Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7652
Tipo do documento: Dissertação
Title: As implicações da contrarreforma do ensino médio e da base nacional comum curricular para o ensino da matemática
Other Titles: the implications of the counter-reform of secondaty education of the common national curricular base for the teaching of mathematics
Autor: Becker, Danielli Ovsiany 
Primeiro orientador: Andrade, Susimeire Vivien Rossotti de
Primeiro membro da banca: Malanchen, Julia
Segundo membro da banca: Navarro, Eloisa Rosotti
Resumo: Este estudo se constitui por meio de uma pesquisa de abordagem exploratória qualitativa e levantamento de dados baseados em fontes bibliográfico-documentais. A questão que norteou este estudo foi: Quais são as possíveis implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino da Matemática? Para tanto, analisou-se de que modo as mudanças no modo de produção capitalista impactaram a educação escolar, orientando-se pelos estudos da pedagogia Histórico-Crítica. Ao analisar tais impactos, utilizou-se a categoria filosófica Lógico-Histórica, alinhada ao materialismo Histórico-Dialético. Desse modo, buscou-se compreender a dinâmica organizacional do Ensino Médio a partir da divisão social do trabalho, visando um melhor entendimento da dualidade presente nessa etapa da educação básica. A partir desta compreensão foram identificadas as inferências do neoliberalismo nas políticas educacionais, além das implicações da Lei 13.415/17 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para a organização curricular, com foco na área de Matemática e suas Tecnologias. Por intermédio da análise dos documentos, pautaram-se as mudanças nesta nova estrutura curricular e apreendeu-se a concepção de mundo, preconizada pela BNCC do Ensino Médio. O estudo demonstra que as reformas educacionais são realizadas para atender aos interesses econômicos. Nesse sentido, compreende-se que a estruturação curricular da Matemática na BNCC atende às necessidades mercadológicas, baseadas na pedagogia das competências, impondo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas para a resolução de problemas práticos do mercado de trabalho, usurpando-lhes o direito a uma formação crítica e emancipatória. Concluise também que é impossível separar educação e trabalho no processo de formação humana, rumo à emancipação da classe trabalhadora. Dessa forma, uma pedagogia que atenda satisfatoriamente às necessidades da classe trabalhadora, capaz de libertar os indivíduos da alienação do mundo do trabalho, torna-se necessária para efetivar a equidade social, sendo alcançada apenas por meio da revolução do proletariado.
Abstract: This study is based on a qualitative exploratory approach and a survey of data based on bibliographic and documentary sources. The question that guided this study was: What are the possible implications of the counter-reform of secondary education for the teaching of mathematics? To this end, we analyzed how the changes in the capitalist mode of production have impacted school education, guided by the studies of Historical-Critical pedagogy. In analyzing these impacts, we used the philosophical category Logical-Historical, aligned with Historical-Dialectical materialism. In this way, we sought to understand the organizational dynamics of secondary education based on the social division of labour, with a view to better understanding the duality present in this stage of basic education. From this understanding, the inferences of neoliberalism in educational policies were identified, as well as the implications of Law 13.415/17 and the National Common Curriculum Base (BNCC) for high school curricular organization, with a focus on the area of Mathematics and its Technologies. Through the analysis of the documents, the changes in this new curricular structure were guided and the conception of the world advocated by the BNCC for secondary education was grasped.The study shows that educational reforms are carried out to meet economic interests. In this sense, it is understood that the structuring of the Mathematics curriculum in the BNCC meets market needs, based on the pedagogy of competencies, imposing on students the development of specific skills to solve practical problems in the job market, usurping their right to a critical and emancipatory education. It is also concluded that it is impossible to separate education and work in the process of human formation, towards the emancipation of the working class. In this way, a pedagogy that satisfactorily meets the needs of the working class, capable of freeing individuals from the alienation of the world of work, becomes necessary in order to achieve social equity, which can only be achieved through the proletarian revolution.
Keywords: Contrarreforma do ensino médio
Base nacional comum curricular
Educação escolar
Políticas educacionais
Ensino de matemática
High school counter-reform
National common core curriculum
School education
Educational policies
Mathematics teaching
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Becker, Danielli Ovsiany. As implicações da contrarreforma do ensino médio e da base nacional comum curricular para o ensino da matemática. 2024. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7652
Issue Date: 6-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielli_Ovsiany_Becker_2024.pdfDocumento principal1.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.