Recent Submissions
Acolhimento aos imigrantes haitianos nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Medianeira/PR à luz da Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS
Migrar é um tema que envolve conhecimento e sensibilidade. Em muitos municípios do Brasil há imigrantes e refugiados, esperançosos por um novo lar e condições dignas de vida. Tal realidade pode ser percebida não apenas no Brasil, mas em diversos outros países, o que pode ser atribuído a um encurtamento de distâncias que o mundo tem testemunhado nas últimas décadas. A presente tese debruçar-se-á na temática dos imigrantes haitianos, essas pessoas que após uma série de crises políticas e ambie...
Nos encantos do rio e da floresta: o poder do mito em comunidades quilombolas da Região de Integração do Lago de Tucuruí, Breu Branco-PA
Nas comunidades tradicionais remanescentes de quilombo do interior da Amazônia, os modos de vida, as crenças e as relações simbólicas estão imbricadas às vivencias dos encantados que habitam as profundezas dos rios e o interior da densa floresta, propiciando enchentes de narrativas orais míticas que se refletem no cotidiano social e desaguam no universo cosmogônico. Assim, esta tese objetiva compreender as narrativas orais de visagem que circulam nas comunidades de Jutaí e Crioulas enquanto ...
Sorria, você está sendo girada: os efeitos da dança de salão em sobreviventes ao câncer de mama sob a perspectiva do bem-estar e da qualidade de vida
O câncer de mama é uma neoplasia maligna de alta prevalência, cujos efeitos repercutem não apenas no corpo, mas também na qualidade de vida e na saúde emocional das mulheres em diferentes fases do tratamento e da reabilitação. As práticas integrativas e complementares são utilizadas como recursos terapêuticos auxiliares no tratamento do câncer, com o objetivo de minimizar o sofrimento do paciente e melhorar a sensação de bem-estar. Essas práticas funcionam como aliadas ao tratamento convenci...
Itinerários pedagógicos em contexto pandêmico (2020-2022): diálogos entre professores da tríplice fronteira
Esta pesquisa investiga o ensino realizado nas escolas públicas das cidades que compõem a tríplice fronteira: Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) durante os anos da pandemia da Covid -19 (2020-2022), nos quais a educação foi fortemente impactada, pois uma das medidas sanitárias adotadas foi o distanciamento social, com o fechamento das escolas e as aulas suspensas. Nesse contexto, a fim de dar materialidade à pesquisa, e a inter-relação entre teoria ...
Relações de gênero de mulheres haitianas no oeste de Santa Catarina: territorialidades ressignificadas
As mulheres haitianas na diáspora cultural carregam consigo uma bagagem cultural que as identificam socialmente e culturalmente em virtude das múltiplas territorialidades que compõe as relações de gênero na sociedade haitiana, no entanto, ao se inserirem na sociedade migratória com diferentes e semelhantes relações de poder daquelas da sociedade de origem, suas territorialidades imergem em outros territórios com outras territorialidades podendo ser des-territorializadas e re-territorializada...
A aplicação da lei da REURB em São Miguel do Iguaçu/PR: a concretização do direito à moradia em área de fronteira
A Lei de Regularização Fundiária e Urbana (Lei da REURB), registrada sob o nº 13.465/2017, inovou com medidas administrativas e enumerou importantes institutos aptos a promover a regularização de núcleos urbanos informais ou irregulares, ou seja: a possibilidade de conceder o título de propriedade aos reais moradores e ocupantes da área. Diante disso e da notória existência de moradias irregulares no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, busca-se compreender como ocorreu a aplicação da Lei d...
Biossegurança e trânsito de animais na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
O objetivo da dissertação é analisar o trânsito de animais de estimação acompanhados de seus tutores na Tríplice Fronteira do Iguaçu entre Brasil, Argentina e Paraguai sob o viés interdisciplinar. Busca-se a compreensão do biopoder exercido pelos Estados, a análise do direito de ir e vir de tutores e animais, as novas concepções de família e implicações do reconhecimento de animais como seres passíveis de proteção jurídica e membros familiares, além dos requisitos formais e práticos para est...
Jornal da Cognópolis: registro histórico e valores identitários da comunidade conscienciológica
A presente dissertação analisa o Jornal da Cognópolis enquanto veículo de comunicação institucional-comunitário, investigando seu papel na construção da identidade da comunidade conscienciológica em Foz do Iguaçu. Parte-se da hipótese de que o Jornal não apenas documentou a trajetória do grupo, mas também atuou como agente estruturante na consolidação de seus valores e na preservação da memória coletiva. Para a investigação, adotou-se a Análise de Conteúdo, permitindo identificar processos es...
Migração e políticas públicas municipais: uma análise das ações em Matelândia/PR
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do Município de Matelândia/PR na formulação e execução de políticas públicas voltadas aos migrantes. O estudo parte da experiência da autora como servidora pública municipal e das necessidades percebidas no Município de Matelândia. A metodologia adotada é qualitativa, com foco descritivo, utilizandose de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, além de visitas técnicas às secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e ...
Turismo de base comunitária como campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça entre Brasil e Bolívia
Esta tese nasceu, da necessidade de analisar e refletir sobre o turismo de base comunitária e seu campo de possibilidades para a cooperação transfronteiriça, tendo como palco de estudos a comunidade fronteiriça de pescadores profissionais artesanais do município de Corumbá-MS, no Brasil e a comunidade de pescadores artesanais de Puerto Quijarro, na Bolívia. A pesquisa se mostrou inicialmente como bibliográfica, com consultas em plataformas eletrônicas como o portal de periódicos da Capes, jo...
Potencial turístico de Matelândia/Pr: mapeamento e segmentação como base para políticas públicas
A presente dissertação teve como objetivo mapear a segmentação da oferta turística e classificar os pontos turísticos de Matelândia, visando fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes no desenvolvimento do turismo local. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, permitindo identificar a relação entre o direito ao lazer e o turismo como fator impulsionador do desenvolvimento econômico e social. O estudo revelou que Matelândia possui um expressivo pote...
Políticas linguísticas de famílias multilíngues em Foz do Iguaçu-PR
Nesta tese investigaram-se as políticas linguísticas de famílias multilíngues residentes em Foz do Iguaçu – PR, na fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina. O foco esteve na gestão das línguas presentes nos repertórios dessas famílias, considerando as constelações linguísticas dominantes e as ideologias linguísticas parentais. Analisou-se como os pais lidam com a confluência de línguas em seu cotidiano e promovem o desenvolvimento linguístico de seus filhos. Adotando uma abor...
"Recuperar o tempo perdido?": ensino-aprendizagem, controle e avaliação face aos efeitos da pandemia em uma escola municipal em Foz do Iguaçu
O objetivo desta dissertação é apresentar reflexões sobre o trabalho desenvolvido por uma comunidade escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental (anos iniciais) localizada na cidade de Foz do Iguaçu-PR, durante o processo de retomada das aulas presenciais após a pandemia de covid-19. Levando-se em consideração que o fechamento das escolas durante pandemia trouxe impactos para a organização escolar (tempo) e para os processos de ensino-aprendizagem, nossas análises enfocaram na org...
Políticas públicas para atendimento educacional da pessoa com deficiência e/ou transtornos na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu
A presente pesquisa visou analisar de maneira interdisciplinar as políticas públicas implementadas na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu – PR no que tange ao Atendimento Educacional Especializado de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/ superdotação. O atendimento educacional inclusivo da pessoa com deficiência rompe com a ideia de integração e, sobretudo, de segregação, indo além de tais conceitos que ...
Inclusão escolar: um estudo acerca do atendimento ofertado ao aluno com transtorno do espectro autista do ensino fundamental I em Foz do Iguaçu no Brasil e em Puerto Iguazú na Argentina
Esta dissertação consiste em um estudo sobre o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental I situados no contexto de inclusão escolar na Fronteira Brasil (Foz do Iguaçu) e Argentina (Puerto Iguazú). A educação reconhece o processo de escolarização inclusiva desses alunos como um grande desafio para todos os envolvidos. A presente pesquisa apresenta como os alunos diagnosticados com TEA estão sendo atendidos em uma cidade do Brasil e uma da Argentina, ...
Estudo do movimento migratório dos alunos brasileiros que cursam medicina em Cidade do Leste - Paraguai
Esta dissertação explora a migração de estudantes brasileiros para o Paraguai, com foco nos alunos de medicina em Cidade do Leste. O estudo analisa as motivações econômicas e pessoais que levam esses estudantes a optarem pelo Paraguai, incluindo o custo mais baixo da educação e a facilidade de ingresso comparado ao Brasil. A pesquisa também investiga os desafios enfrentados no processo de regularização migratória, como a complexidade burocrática, a falta de informações claras e a percepção de...
As fronteiras do ensino superior: narrativas de surdos sobre acessibilidade na pós-graduação
A pesquisa aborda a acessibilidade de estudantes surdos na pós-graduação stricto sensu, focando especificamente nas instituições públicas de ensino superior do Paraná. A principal hipótese é que a falta de concursos públicos para intérpretes de Libras compromete a continuidade da acessibilidade para surdos, limitando seu desenvolvimento acadêmico. A produção científica sobre a presença de surdos na pós-graduação ainda é escassa, com a maioria das pesquisas focadas na educação básica e gradua...
Viola Xadrez: memórias, narrativas e prestígio
A Viola Xadrez, fabril-artesania fundada em meados do século passado no interior paulista, e situada atualmente em Catanduva/SP, suscita reflexão sobre sua trajetória. Desde seus registros na literatura especializada em música caipira, passando por estudos de sociologia e antropologia das suas técnicas de construção de instrumentos de cordas, com destaque para a viola caipira, reclamava, porém, debate sobre suas memórias e historicidade. Após revisão de estado da arte, promove-se no presente...
Por uma (des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada: práticas pedagógicas subversivas decolonizando o IFPR de fronteira
A realidade cultural e linguística de Foz do Iguaçu é algo muito peculiar, o multi/plurilinguismo permeia nosso cotidiano e constitui também nossas salas de aula. Para que posicionamentos aí assumidos sejam sensíveis as peculiaridades desse cenário, argumento nessa tese que a discussão de tais temas precisa figurar na formação docente inicial, independentemente da área de formação. Ocorre que, no currículo oficial do curso de formação de professores de Física, do Instituto Federal do Paraná (...
"Sí, se puede": a busca pelo diploma superior em medicina na fronteira Br-Py
Esta tese busca compreender os deslocamentos urbanos transnacionais motivados pela oportunidade de acesso à formação médica no contexto fronteiriço entre Brasil e Paraguai. Na última década, a oferta crescente de vagas para estudo da Medicina em Instituições de Ensino Superior Privadas paraguaias tem atendido a uma demanda de brasileiras e brasileiros que buscam condições de se tornarem médicas(os) mas encontram limitações na regulação dessa oferta no Brasil. A fronteira nacional demarcada p...
- 272 UNIOESTE
- 271 Foz do Iguaçu
- 202 Dissertação
- 70 Tese
- 131 2020 - 2025
- 141 2012 - 2019
- 272 Acesso Aberto