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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7779
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Práticas e desafios da inclusão: percepções docentes nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu-PR. |
Other Titles: | Inclusion practices and challenges: teaching perceptions in municipal early childhood education centers in Foz do Iguaçu-PR. |
Autor: | Indreli, Adriana ![]() |
Primeiro orientador: | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Bondezan, Andreia Nakamura |
Segundo membro da banca: | Lübeck, Marcos |
Terceiro membro da banca: | Martins, Maridelma Laperuta |
Resumo: | Com o aumento de matrículas de crianças com deficiência no contexto da educação infantil, os professores têm adaptado suas práticas para promover a inclusão delas nas atividades planejadas, o que nos leva a questionar: Como os professores podem incluir crianças com deficiência e crianças sem deficiência nas salas de aula comuns? Assim, nesta pesquisa, de caráter qualitativo, abordamos, na perspectiva crítica, as práticas de docentes e a promoção da inclusão na educação infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Foz do Iguaçu/PR. Orientada pelos pressupostos freirianos, reflexão e ação, enfocamos as ações de escolarização e experiências de professores para concretizar uma educação inclusiva. Buscamos conhecer as percepções e práticas de docentes que atendam essas crianças a partir de um estudo de levantamento de pesquisas brasileiras alocadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sob o apoio de uma análise interpretativa. Ainda, aplicamos um questionário semiestruturado aos professores dos CMEI para investigar as práticas com enfoque nas ações de escolarização e experiências docentes com crianças em salas de aula comum e, para a análise das respostas, utilizamos o método Análise de Conteúdo. Esse método possibilita interpretar e realizar inferências sobre textos, articulando-os aos objetivos e fundamentos teóricos do estudo, considerando o contexto social e histórico em que os escritos foram elaborados. Reconhecemos que esse processo é lento e contraditório, mas dar visibilidade aos conflitos e saber negociá-los é essencial para alcançar uma educação inclusiva. Destacamos, como resultados deste estudo, que a maioria dos professores sinaliza à necessidade de formação continuada e apoio especializado referente a adaptações metodológicas e de materiais pedagógicos manipulativos para auxiliar nos processos de aprendizagem, respeitando o ritmo e as singularidades de cada criança. Além disso, reforçamos a importância de práticas pedagógicas que aliam empatia, afeto e ética profissional, de modo a oportunizar não apenas a acessibilidade, mas o investimento da qualidade da aprendizagem inclusiva, que abrange o trabalho emocional e o aperfeiçoamento aos profissionais da educação, diante de uma abordagem multidisciplinar, para fortalecer o papel dos CMEI na construção de ambientes sociais igualitários e inclusivos. Neste sentido, trouxemos um plano de ação sob o formato de uma cartilha digital para propor reflexões para uma prática transformadora ligada ao processo de inclusão no planejamento docente. Esperamos provocar uma conscientização sobre a necessidade de formação de professores inclusivos, o que implica mobilizar um trabalho educacional sensível, responsável e compromissado com a profissão, com o ambiente e com os mecanismos de atuação. |
Abstract: | With the increase in enrollments of children with disabilities in early childhood education, teachers have adapted their practices to promote their inclusion in planned activities. This raises the question: How can teachers include children with disabilities and children without disabilities in regular classrooms? Thus, this qualitative research, based on a critical perspective, examines the teaching practices and promotion of inclusion in early childhood education at Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI) in Foz do Iguaçu/PR. Guided by Freirean principles of reflection and action, we focus on the educational actions and experiences of teachers in realizing inclusive education. Our goal was to understand the perceptions and practices of teachers working with these children through a survey of Brazilian research found in the Digital Brazilian Library of Theses and Dissertations, supported by interpretive analysis. A semi-structured questionnaire was also applied to CMEI teachers to investigate practices focusing on educational actions and teachers' experiences with children in regular classrooms. The responses were analyzed using Content Analysis, a method that allows for interpreting and making inferences about texts, aligning them with the study's objectives and theoretical foundations, while considering the social and historical context in which the texts were produced. We acknowledge that this process is slow and contradictory, but making conflicts visible and learning to navigate them is essential for achieving inclusive education. The results highlight that most teachers recognize the need for ongoing training and specialized support regarding methodological adaptations and the use of manipulative teaching materials to aid the learning process, respecting each child's pace and individuality. Furthermore, we emphasize the importance of pedagogical practices that combine empathy, affection, and professional ethics, fostering not only accessibility but also enhancing the quality of inclusive learning. This includes emotional work and professional development, within a multidisciplinary approach, to strengthen the role of CMEIs in creating equal and inclusive social environments. In this sense, we propose an action plan in the form of a digital guide to encourage reflection on transformative practices linked to the inclusion process in teaching planning. We hope to raise awareness about the need for inclusive teacher training, which involves mobilizing sensitive, responsible, and committed educational work toward the profession, the environment, and effective action mechanisms. |
Keywords: | Práticas docentes Reflexão e ação docente Pessoas com deficiência Educação inclusiva CMEI Teaching practices Reflection and teaching action People with disabilities Inclusive education CMEI |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Indreli, Adriana. Práticas e desafios da inclusão: percepções docentes nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu-PR. 2025. 95 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7779 |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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Adriana_Indreli_2025.pdf | Documento principal | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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