Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7978
Tipo do documento: Tese
Title: Itinerários pedagógicos em contexto pandêmico (2020-2022): diálogos entre professores da tríplice fronteira
Other Titles: Itinerários pedagógicos en contexto de pandemia (2020-2022): diálogos entre docentes de la triple frontera
Pedagogical itineraries in a pandemic context (2020-2022): dialogues between teachers from the triple border
Autor: Silva, Luciane Cristina 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: André, Tamara Cardoso
Segundo membro da banca: Bondezan, Andreia Nakamura
Terceiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Quarto membro da banca: Alves, Carla Juliana Galvão
Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino realizado nas escolas públicas das cidades que compõem a tríplice fronteira: Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) durante os anos da pandemia da Covid -19 (2020-2022), nos quais a educação foi fortemente impactada, pois uma das medidas sanitárias adotadas foi o distanciamento social, com o fechamento das escolas e as aulas suspensas. Nesse contexto, a fim de dar materialidade à pesquisa, e a inter-relação entre teoria e prática, foi organizado um grupo de estudos com o objetivo de problematizar o ensino na região de fronteira e criar uma rede de diálogos e troca de experiências acerca das ações que foram realizadas diante desse cenário. Foi criado em colaboração, um projeto de extensão intitulado: “Ensinar em tempos de Pandemia: diálogos transfronteiriços”, como base empírica da investigação. Como orientação de pesquisa, seguiu-se os fundamentos da metodologia colaborativa, o que contribuiu para pensar os espaços educacionais dessa fronteira, nos quais pesquisadores e participantes partilham, propõem mediações e reconstroem conhecimentos. Esta tese se propõe a investigar, junto aos professores da educação básica em escolas de fronteira, a sua formação continuada, quais foram os limites e possibilidades da implantação do ensino remoto e suas expectativas quanto à inserção das mídias no espaço escolar. A pesquisa está alicerçada aos fundamentos axiológicos dos Estudos Culturais, área de conhecimento em que os questionamentos envolvem a diversidade cultural e a comunicação, cujas bases estão assentadas na interdisciplinaridade, que permite a compreensão crítica das transformações sociais e contribui para a análise das relações estabelecidas entre cultura e sociedade, o que auxilia à forma de pensar a escola, seu processo de ensino, bem como o trabalho docente. Os estudos e diálogos, na tese, apresentam trocas de experiências pedagógicas e culturais, pois conectam diferentes visões de mundo e de escola, experiências da diversidade cultural que aproximam as diferenças. As análises apresentadas contribuem para redimensionar a prática docente e o ensino, bem como, demonstram nos diferentes países, uma urgência em relação a ampliação de investimentos na formação de professores para que possam ser pensadas novas estratégias pedagógicas alinhadas à inserção das tecnologias. A pesquisa denota a necessidade de elaboração e execução de políticas educacionais de longo prazo, cuja finalidade seja garantir uma educação pública de qualidade, uma realidade no Brasil, na Argentina e no Paraguai, guardadas as especificidades culturais de cada povo.
Abstract: Esta investigación indaga en la docencia realizada en las escuelas públicas de las ciudades que conforman la triple frontera: Ciudad del Este (Paraguay), Foz do Iguaçu (Brasil) y Puerto Iguazú (Argentina) durante los años de la pandemia Covid-19 (2020-2022), en los que la educación se vio fuertemente impactada, ya que una de las medidas sanitarias adoptadas fue el distanciamiento social, con el cierre de escuelas y la suspensión de clases. En este contexto, con el fin de darle materialidad a la investigación, y la interrelación entre teoría y práctica, se organizó un grupo de estudio con el objetivo de problematizar la docencia en la región fronteriza y crear una red de diálogo e intercambio de experiencias respecto de las acciones que se llevaron a cabo en este escenario. En colaboración se creó un proyecto de extensión titulado “La enseñanza en tiempos de pandemia: diálogos transfronterizos”, como base empírica para la investigación. Como orientación de la investigación, siguió los fundamentos de la metodología colaborativa, que contribuyó a pensar espacios educativos en esta frontera, en los que investigadores y participantes comparten, proponen mediaciones y reconstruyen conocimientos. Esta tesis se propone investigar, junto con docentes de educación básica de escuelas de frontera, su formación continua, cuáles eran los límites y posibilidades de implementar la enseñanza remota y sus expectativas respecto de la inserción de los medios en el espacio escolar. La investigación se sustenta en los fundamentos axiológicos de los Estudios Culturales, área del conocimiento en la que se cuestiona la diversidad cultural y la comunicación, cuyas bases se sustentan en la interdisciplinariedad, que permite una comprensión crítica de las transformaciones sociales y contribuye al análisis de las relaciones que se establecen entre la cultura y la sociedad, lo que ayuda a la forma de pensar la escuela, su proceso de enseñanza, así como el labor docente. Los estudios y diálogos, en la tesis, presentan intercambios de experiencias pedagógicas y culturales, ya que conectan diferentes visiones del mundo y de la escuela, experiencias de diversidad cultural que acercan las diferencias. Los análisis presentados contribuyen a remodelar la práctica docente y la enseñanza, además de demostrar, en diferentes países, la urgencia de ampliar las inversiones en formación docente para que se puedan pensar nuevas estrategias pedagógicas en línea con la inserción de tecnologías. La investigación denota la necesidad de desarrollar y ejecutar políticas educativas de largo plazo, cuyo propósito sea garantizar una educación pública de calidad, una realidad en Brasil, Argentina y Paraguay, teniendo en cuenta las especificidades culturales de cada pueblo.
This study examines educational practices in public schools located in the cities that make up the triple border: Ciudad del Este (Paraguay), Foz do Iguaçu (Brazil) and Puerto Iguazú (Argentina) during the years of the Covid-19 pandemic (2020-2022), a period in which education was profoundly impacted, as one of the health measures adopted was social distancing, with the closure of schools and suspended classes. In this context, in order to give materiality to the research, and the interrelationship between theory and practice, a study group was organized with the aim of problematizing teaching in the border region and creating a network of dialogue and exchange of experiences about the actions that were carried out in this scenario. An extension project entitled “Teaching in times of Pandemic: cross-border dialogues” was created in collaboration, as an empirical basis for the investigation. As research guidance, it followed the foundations of collaborative methodology, which contributed to thinking about educational spaces on this frontier, in which researchers and participants share, propose mediations and reconstruct knowledge. This thesis proposes to investigate, together with basic education teachers in border schools, their continued training, what were the limits and possibilities of implementing remote teaching and their expectations regarding the insertion of media in the school space. The research is based on the axiological foundations of Cultural Studies, an area of knowledge in which questions involve cultural diversity and communication, whose bases are based on interdisciplinarity, which allows for a critical understanding of social transformations and contributes to the analysis of the relationships established between culture and society, which helps the way of thinking about school, its teaching process, as well as teaching work. The studies and dialogues, in the thesis, present exchanges of pedagogical and cultural experiences, as they connect different views of the world and school, experiences of cultural diversity that bring differences closer together. The analyzes presented contribute to reshaping teaching practice and teaching, as well as demonstrating, in different countries, an urgency in relation to expanding investments in teacher training so that new pedagogical strategies can be thought of in line with the insertion of technologies. The research denotes the need to develop and execute long-term educational policies, whose purpose is to guarantee quality public education, a reality in Brazil, Argentina and Paraguay, taking into account the cultural specificities of each person.
Keywords: Formação de professores
Tríplice fronteira
Pandemia
Escola
Formación docente
Triple frontera
Pandemia
Escuela
Teacher Training
Triple Border
Pandemic
School
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Silva, Luciane Cristina. Itinerários pedagógicos em contexto pandêmico (2020-2022): diálogos entre professores da tríplice fronteira. 2025. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7978
Issue Date: 4-Apr-2025
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciane_Cristina_Silva_2025.pdfDocumento principal13.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.