Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8060
Tipo do documento: Dissertação
Title: Possibilidades e limites no atendimento de alunos com transtorno do espectro autista do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma escola fronteiriça
Other Titles: Possibilities and limitations in serving students with autism spectrum disorder from 1st to 5th grade of elementary school: a border school
Posibilidades y límites en la atención al alumno con transtorno del espectro autista desde el 1.º al 5.º año de primaria: una escuela de frontispiece
Autor: Santos, Janaina Proensa dos 
Primeiro orientador: Soligo, Valdecir
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Pasini, Juliana Fátima Serraglio
Resumo: O aumento expressivo no número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem impactado significativamente o cenário educacional, exigindo uma revisão das práticas pedagógicas convencionais. Este fenômeno, observado tanto em Foz do Iguaçu quanto em outras regiões do país, desafia educadores e instituições a desenvolverem estratégias pedagógicas inclusivas que valorizem a diversidade de perfis de aprendizagem. Neste trabalho serão discutidas políticas e legislações voltadas para a educação inclusiva, com foco no atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil, Paraná e no município de Foz do Iguaçu, evidenciando a importância de um arcabouço legal robusto para garantir a inclusão educacional desses alunos e destacando a necessidade de políticas públicas eficazes, formação contínua de educadores e colaboração entre setores para promover um ambiente educacional inclusivo e de qualidade. Os estudos pioneiros formaram a base para o que conhecemos sobre o autismo e foram fundamentais na identificação e descrição do transtorno, destacando características como o isolamento social e interesses restritos, enquanto que estudos mais atuais, levaram à definição atual como um espectro, reconhecido no DSM-5. O TEA afeta significativamente a experiência escolar, com déficits na reciprocidade social, comunicação não verbal e compreensão de relacionamentos, impactando o desenvolvimento acadêmico e social. A compreensão das características do transtorno é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo, onde intervenções específicas e suporte individualizado promovam o bem-estar e o sucesso acadêmico dos alunos. Foi realizada uma pesquisa na Escola João da Costa Viana, com professores de diversas áreas, buscando identificar as possibilidades e limites no atendimento de alunos autistas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é captar a percepção do professor que atende ao aluno autista, para identificando as limitações no processo de atendimento pedagógico a esses alunos, bem como as condições de trabalho e as ações já desenvolvidas. A pesquisa busca evidenciar a complexidade do atendimento educacional de alunos autistas e a necessidade de um esforço conjunto para superar os desafios, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz.
Abstract: The significant increase in the number of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) has significantly impacted the educational scenario, requiring a review of conventional pedagogical practices. This phenomenon, observed both in Foz do Iguaçu and in other regions of the country, challenges educators and institutions to develop inclusive pedagogical strategies that value the diversity of learning profiles. This paper will discuss policies and legislation aimed at inclusive education, with a focus on serving students with Autism Spectrum Disorder in Brazil, Paraná and the city of Foz do Iguaçu, highlighting the importance of a robust legal framework to guarantee the educational inclusion of these students and highlighting the need for effective public policies, continuous training of educators and collaboration between sectors to promote an inclusive and quality educational environment. Pioneering studies formed the basis for what we know about autism and were fundamental in identifying and describing the disorder, highlighting characteristics such as social isolation and restricted interests, while more recent studies led to the current definition as a spectrum, recognized in the DSM-5. ASD significantly affects the school experience, with deficits in social reciprocity, nonverbal communication, and understanding of relationships, impacting academic and social development. Understanding the characteristics of the disorder is essential to create an inclusive school environment, where specific interventions and individualized support promote students' well-being and academic success. A survey was conducted at the João da Costa Viana School, with teachers from different areas, seeking to identify the possibilities and limits in serving autistic students from the 1st to 5th grade of Elementary School. The objective of the survey is to capture the perception of the teacher who works with autistic students, in order to identify the limitations in the process of pedagogical service to these students, as well as the working conditions and actions already developed. The survey seeks to highlight the complexity of educational service for autistic students and the need for a joint effort to overcome the challenges, promoting a more inclusive and effective learning environment.
El aumento significativo del número de niños diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista (TEA) ha impactado significativamente el escenario educativo, requiriendo una revisión de las prácticas pedagógicas convencionales. Este fenómeno, observado tanto en Foz do Iguaçu como en otras regiones del país, desafía a educadores e instituciones a desarrollar estrategias pedagógicas inclusivas que valoren la diversidad de perfiles de aprendizaje. Este artículo discutirá las políticas y la legislación dirigidas a la educación inclusiva, con foco en la atención a estudiantes con Trastorno del Espectro Autista en Brasil, Paraná y la ciudad de Foz do Iguaçu, destacando la importancia de un marco legal robusto para garantizar la inclusión educativa de estos estudiantes y destacando la necesidad de políticas públicas efectivas, formación continua de educadores y colaboración entre sectores para promover un ambiente educativo inclusivo y de calidad. Estudios pioneros formaron la base de lo que sabemos sobre el autismo y fueron fundamentales para identificar y describir el trastorno, destacando características como el aislamiento social y los intereses restringidos, mientras que estudios más recientes llevaron a la definición actual como espectro, reconocida en el DSM-5. El TEA afecta significativamente la experiencia escolar, con déficits en la reciprocidad social, la comunicación no verbal y la comprensión de las relaciones, lo que impacta el desarrollo académico y social. Comprender las características del trastorno es esencial para crear un entorno escolar inclusivo donde intervenciones específicas y apoyo individualizado promuevan el bienestar y el éxito académico de los estudiantes. Se realizó una encuesta en la Escuela João da Costa Viana, con profesores de diferentes áreas, buscando identificar las posibilidades y límites en la atención a alumnos autistas del 1º al 5º año de la Enseñanza Primaria. El objetivo de la investigación es captar la percepción del docente que trabaja con estudiantes autistas, identificar las limitaciones en el proceso de apoyo pedagógico a estos estudiantes, así como las condiciones de trabajo y acciones ya desarrolladas. La investigación busca resaltar la complejidad del apoyo educativo al alumnado autista y la necesidad de un esfuerzo conjunto para superar los desafíos, promoviendo un ambiente de aprendizaje más inclusivo y efectivo.
Keywords: Transtorno do espectro autista
Escola
Professor
Possibilidades
Limites
Autism spectrum disorder
School
Possibilities
Limits
Trastorno del espectro autista
Escuela
Maestro
Posibilidades
Límites
Teacher
CNPq areas: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Santos, Janaina Proensa dos. Possibilidades e limites no atendimento de alunos com transtorno do espectro autista do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma escola fronteiriça. 2025. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8060
Issue Date: 4-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaina_Proensa_dos_Santos_2025.pdfDocumento principal1.56 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.