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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8027
Tipo do documento: Dissertação
Title: Validação de conteúdo e usabilidade de um infográfico animado para cuidados com lesões por pressão
Other Titles: Validación de contenido y usabilidad de una infografía animada para el cuidado de las lesiones por presión
Content validation and usability of an infographic for pressure ulcer care
Autor: Ribeiro, Caroline Rippel 
Primeiro orientador: Zilly, Adriana
Primeiro coorientador: Cherman, Chris Mayara Tibes
Primeiro membro da banca: Sobrinho, Reinaldo Antonio da Silva
Segundo membro da banca: Costa, Marta Cossetin
Terceiro membro da banca: Lopes, Anália Rosário
Resumo: Uma lesão por pressão (LP) é definida como lesão localizada na pele ou tecidos subjacentes, como resultado de pressão ou pressão em combinação com cisalhamento. As LP são consideradas um dos problemas de saúde mais comuns e graves em todo o mundo, afetando principalmente pacientes com mobilidade reduzida, idosos e pacientes acamados. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo validar o conteúdo e avaliar a usabilidade de um infográfico animado direcionado para cuidadores de pacientes domiciliados, com foco no ensino e cuidados de prevenção de LP. Trata-se de um estudo metodológico, com ênfase na validação de conteúdo, conduzida por meio da manifestação de juízes-especialistas que ocorreu em duas etapas: Etapa 1: validação de conteúdo com enfermeiros assistenciais atuantes da Atenção Primária em Saúde no município de Foz do Iguaçu/Paraná, com o objetivo de validar o conteúdo do infográfico através da aplicabilidade do método do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Etapa 2: adequação do infográfico e avaliação da usabilidade junto ao público-alvo para analisar a usabilidade do infográfico e correspondem suas demandas onde foi utilizado o método System Usability Scale (SUS). O infográfico animado obteve 88,4% de avaliações positivas, com 11,6% de sugestões para pequenas revisões, sem discordâncias significativas entre os avaliadores. O IVC global foi de 1,00, confirmando sua validação como tecnologia educacional digital. As principais sugestões de melhoria envolvem a adequação da linguagem (58,3% de aprovação) e o esclarecimento de dúvidas sobre o tema (75% de aprovação), resultando em ajustes na narração e remoção de termos técnicos. Na avaliação de usabilidade, apresentou uma pontuação final de 93,75, indicando alta aceitação, 70% dos avaliadores classificaram a usabilidade como "Melhor imaginável", enquanto 30% como "Excelente". Nenhum avaliador considerou as outras opções, o que reforça a eficácia do material para o público-alvo. Esses dados reforçam que o infográfico animado atende de forma eficaz aos critérios de funcionalidade, clareza e acessibilidade, sendo considerado satisfatório para o público-alvo pretendido, sem necessidade de ajustes no material apresentado. A versão final do infográfico conta com 11 telas, duração de 7 minutos e 46 segundos, e está em formato MP4, garantindo qualidade e acessibilidade ao conteúdo. Além do recurso de voz presente na primeira versão, a versão final incluiu legendas para garantir acessibilidade a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A divulgação ocorreu por meio da plataforma YouTube, e será enviado nos meios de comunicação dos serviços de saúde da cidade e para os cuidadores do SAD, para ampliar o alcance e disseminação do conteúdo. Os achados desta pesquisa ressaltam o papel crucial das tecnologias educacionais em saúde como apoio indispensável na capacitação de cuidadores e na assistência ao cuidado domiciliar. Essas tecnologias não só ajudam na prevenção de LP, como também favorecem a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus cuidadores, que enfrentam desafios cotidianos no exercício do cuidado.
Abstract: Una lesión por presión (LP) se define como una lesión localizada en la piel o en los tejidos subyacentes, resultado de la presión o de la presión en combinación con el cizallamiento. Las LP se consideran uno de los problemas de salud más comunes y graves a nivel mundial, afectando principalmente a pacientes con movilidad reducida, personas mayores y pacientes encamados. En este contexto, el presente estudio tiene como objetivo validar el contenido y evaluar la usabilidad de una infografía animada dirigida a cuidadores de pacientes domiciliarios, con enfoque en la enseñanza y los cuidados para la prevención de las LP. Se trata de un estudio metodológico, con énfasis en la validación de contenido, realizado mediante la evaluación de jueces especialistas en dos etapas: Etapa 1: validación del contenido con enfermeros asistenciales de la Atención Primaria en Salud en el municipio de Foz do Iguaçu, Paraná, con el objetivo de validar el contenido del infográfico mediante el uso del Índice de Validez de Contenido (IVC). Etapa 2: adecuación del infográfico y evaluación de la usabilidad con el público objetivo para analizar la usabilidad del infográfico y verificar si responde a sus necesidades, utilizando el método System Usability Scale (SUS). El infográfico animado obtuvo un 88,4% de evaluaciones positivas, con un 11,6% de sugerencias para pequeñas revisiones, sin desacuerdos significativos entre los evaluadores. El IVC global fue de 1,00, lo que confirma su validación como tecnología educativa digital. Las principales sugerencias de mejora incluyeron la adecuación del lenguaje (58,3% de aprobación) y la aclaración de dudas sobre el tema (75% de aprobación), lo que resultó en ajustes en la narración y eliminación de términos técnicos. En la evaluación de usabilidad, la infografía obtuvo una puntuación final de 93,75, lo que indica una alta aceptación. El 70% de los evaluadores calificó la usabilidad como “La mejor imaginable”, mientras que el 30% la consideró “Excelente”. Ningún evaluador seleccionó otras opciones, lo que refuerza la eficacia del material para el público destinatario. Estos datos confirman que la infografía animada cumple eficazmente con los criterios de funcionalidad, claridad y accesibilidad, siendo considerada satisfactoria para su público objetivo, sin necesidad de ajustes adicionales. La versión final de la infografía contiene 11 pantallas, tiene una duración de 7 minutos y 46 segundos, y está en formato MP4, garantizando la calidad y accesibilidad del contenido. Además del recurso de voz presente en la primera versión, la versión final incluyó subtítulos para garantizar la accesibilidad a personas sordas o con discapacidad auditiva. La divulgación se realizó a través de la plataforma YouTube y será enviada a través de los medios de comunicación de los servicios de salud del municipio y a los cuidadores del Servicio de Atención Domiciliaria (SAD), con el fin de ampliar el alcance y la diseminación del contenido. Los hallazgos de esta investigación destacan el papel crucial de las tecnologías educativas en salud como herramientas indispensables para la capacitación de cuidadores y el apoyo al cuidado domiciliario. Estas tecnologías no solo ayudan en la prevención de LP, sino que13 también favorecen la calidad de vida tanto de los pacientes como de sus cuidadores, quienes enfrentan desafíos cotidianos en el ejercicio del cuidado.
A pressure injury (PI) is defined as a localized injury to the skin or underlying tissues, resulting from pressure or pressure in combination with shear. PIs are considered one of the most common and serious health problems worldwide, primarily affecting patients with reduced mobility, the elderly, and bedridden individuals. In this context, the present study aims to validate the content and assess the usability of an animated infographic designed for caregivers of home-based patients, focusing on education and prevention of Pls. This is a methodological study with an emphasis on content validation, conducted through the evaluation of expert judges in two stages: Stage 1: content validation with healthcare nurses working in Primary Health Care in the municipality of Foz do Iguaçu/Paraná, to validate the infographic content using the Content Validity Index (CVI) method. Stage 2: adaptation of the infographic and usability assessment with the target audience to analyze the infographic’s usability and how it meets their demands, using the System Usability Scale (SUS) method. The animated infographic received 88.4% positive evaluations, with 11.6% suggesting minor revisions, and no significant disagreements among evaluators. The global CVI was 1.00, confirming its validation as a digital educational technology. The main improvement suggestions included language adjustments (58.3% approval) and clarification of doubts about the topic (75% approval), resulting in narration adjustments and removal of technical terms. In the usability assessment, the infographic achieved a final SUS score of 93.75, indicating high acceptance. 70% of evaluators rated usability as “Best imaginable,” while 30% rated it as “Excellent.” No evaluators selected other options, reinforcing the effectiveness of the material for the target audience. These results confirm that the animated infographic effectively meets the criteria of functionality, clarity, and accessibility, and is considered satisfactory for its intended audience, with no further adjustments needed. The final version of the infographic contains 11 slides, has a duration of 7 minutes and 46 seconds, and is in MP4 format, ensuring content quality and accessibility. In addition to the voiceover present in the initial version, the final version includes subtitles to ensure accessibility for deaf or hard-of-hearing individuals. The infographic was disseminated through the YouTube platform and will be shared via communication channels of local health services and with caregivers from the Home Care Service (SAD), to broaden the reach and impact of the content. The findings of this study highlight the crucial role of educational technologies in health as essential tools in supporting caregiver training and home care. These technologies not only aid in the prevention of PIs but also promote the quality of life for both patients and their caregivers, who face daily challenges in providing care.
Keywords: Estudo de validação
Avaliação de tecnologias em saúde
Lesão por pressão
Cuidadores
Estudio de validación
Evaluación de tecnologías en salud
Lesión por presión
Cuidadores
Validation study
Health technology assessment
Pressure ulcer
Caregivers
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ribeiro, Caroline Rippel. Validação de conteúdo e usabilidade de um infográfico animado para cuidados com lesões por pressão. 2025. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu- PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8027
Issue Date: 25-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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