar é crime. A concepção de educação do campo e a constatação do fechamento de escolas, é objeto de análise documental de decretos e portarias cedidos pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e buscou descrever o fechamento de 15 escolas no município, usando como exemplo a Escola Municipal do Campo ...
O processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação de sociedade, cultura e fronteiras da Unioeste (Brasil) e educación con énfasis en gestión de la educación superior da UNE (Paraguai)
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação para o processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil, e o programa de pós-graduação e doutorado em Educación con énfasis en gestión de la educación superior, da Universidad Nacional del Este – UNE, campus Ciudad del Este, Paraguai. Este estudo visa a formação stricto sensu,...
A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná
A tese apresenta uma análise qualitativa e teórica sobre o ensino das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC/AMOP). O objetivo geral é problematizar a proposta para a Educação Infantil quanto ao desenvolvimento das emoções e sentimentos. A referência para esta investigação está na comparação da adequação da Proposta Pedagógica Curricular do Oeste do Paraná (AMOP) com a BNCC quanto à int...
Corpo ausente como representação no "Teatro Del Norte": cartografia da fronteira México/Estados Unidos desde a obra de Manuel Talavera Trejo
Manuel Talavera Trejo (1949-2017), dramaturgo mexicano do movimento artístico Teatro del Norte, cria uma estética baseada nos corpos ausentes como resultado da dinâmica fronteiriça entre México-Estados Unidos. O dramaturgo apresenta elementos repetitivos da cultura popular que, baseados em Valenzuela (2020), são uma referência aos territórios que incluem as formas de organização dos habitantes (língua, tradições, imaginários, etc.), assim como expõem a violência, os conflitos de segurança e ...
Políticas pública educacionais de prevenção às drogas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina
Na atualidade, as drogas se constituem um dos maiores desafios à sociedade mundial. As consequências desse fenômeno se disseminam por diversas esferas da vida. Desse modo, o tráfico, a violência, os homicídios, o encarceramento e a dependência são apenas alguns resultados visíveis dessa situação. Por sua vez, a Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, devido à sua localização geográfica e à intensa circulação de veículos, pessoas e mercadorias, encontra-se em situação de acentuada vu...
O COOPBRASS como iniciativa de descolonização em rede: desafios ao enfrentamento da violência epistêmica nas cooperações científicas do eixo sul-sul
Nesta tese discorro sobre as situações naturalizadas de colonialismo interno e colonialidade do saber, no âmbito do Programa de CooperaAnálise Descolonial do Discursoção Científico-Estratégica com o Sul Global (COOPBRASS), indiciando as contradições inerentes que remetem aos padrões de poder do Norte Global. Especificamente, problematizo a instituição da anglofonia como centro do sistema científico e a influência do inglês, como principal língua da ciência, nesse contexto, discutindo as impl...
Estudo de caso sobre o "cabo de guerra" argumentativo na judicialização da reprodução assistida
Esta tese tem como objetivo analisar o fenômeno da judicialização da reprodução assistida, ao avaliar e interpretar os argumentos retóricos que compõem a divergência jurídica sobre a concepção de um bebê através de procedimentos tecnológicos, quando de pleitos jurídicos que imputam ao Poder Público, em regra, via Sistema Único de Saúde (SUS) e, excepcionalmente, via particular, arcar com os onerosos custos do uso das técnicas reprodutivas. As principais teses levantadas nas demandas compreend...
Violência doméstica contra mulheres migrantes em foz do iguaçu: um olhar a partir das experiências das estudantes dos cursos de graduação da universidade federal da integração latino-americana (unila)
Esta pesquisa refere-se à violência doméstica contra a Mulher migrante e à necessidade de compreender a realidade das mulheres em situação de violência, pois esta é uma das modalidades mais crescentes de violência no Brasil. Visa refletir sobre o fato de que algumas mulheres se encontram às margens da ajuda dada pela rede de apoio às mulheres em situação de violência, e em particular aborda-se a invisibilidade e os obstáculos que as migrantes, estudantes dos cursos de graduação da Universidad...
A imago urbis e a aparente lógica da ordem: um estudo de caso na tríplice fronteira
A ideia desta tese é produzir uma contra-narrativa acerca do que se concebe na/para cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, especificamente, no que concerne a (re)produção de uma memória tida como unívoca e de uma imago urbis. Para isso, perscruto as fontes, buscando evidenciar esses discursos, que, de longa data, orbitam em torno de um projeto de memória e identidade para a cidade. Como método, a escolha se deu pelo paradigma indiciário, ou melhor, por ―elementos indiciários, pistas e vestígios‖ ...
Direito e democracia: o impeachment de 2016 e a prisão de Lula
Com a redemocratização brasileira em 1988, optou-se por um regime democrático constitucional, reafirmando direitos individuais suspensos durante a ditadura civil-militar e ampliando direitos sociais. O Brasil se consolidou como uma federação, adotando o presidencialismo e uma tripartição de poderes. Economicamente, manteve uma forma capitalista, embora a Constituição de 1988 tenha introduzido princípios sociais na ordem econômica. O Estado brasileiro pós-1988 é caracterizado como um Estado S...
- 17 Fronteira
- 14 Education
- 14 Educação
- 12 Border
- 12 Foz do Iguaçu
- 10 Escola
- 10 Interdisciplinaridade
- . next >
- 251 UNIOESTE
- 250 Foz do Iguaçu
- 190 Dissertação
- 61 Tese
- 111 2020 - 2024
- 140 2012 - 2019
- 251 Acesso Aberto