Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8096
Tipo do documento: Tese
Title: Gestão do multilinguismo na Prova SAEB: um estudo sobre as ações do município de Foz do Iguaçu - PR com alunos do 5.º ano
Other Titles: Management of multilingualism in the SAEB test: a study of the actions of the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná, with fifth grade students
Gestión del multilingüismo en la prueba SAEB: un estudio sobre las acciones del municipio de Foz do Iguaçu (Paraná) con alumnos de 5.º curso
Autor: Dossena, Gisele Aparecida 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Segundo membro da banca: Pasini, Juliana Fátima Serraglio
Terceiro membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Quarto membro da banca: Eckstein, Luiz Carlos
Resumo: A avaliação da qualidade da Educação Básica, por meio de testes padronizados, como a Prova SAEB, tem se intensificado nas últimas décadas. No entanto, a aplicação desses instrumentos em contextos de grande diversidade linguística, como é o caso de municípios de fronteira, exige a adoção de medidas específicas para tentar garantir a equidade principalmente entre os alunos imigrantes. Nesse viés, esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise das políticas linguísticas de Foz do Iguaçu - PR para compreender como o município tem abordado o multilinguismo presente na região de fronteira, considerando as especificidades do contexto sociocultural local. O objetivo é analisar se o município tem uma política linguística e como as suas ações podem auxiliar os alunos cuja língua materna se difere da utilizada na Prova SAEB no que tange à superação da barreira linguística. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias, como documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial, e fontes secundárias, por meio do levantamento de teses, de dissertações e de artigos científicos que tratam do objeto desta pesquisa. A análise revelou que, embora Foz do Iguaçu - PR tenha implementado algumas ações pontuais de acolhimento para alunos imigrantes, não se pode afirmar que o município possui uma política linguística estruturada com o objetivo claro de auxiliar esses estudantes na superação da barreira do idioma. A falta de implementação de iniciativas previstas em documentos oficiais e a necessidade de revisão e melhor estruturação de outras ações indicam uma lacuna nessa área, o que pode ser um fator prejudicial para o desempenho dos alunos na resolução da prova SAEB.
Abstract: The assessment of the quality of basic education through standardized tests, such as the SAEB Test, has intensified in recent decades. However, applying these instruments in contexts of great linguistic diversity, such as border municipalities, requires adopting specific measures to ensure equity, especially among immigrant students. This research aims to analyze Foz do Iguaçu's language policies to understand how the municipality has addressed multilingualism in the border region, considering the local sociocultural context's specificities. The objective is to determine if the municipality has a language policy and if so, how it can help students whose native language differs from the language used in the SAEB test overcome the language barrier. The methodology used to collect information was based on bibliographic research, considering primary sources such as official documents and data from official bodies, as well as secondary sources through a survey of theses, dissertations, and scientific articles dealing with the subject of this research. The analysis revealed that, although Foz do Iguaçu, Paraná, has implemented some specific welcoming actions for immigrant students, it cannot be said that the municipality has a structured language policy with the clear objective of helping these students overcome the language barrier. The lack of implementation of initiatives outlined in official documents and the need for review and better structuring of other actions indicate a gap in this area, which may negatively affect student performance on the SAEB exam.
La evaluación de la calidad de la educación básica mediante pruebas estandarizadas, como la prueba SAEB, se ha intensificado en las últimas décadas. Sin embargo, la aplicación de estos instrumentos en contextos de gran diversidad lingüística, como en los municipios fronterizos, requiere la adopción de medidas específicas para garantizar la equidad, especialmente entre el alumnado inmigrante. En este sentido, el objetivo de esta investigación es analizar las políticas lingüísticas de Foz do Iguaçu (Paraná) para comprender cómo el municipio ha abordado el multilingüismo presente en la región fronteriza teniendo en cuenta las especificidades del contexto sociocultural local. El objetivo es analizar si el municipio cuenta con una política lingüística y cómo sus acciones pueden ayudar a los alumnos cuya lengua materna difiere de la utilizada en la prueba SAEB a superar la barrera lingüística. Para la recopilación de información, se utilizó una metodología basada en una investigación bibliográfica que tuvo en cuenta tanto fuentes primarias, como documentos oficiales y recopilación de datos del organismo oficial, como fuentes secundarias, mediante el estudio de tesis, disertaciones y artículos científicos relacionados con el tema de investigación. El análisis reveló que, si bien Foz do Iguaçu, Paraná, ha implementado algunas medidas específicas de acogida para estudiantes inmigrantes, no se puede afirmar que el municipio cuente con una política lingüística estructurada con el objetivo claro de ayudar a estos estudiantes a superar la barrera lingüística. La falta de implementación de las iniciativas descritas en los documentos oficiales y la necesidad de revisar y estructurar mejor otras acciones indican una brecha en esta área, lo que podría afectar negativamente el rendimiento estudiantil en el examen SAEB.
Keywords: Avaliação externa
Políticas linguísticas
Políticas educacionais
Prova SAEB
Multilinguismo
Fronteira
External evaluation
Language policies
Educational policies
SAEB Test
Multilingualism
Border
Evaluación externa
Políticas lingüísticas
Políticas educativas
Prueba SAEB
Multilingüismo
Frontera
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Dossena, Gisele Aparecida. Gestão do multilinguismo na Prova SAEB: um estudo sobre as ações do município de Foz do Iguaçu - PR com alunos do 5.º ano. 2025. 121 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8096
Issue Date: 17-Sep-2025
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele_Aparecida_Dossena_2025.pdfDocumento principal1.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.