Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7520
Tipo do documento: Dissertação
Title: Levantamento e análise das produções sobre alfabetização e pedagogia histórico-crítica (2003 a 2023)
Other Titles: Survey and analysis of productions on literacy and historical-critical pedagogy (2003 to 2023)
Relevamiento y análisis de producciones sobre alfabetización y pedagogía histórico-crítica (2003 a 2023)
Autor: Sens, Tania Pereira da Silva 
Primeiro orientador: Malanchen, Julia
Primeiro membro da banca: Mazzeu, Francisco José Carvalho
Segundo membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo o estudo do processo de alfabetização à luz da concepção histórico-crítica, por meio do levantamento e da análise das produções realizadas entre 2003 e 2023. Fundamentada na defesa da Pedagogia HistóricoCrítica como teoria pedagógica contra-hegemônica, esta pesquisa visa a contribuir para a transformação social por meio da socialização do conhecimento científico sistematizado para a classe trabalhadora, de modo a garantir seu acesso aos bens culturais historicamente produzidos pela humanidade. O objetivo geral é sistematizar os principais elementos do processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conforme a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, com base nas produções existentes sobre o tema entre 2003 e 2023. Essa necessidade surgiu da prática pedagógica da pesquisadora como professora alfabetizadora, o que destacou a importância de uma fundamentação didático-teórica para o trabalho. Além disso, como contribuição, este estudo busca compreender a relação entre a produção de conhecimento científico e as possibilidades de intervenção na realidade. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever e analisar os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, estabelecendo uma relação com o processo de alfabetização; investigar as produções científicas, por meio de uma revisão da literatura, incluindo dissertações e teses que pesquisaram o processo de alfabetização à luz dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, no período compreendido entre 2003 e 2023; e, por fim, apresentar as contribuições dessa teoria pedagógica para o processo de alfabetização existentes até o momento. O problema de pesquisa que orienta esse estudo consiste na questão “Qual a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de alfabetização?”. A pesquisa está organizada em três capítulos, que se articulam em torno dos objetivos estabelecidos e são construídos a partir da sistematização das temáticas analisadas ao longo do processo investigativo. No primeiro capítulo, apresentamos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando sua origem e os fundamentos teóricos-metodológicos. No segundo capítulo, realizamos uma revisão da literatura, levantando pesquisas que investigam o processo de alfabetização tendo como estofo teórico a concepção histórico-crítica. No terceiro capítulo, apresentamos as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de alfabetização. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, com base na perspectiva materialista histórico-dialética como corrente epistemológica e metodológica de análise, entendendo que essa abordagem permite compreender a relação dos sujeitos em atividade, o processo histórico e suas relações sociais, na perspectiva da totalidade. Por fim, delineamos ideias gerais sobre a alfabetização à luz dos fundamentos da concepção histórico-crítica da educação, apresentando as conclusões e as contribuições da pesquisa desenvolvida.
Abstract: This research aims to study the literacy process in the light of the historical-critical conception, by surveying and analyzing productions carried out between 2003 and 2023. Based on the defense of Historical-Critical Pedagogy as a counter-hegemonic pedagogical theory, this research aims to contribute to social transformation through the socialization of systematized scientific knowledge for the working class, in order to guarantee their access to the cultural goods historically produced by humanity. The general aim of this study is to systematize the main elements of the literacy process in the Early Years of Primary School, from the perspective of Critical-Historical Pedagogy, based on existing research on the subject between 2003 and 2023. This need arose from the researcher's pedagogical practice as a literacy teacher, whichhighlighted the importance of a didactic-theoretical foundation for the work. Furthermore, as a contribution, this study seeks to understand the relationship between the production of scientific knowledge and the possibilities for intervention in reality. The specific objectives of the research are: to describe and analyze the principles of Historical-Critical Pedagogy, establishing a relationship with the literacy process; to investigate the scientific productions, through a literature review, including dissertations and theses that researched the literacy process in the light of the foundations of Historical-Critical Pedagogy, in the period between 2003 and 2023; and, finally, to present the contributions of this pedagogical theory to the literacy process that exist to date. The research problem guiding this study consists of the question “What is the contribution of Historical-Critical Pedagogy to the literacy process?”. The research is organized into three chapters, which are articulated around the established objectives and are built from the systematization of the themes analyzed throughout the investigative process. In the first chapter, we present the principles of HistoricalCritical Pedagogy, looking at its origins and theoretical-methodological foundations. In the second chapter, we carry out a Literature Review, surveying research that investigates the literacy process using the historical-critical conception as its theoretical framework. In the third chapter, we present the contributions of HistoricalCritical Pedagogy to the literacy process. This study adopts a qualitative approach, based on bibliographical research, based on the historical-dialectical materialist perspective as the epistemological and methodological current of analysis, understanding that this approach allows us to understand the relationship between subjects in activity, the historical process and their social relations, from the perspective of totality. Finally, we outline general ideas about literacy in the light of the foundations of the historical-critical conception of education, presenting the conclusions and contributions of the research carried out.
El objetivo de esta investigación es estudiar el proceso de alfabetización a la luz de la concepción histórico-crítica, mediante el relevamiento y análisis de las producciones realizadas entre 2003 y 2023. Partiendo de la defensa de la Pedagogía HistóricoCrítica como teoría pedagógica contrahegemónica, esta investigación pretende contribuir a la transformación social a través de la socialización del conocimiento científico sistematizado para la clase trabajadora, con el fin de garantizar su acceso a los bienes culturales históricamente producidos por la humanidad. El objetivo general de este estudio es sistematizar los principales elementos del proceso de alfabetización en el Nivel Inicial, desde la perspectiva de la Pedagogía Histórico-Crítica, a partir de las investigaciones existentes sobre el tema entre 2003 y 2023. Esta necesidad surgió de la práctica pedagógica de la investigadora como alfabetizadora, que destacó la importancia de una fundamentación didáctico-teórica del trabajo. Además, como contribución, este estudio busca comprender la relación entre la producción de conocimiento científico y las posibilidades de intervención en la realidad. Los objetivos específicos de la investigación son: describir y analizar los principios de la Pedagogía Histórico-Crítica, estableciendo una relación con el proceso de alfabetización; investigar las producciones científicas, por medio de una revisión de la literatura, incluyendo disertaciones y tesis que investigaron el proceso de alfabetización a la luz de los fundamentos de la Pedagogía Histórico-Crítica, en el período comprendido entre 2003 y 2023; y, por último, presentar las contribuciones de esta teoría pedagógica al proceso de alfabetización que existen hasta la fecha. El problema de investigación que orienta este estudio consiste en la pregunta «¿Cuál es la contribución de la Pedagogía Histórico-Crítica al proceso de alfabetización?». La investigación se organiza en tres capítulos, que se articulan en torno a los objetivos establecidos y se construyen a partir de la sistematización de los temas analizados a lo largo del proceso de investigación. En el primer capítulo, presentamos los principios de la Pedagogía Histórico-Crítica, abordando sus orígenes y fundamentos teóricometodológicos. En el segundo capítulo, realizamos una Revisión de la Literatura, relevando las investigaciones que indagan el proceso de alfabetización utilizando como marco teórico la concepción histórico-crítica. En el tercer capítulo, presentamos los aportes de la Pedagogía Histórico-Crítica al proceso de alfabetización. Este estudio adopta un enfoque cualitativo, basado en la investigación bibliográfica, a partir de la perspectiva materialista histórico-dialéctica como corriente epistemológica y metodológica de análisis, entendiendo que este enfoque permite comprender la relación entre los sujetos en actividad, el proceso histórico y sus relaciones sociales, desde la perspectiva de la totalidad. Finalmente, esbozamos ideas generales sobre la alfabetización a la luz de los fundamentos de la concepción histórico-crítica de la educación, presentando las conclusiones y aportes de la investigación realizada.
Keywords: Processo de alfabetização
Pedagogia histórico-crítica
Prática pedagógica
Literacy process
Historical-critical pedagogy
Pedagogical practice
Proceso de alfabetización
Pedagogía histórico-crítica
Práctica pedagógica
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Sens, Tania Pereira da Silva. Levantamento e análise das produções sobre alfabetização e pedagogia histórico-crítica (2003 a 2023). 2024. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7520
Issue Date: 5-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania_Pereira_da_Silva_Sens_2024.pdfDocumento principal1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.