Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7737
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação básica: a intensificação do trabalho docente no período pandêmico |
Other Titles: | Basic education: the intensification of teaching work during the pandemic period Educación básica: la intensificación del trabajo docente en el período de pandemia |
Autor: | Souza, Tatiane Zacarias de ![]() |
Primeiro orientador: | Sousa, Joceli de Fática Arruda |
Primeiro membro da banca: | Martins, Fernando José |
Segundo membro da banca: | Martins, Maridelma Laperuta |
Terceiro membro da banca: | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida |
Quarto membro da banca: | Facci, Marilda Gonçalves Dias |
Resumo: | Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, conforme determinações municipais e orientações da Organização Mundial da Saúde, os professores enfrentaram o desafio urgente de adaptar-se ao ensino remoto. Essa transição abrupta expôs a falta de familiaridade dos docentes com ferramentas digitais, sobrecarregou a carga de trabalho e evidenciou a ausência de recursos tecnológicos adequados para a realização do trabalho a partir de suas casas. Essas circunstâncias destacaram as vulnerabilidades estruturais do sistema educacional e intensificaram a precarização das condições de trabalho dos professores de modo geral, com impactos significativos na saúde física e mental desses profissionais. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, de que modo se manifestaram a intensificação e a precarização do trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Foz do Iguaçu durante o período pandêmico. A pesquisa fundamenta-se na análise das políticas neoliberais implementadas na educação desde a década de 1990 até o final da gestão do expresidente Jair Messias Bolsonaro, em 2022, explorando como essas políticas contribuíram para a deterioração das condições de trabalho dos professores e como tais desafios foram exacerbados durante a crise pandêmica. Utilizando o referencial teórico do Materialismo Histórico-Dialético e uma abordagem qualitativa, a pesquisa busca uma compreensão aprofundada dessas questões. Para isso, conduziu-se uma pesquisa de campo em duas escolas municipais de Foz do Iguaçu, Parigot de Souza e Gabriela Mistral. Um questionário semiestruturado foi aplicado a quinze professores, buscando compreender as ações implementadas pelo poder público municipal para assegurar a continuidade das aulas durante o período pandêmico, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes em decorrência dessas medidas, como o aumento da carga de trabalho, a carência de suporte tecnológico adequado e os impactos negativos na saúde física e mental. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas que abordem as condições de trabalho dos docentes, promovendo melhorias estruturais e de apoio que sejam capazes de enfrentar tanto as demandas cotidianas quanto possíveis crises futuras. |
Abstract: | With the suspension of in-person classes in March 2020 due to the COVID-19 pandemic, following municipal determinations and guidelines from the World Health Organization, teachers faced the urgent challenge of adapting to remote teaching. This abrupt transition exposed the lack of familiarity among educators with digital tools, increased their workload, and highlighted the absence of adequate technological resources for carrying out their work from home. These circumstances underscored
the structural vulnerabilities of the educational system and intensified the precarization of teachers' working conditions in general, with significant impacts on their physical and mental health. Given this context, the present study aims to investigate, through bibliographic and documentary research, how the intensification and precarization of teaching work manifested in the early years of Elementary Education in the public school system of Foz do Iguaçu during the pandemic period. The research is based on an analysis of the neoliberal policies implemented in education from the 1990s until the end of former President Jair Messias Bolsonaro's administration in 2022, exploring how these policies contributed to the deterioration of teachers' working conditions and how these challenges were exacerbated during the pandemic crisis. Using the theoretical framework of Historical-Dialectical Materialism and a qualitative approach, the research seeks an in-depth understanding of these issues. To this end, field research was conducted in two municipal schools in Foz do Iguaçu, Parigot de Souza and Gabriela Mistral. A semi-structured questionnaire was administered to fifteen teachers to understand the actions implemented by the municipal government to ensure the continuity of classes during the pandemic, as well as to identify the difficulties faced by educators as a result of these measures, such as increased workload, lack of adequate technological support, and negative impacts on physical and mental health. The results reinforce the need for public policies that address teachers' working conditions, promoting structural and support improvements capable of meeting both daily demands and potential future crises. Con la suspensión de las clases presenciales en marzo de 2020 debido a la pandemia de COVID-19, conforme a las determinaciones municipales y las orientaciones de la Organización Mundial de la Salud, los docentes enfrentaron el desafío urgente de adaptarse a la enseñanza remota. Esta transición abrupta expuso la falta de familiaridad de los docentes con las herramientas digitales, sobrecargó su carga de trabajo y evidenció la ausencia de recursos tecnológicos adecuados para realizar su labor desde casa. Estas circunstancias resaltaron las vulnerabilidades estructurales del sistema educativo y agudizaron la precarización de las condiciones laborales de los docentes en general, con impactos significativos en su salud física y mental. Ante este contexto, el presente estudio tiene como objetivo investigar, a través de una investigación bibliográfica y documental, cómo se manifestaron la intensificación y la precarización del trabajo docente en los primeros años de la Educación Primaria en la red pública de Foz do Iguaçu durante el período pandémico. La investigación se basa en el análisis de las políticas neoliberales implementadas en la educación desde la década de 1990 hasta el final de la gestión del expresidente Jair Messias Bolsonaro, en 2022, explorando cómo estas políticas contribuyeron al deterioro de las condiciones laborales de los docentes y cómo estos desafíos se agravaron durante la crisis pandémica. Utilizando el marco teórico del Materialismo Histórico-Dialéctico y un enfoque cualitativo, la investigación busca una comprensión profunda de estas cuestiones. Para ello, se llevó a cabo una investigación de campo en dos escuelas municipales de Foz do Iguaçu, Parigot de Souza y Gabriela Mistral. Se aplicó un cuestionario semiestructurado a quince docentes con el fin de comprender las acciones implementadas por el poder público municipal para garantizar la continuidad de las clases durante el período pandémico, además de identificar las dificultades enfrentadas por los docentes como resultado de estas medidas, tales como el aumento de la carga de trabajo, la falta de apoyo tecnológico adecuado y los impactos negativos en su salud física y mental. Los resultados refuerzan la necesidad de políticas públicas que aborden las condiciones laborales de los docentes, promoviendo mejoras estructurales y de apoyo que sean capaces de responder tanto a las demandas cotidianas como a posibles crisis futuras. |
Keywords: | Pandemia de COVID-19 Planejamento pedagógico Precarização Neoliberalismo Pandemic Teaching work Pedagogical planning Precariousness Neoliberalism Pandemia Trabajo docente Planificación pedagógica Precarización Neoliberalismo |
CNPq areas: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Souza, Tatiane Zacarias de. Educação básica: a intensificação do trabalho docente no período pandêmico. 2025. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7737 |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tatiane_Zacarias_de_Souza_2025.pdf | Documento principal | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.