Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7705
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estratégias de aprendizagem para o ensino médio: construção de um recurso instrucional
Other Titles: Learning strategies for high school: building an instructional resource
Estrategias de aprendizaje para la educación secundaria: desarrollo de un recurso instruccional
Autor: Penso, Larissa Lazzeris 
Primeiro orientador: Mombelli, Monica Augusta
Primeiro membro da banca: Sá, Isabel
Segundo membro da banca: Moura, Cynthia Borges de
Terceiro membro da banca: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um recurso instrucional organizado por áreas de conhecimento, com o intuito de promover a compreensão e o uso de estratégias de aprendizagem entre estudantes do Ensino Médio. O estudo foi fundamentado em uma revisão bibliográfica narrativa, que reuniu produções científicas relacionadas à aplicação dessas estratégias nesse contexto. Para a seleção dos artigos, foram consultadas as bases de dados ScientificElectronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). A busca incluiu a combinação de palavras-chave e operadores booleanos, como ("estratégias de aprendizagem" AND "ensino médio") OR ("métodos de aprendizagem" AND "alunos do ensino médio") OR ("técnicas de estudo" AND "adolescentes" AND "escola secundária") NOT "ensino fundamental". Após a revisão, as informações obtidas foram sistematizadas em um quadro para facilitar a análise e interpretação dos dados. Foram elaboradas fichas das estratégias de aprendizagem com base em conceitos consolidados na literatura, conforme apresentado por Grehs (2020), Silva (2019) e Burochovitch et al.(2021). As fichas apresentam a classificação das estratégias (cognitiva ou metacognitiva), uma descrição clara do comportamento envolvido no uso de cada estratégia e a indicação das áreas de conhecimento onde podem ser aplicadas. Isso visa possibilitar uma aplicação mais eficaz por parte dos estudantes. Os resultados indicaram que todas as pesquisas realizadas no contexto do Ensino Médio evidenciaram efeitos positivos associados ao uso de estratégias de aprendizagem. Ressalta-se a relevância das fichas instrucionais, que fornecerão informações conceituais sobre as estratégias e orientam os estudantes em sua aplicação, identificando as áreas do conhecimento que podem ser mais beneficiadas por cada uma. Espera-se que a divulgação das fichas elaboradas permita que professores e alunos do Ensino Médio os utilizem como uma ferramenta eficaz para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e fornecendo diretrizes claras para a aplicação eficiente das estratégias de aprendizagem
Abstract: The aim of this research was to develop an instructional resource organized by areas of knowledge in order to promote the understanding and use of learning strategies among high school students. The study was based on a narrative literature review, which brought together scientific productions related to the application of these strategies in this context. Tos elect the articles, the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) data bases were consulted. The search included a combination of descriptors and Boolean operators, such as (―learning strategies‖ AND ―high school‖) OR (―learning methods‖ AND ―high school students‖) OR (―study techniques‖ AND ―adolescents‖ AND ―high school‖) NOT ―elementary school‖. After the review, the information obtained was systematized in a table to facilitate the analysis and interpretation of the data. Learning strategy sheets were drawn up based on concepts consolidated in the literature, as planned by Grehs (2020), Silva (2019) and Burochovitch et al. (2021). The sheets present the classification of the strategies (cognitive or metacognitive), a clear description of the behavior involved in using each strategy and an indication of the knowledge areas where they can be applied. This aims to enable students to apply them more effectively. The results indicated that all the research demonstrated in the context of secondary education revealed positive effects in the use of learning strategies. The instructional sheets' relevance is highlighted, as they provide conceptual information about the strategies and guide students in their application, identifying the areas of knowledge that can benefit the most from each one. It is hoped that the dissemination of the worksheets will enable secondary school teachers and students to use them as an effective tool for improving the teaching-learning process, promoting students' academic development and providing clear guidelines for the efficient application of learning strategies.
El objetivo de esta investigación fue elaborar un recurso didáctico organizado por áreas de conocimiento con el fin de promover la comprensión y el uso de estrategias de aprendizaje entre los alumnos de secundaria. El estudio se basó en una revisión bibliográfica narrativa, que reunió producciones científicas relacionadas con la aplicación de estas estrategias en este contexto. Para seleccionar los artículos, se consultaron las bases de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO), el Portal de Periódicos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) y Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). La búsqueda incluyó una combinación de descriptores y operadores booleanos, como (―learning strategies‖ AND ―high school‖) OR (―learning methods‖ AND ―high school students‖) OR (―study techniques‖ AND ―adolescents‖ AND ―high school‖) NOT ―primary schools‖. Tras la revisión, la información obtenida se sistematizó en una tabla para facilitar el análisis y la interpretación de los datos. Se elaboraron fichas de estrategias de aprendizaje con base en conceptos consolidados en la literatura, conforme a lo previsto por Grehs (2020), Silva (2019) y Burochovitch et al. (2021). Las fichas muestran la clasificación de las estrategias (cognitivas o metacognitivas), una descripción clara del comportamiento que implica el uso de cada estrategia y una indicación de las áreas de conocimiento en las que pueden aplicarse. El objetivo es que los estudiantes puedan aplicarlas con mayor eficacia. Los resultados indicaron que todas las investigaciones realizadas en el contexto de la educación secundaria evidenciaron efectos positivos asociados al uso de estrategias de aprendizaje. Se destaca la relevancia de las fichas instruccionales, las cuales proporcionarán información conceptual sobre las estrategias y orientarán a los estudiantes en su aplicación, identificando las áreas de conocimiento que pueden beneficiarse más de cada una. Se espera que la difusión de las fichas permita a profesores y alumnos de secundaria utilizarlas como una herramienta eficaz para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje, promover el desarrollo académico de los estudiantes y proporcionar pautas claras para la aplicación eficiente de las estrategias de aprendizaje.
Keywords: Material instrucional
Estratégias de aprendizagem
Ensino médio
Instructional material
Learning strategies
High school
Material instruccional
Estrategias de aprendizaje
Educación secundaria
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Penso, Larissa Lazzeris. Estratégias de aprendizagem para o ensino médio: construção de um recurso instrucional. 2024. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7705
Issue Date: 6-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Lazzeris_Penso_2024.pdfDocumento principal1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.