Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8058
Tipo do documento: Tese
Title: Internacionalização solidária: um caminho possível e necessário - A experiência da UNILA
Other Titles: Solidarity internationalization: a possible and necessary pathway – the UNILA experience
Internacionalización solidaria: un camino posible y necesario – la experiencia de la UNILA
Autor: Yatim, Leila 
Primeiro orientador: Martins, Fernando José
Primeiro membro da banca: Vedovato, Luciana
Segundo membro da banca: Perrotta, Daniela Vanesa
Terceiro membro da banca: Juraszek, Berenice Borssoi
Quarto membro da banca: Almeida, Felipe Cordeiro de
Resumo: A internacionalização universitária tornou-se, nas últimas décadas, um tema central nas agendas de governos, organismos multilaterais e instituições de ensino superior em todo o mundo. Inserida no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento, a internacionalização assume diferentes concepções e práticas. A partir da proposta de modelos, esta tese contrapõe, sem desconsiderar aspectos contraditórios e compreendendo que os mesmos não são modelos puros, duas sínteses: a concepção de internacionalização mercantil e a concepção de internacionalização solidária, evidenciando a dimensão política e a conexão direta entre a concepção de educação e de internacionalização. Por um lado, o modelo mercantil, orientado pela lógica de mercado, pautado pela competição internacional, pela mobilidade restrita a elites acadêmicas e pela mercantilização do conhecimento. De outro, emerge o modelo de internacionalização solidária, que defende a educação superior como um bem público e social, promovendo a integração regional, a justiça social, os direitos humanos e a valorização da interculturalidade, pautado a partir da concepção sobre educação e universidade no âmbito da Conferência Regional de Educação Superior (CRES), de 2018, da América Latina e Caribe. Neste contexto, esta tese analisa o modelo de internacionalização universitária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a partir da concepção dos processos seletivos internacionais (2014-2021), compreendendo-os enquanto uma política pública de integração regional e de internacionalização universitária. Para tal, adota-se uma abordagem qualitativa, com base no método dialético e, como procedimentos metodológicos são utilizados a análise documental de fontes primárias, a revisão bibliográfica e a vivência prática da autora na temática. O estudo identifica avanços, limitações e contradições nos processos seletivos internacionais da instituição, demonstrando que, apesar de desafios institucionais e estruturais, a UNILA consolida práticas alinhadas a um projeto de internacionalização solidária. Como resultado, a pesquisa propõe um conjunto de indicadores de internacionalização solidária, sistematizados em quatro categorias analíticas: integração regional, direitos humanos, identidade e interculturalidade. Conclui-se que, mesmo diante de desafios institucionais e estruturais, a experiência da UNILA representa um exemplo concreto e necessário de internacionalização universitária solidária na América Latina e Caribe, reafirmando o compromisso da universidade com a inclusão e a transformação social na região.
Abstract: University internationalization has become, in recent decades, a central theme on the agendas of governments, multilateral organizations, and higher education institutions worldwide. Embedded within the context of globalization and the knowledge society, internationalization assumes different conceptions and practices. Based on the proposal of analytical models, this thesis contrasts — without disregarding contradictions and acknowledging that these are not pure models — two synthesized approaches: the mercantile internationalization model and the solidarity-based internationalization model, highlighting the political dimension and the direct connection between the conceptions of education and internationalization. On one hand, the mercantile model is oriented by market logic, characterized by international competition, mobility restricted to academic elites, and the commodification of knowledge. On the other hand, the solidarity-based internationalization model emerges, advocating higher education as a public and social good, promoting regional integration, social justice, human rights, and the appreciation of interculturality, following the guidelines of the 2018 Regional Conference on Higher Education (CRES) for Latin America and the Caribbean. In this context, this thesis analyzes the internationalization model of the Federal University for Latin American Integration (UNILA), focusing on the conception and implementation of its international student selection processes (2014–2021), understanding them as a public policy for regional integration and university internationalization. The research adopts a qualitative approach, grounded in the dialectical method, and employs methodological procedures including the analysis of primary documents, bibliographic review, and the author's professional experience in the field. The study identifies advances, limitations, and contradictions within UNILA’s international selection processes, demonstrating that, despite institutional and structural challenges, the university consolidates practices aligned with a solidarity-based internationalization project. As a result, the research proposes a set of solidarity-based internationalization indicators, systematized into four analytical categories: regional integration, human rights, identity, and interculturality. The study concludes that, even in the face of institutional and structural challenges, UNILA’s experience represents a concrete and necessary example of solidarity-based university internationalization in Latin America and the Caribbean, reaffirming the university’s commitment to inclusion and social transformation in the region.
La internacionalización universitaria se ha convertido, en las últimas décadas, en un tema central en las agendas de los gobiernos, los organismos multilaterales y las instituciones de educación superior en todo el mundo. Insertada en el contexto de la globalización y de la sociedad del conocimiento, la internacionalización asume diferentes concepciones y prácticas. A partir de la propuesta de modelos analíticos, esta tesis contrapone — sin desconsiderar las contradicciones y comprendiendo que no se trata de modelos puros — dos síntesis: el modelo de internacionalización mercantil y el modelo de internacionalización solidaria, evidenciando la dimensión política y la conexión directa entre las concepciones de educación e internacionalización. Por un lado, el modelo mercantil se orienta por la lógica del mercado, caracterizado por la competencia internacional, la movilidad restringida a élites académicas y la mercantilización del conocimiento. Por otro lado, emerge el modelo de internacionalización solidaria, que defiende la educación superior como un bien público y social, promoviendo la integración regional, la justicia social, los derechos humanos y la valoración de la interculturalidad, siguiendo los lineamientos de la Conferencia Regional de Educación Superior (CRES) de 2018 para América Latina y el Caribe. En este contexto, esta tesis analiza el modelo de internacionalización de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), centrando su estudio en la concepción y ejecución de sus procesos de selección internacional de estudiantes (2014-2021), comprendiéndolos como una política pública de integración regional e internacionalización universitaria. La investigación adopta un enfoque cualitativo, fundamentado en el método dialéctico, y utiliza como procedimientos metodológicos el análisis documental de fuentes primarias, la revisión bibliográfica y la experiencia profesional de la autora en el área. El estudio identifica avances, limitaciones y contradicciones en los procesos de selección internacional de UNILA, demostrando que, a pesar de los desafíos institucionales y estructurales, la universidad consolida prácticas alineadas a un proyecto de internacionalización solidaria. Como resultado, la investigación propone un conjunto de indicadores de internacionalización solidaria, sistematizados en cuatro categorías analíticas: integración regional, derechos humanos, identidad e interculturalidad. Se concluye que, incluso frente a los desafíos institucionales y estructurales, la experiencia de la UNILA representa un ejemplo concreto y necesario de internacionalización universitaria solidaria en América Latina y el Caribe, reafirmando el compromiso de la universidad con la inclusión y la transformación social en la región.
Keywords: Internacionalização universitária
Internacionalização solidária
UNILA
Processos seletivos internacionais
University internationalization
Solidarity-based internationalization
UNILA
International student selection processes
Internacionalización universitaria
Internacionalización solidaria
UNILA
Procesos de selección internacional
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Yatim, Leila. Internacionalização solidária: um caminho possível e necessário - A experiência da UNILA. 2025. 162 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8058
Issue Date: 7-Jul-2025
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leila_Yatim_2025.pdfDocumento principal1.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.