Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8057
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação em saúde para mães e gestantes adolescentes: implantação de uma prática pedagógica de ensino
Other Titles: Health education for adolescent mothers and pregnant adolescents: implementation of a pedagogical teaching practice
Educación en salud para madres y adolescentes embarazadas: implementación de una práctica pedagógica de enseñanza
Autor: Acosta, Marlene Garaluz 
Primeiro orientador: Priotto, Elis Maria Teixeira Palma
Primeiro membro da banca: Moraes, Denise Rosana da Silva
Segundo membro da banca: Marinoski, Laura Duarte
Terceiro membro da banca: Mombelli, Mônica Augusta
Resumo: A adolescência é uma fase de transição para a vida adulta, marcada por intensas mudanças biológicas, cognitivas e socioemocionais. Nesse período, muitos adolescentes podem vivenciar situações de vulnerabilidade social e de saúde, ocasionando riscos adicionais, como a gravidez na adolescência. Diante desse cenário, esta pesquisa propõe estratégias educacionais voltadas à abordagem de questões complexas, como a gravidez na adolescência, por meio da implementação de práticas pedagógicas de educação não formal. Fundamentadas na escuta, no diálogo e na participação ativa, essas práticas revelam-se eficazes não apenas como ferramentas de ensino, mas também como meios de empoderamento. Ao promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a troca de saberes entre adolescentes mães e gestantes, a proposta contribui para que essas adolescentes façam escolhas mais conscientes e informadas sobre sua saúde, sexualidade e projetos de vida. Trata-se, portanto, de uma ação essencial para a diminuição das vulnerabilidades e para a promoção do bem-estar e da autonomia dessas adolescentes, especialmente em contextos marcados por desigualdades sociais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma prática pedagógica de educação não formal como potencializadora de um ensino em saúde direcionado a mães e gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade social e de saúde. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida no município de Foz do Iguaçu, Paraná, no âmbito de um projeto com ação social. Participaram do estudo adolescentes mães e gestantes com idades entre dez e dezenove anos. A coleta de dados ocorreu por meio de dinâmicas de grupo e entrevistas semiestruturadas com dez adolescentes e três colaboradoras da instituição. Os resultados apontam para o impacto positivo da educação não formal, associada às dinâmicas de grupo, na criação de um ambiente acolhedor e seguro, que promove confiança, participação ativa, diálogo aberto e aprendizado. Essa abordagem pedagógica contribuiu a formação de redes de apoio e o empoderamento das participantes, permitindo o tratamento de temas muitas vezes negligenciados pela sociedade. Mostrou-se também eficaz na promoção do autocuidado e na compreensão das necessidades das específicas dessas adolescentes, fortalecendo suas capacidades para enfrentar desafios como a gravidez não planejada, a violência e a desigualdade de oportunidades. Em síntese, as dinâmicas que abordaram temas complexos desempenharam um papel fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia das participantes. Esse aprendizado contribuiu para o fortalecimento de seus conhecimentos e para a consolidação das práticas pedagógicas na instituição como um espaço acolhedor e seguro para as adolescentes. Os resultados obtidos justificam a continuidade e a ampliação dessa prática pedagógica, possibilitando o acesso ao ensino em saúde para um número maior de adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Abstract: Adolescence is a transitional phase to adulthood, marked by intense biological, cognitive, and socioemotional changes. During this period, many adolescents may experience situations of social and health vulnerability, leading to additional risks such as teenage pregnancy. Considering this scenario, this research proposes educational strategies aimed at addressing complex issues, such as adolescent pregnancy, through the implementation of non-formal education pedagogical practices. Grounded in active listening, dialogue, and participation, these practices prove effective not only as teaching tools but also as means of empowerment. By promoting the development of critical thinking and the exchange of knowledge among adolescent mothers and pregnant teens, the proposal contributes to helping them make more conscious and informed choices regarding their health, sexuality, and life projects. It is, therefore, an essential action for reducing vulnerabilities and promoting the well-being and autonomy of these adolescents, especially in contexts marked by social inequality. In this context, the present study aims to implement a non-formal education pedagogical practice as a way to enhance health education for adolescent mothers and pregnant teenagers in situations of social and health vulnerability. The investigation is characterized as a descriptive-exploratory study with a qualitative approach, conducted in the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná, as part of a social action project. The study involved adolescent mothers and pregnant teens aged between ten and nineteen years. Data collection was carried out through group dynamics and semistructured interviews with ten adolescents and three collaborators from the institution. The results indicate the positive impact of non-formal education, combined with group dynamics, in creating a welcoming and safe environment that fosters trust, active participation, open dialogue, and learning. This pedagogical approach contributed to the formation of support networks and the empowerment of the participants, enabling the discussion of topics often neglected by society. It also proved effective in promoting self-care and in understanding the specific needs of these adolescents, strengthening their ability to face challenges such as unplanned pregnancy, violence, and unequal opportunities. In summary, the group dynamics that addressed complex themes played a key role in the process of developing the participants' autonomy. This learning contributed to strengthening their knowledge and consolidating the pedagogical practices of the institution as a welcoming and safe space for adolescents. The results justify the continuation and expansion of this pedagogical practice, making access to health education possible for a greater number of adolescents in vulnerable situations.
La adolescencia es una etapa de transición hacia la vida adulta, caracterizada por intensos cambios biológicos, cognitivos y socioemocionales. En este período, muchos adolescentes pueden enfrentar situaciones de vulnerabilidad social y de salud, lo que genera riesgos adicionales, como el embarazo en la adolescencia. Ante este escenario, esta investigación propone estrategias educativas orientadas a abordar cuestiones complejas, como el embarazo adolescente, mediante la implementación de prácticas pedagógicas de educación no formal. Basadas en la escucha, el diálogo y la participación activa, estas prácticas se revelan eficaces no solo como herramientas de enseñanza, sino también como medios de empoderamiento. Al promover el desarrollo del pensamiento crítico y el intercambio de saberes entre madres adolescentes y gestantes, la propuesta contribuye a que estas jóvenes realicen elecciones más conscientes e informadas sobre su salud, sexualidad y proyectos de vida. Se trata, por tanto, de una acción esencial para reducir las vulnerabilidades y promover el bienestar y la autonomía de estas adolescentes, especialmente en contextos marcados por desigualdades sociales. En este contexto, la presente investigación tiene como objetivo implementar una práctica pedagógica de educación no formal como potenciadora de una enseñanza en salud dirigida a madres y gestantes adolescentes en situación de vulnerabilidad social y de salud. La investigación se caracteriza como un estudio descriptivo-exploratorio, de enfoque cualitativo, desarrollado en el municipio de Foz do Iguaçu, Paraná, en el marco de un proyecto con acción social. Participaron en el estudio madres adolescentes y gestantes con edades entre diez y diecinueve años. La recolección de datos se realizó a través de dinámicas de grupo y entrevistas semiestructuradas con diez adolescentes y tres colaboradoras de la institución. Los resultados señalan el impacto positivo de la educación no formal, asociada a las dinámicas de grupo, en la creación de un ambiente acogedor y seguro, que promueve la confianza, la participación activa, el diálogo abierto y el aprendizaje. Este enfoque pedagógico contribuyó a la formación de redes de apoyo y al empoderamiento de las participantes, permitiendo el tratamiento de temas muchas veces ignorados por la sociedad. También se mostró eficaz en la promoción del autocuidado y en la comprensión de las necesidades específicas de estas adolescentes, fortaleciendo sus capacidades para enfrentar desafíos como el embarazo no planificado, la violencia y la desigualdad de oportunidades. En síntesis, las dinámicas que abordaron temas complejos desempeñaron un papel fundamental en el proceso de desarrollo de la autonomía de las participantes. Este aprendizaje contribuyó al fortalecimiento de sus conocimientos y a la consolidación de las prácticas pedagógicas en la institución como un espacio acogedor y seguro para las adolescentes. Los resultados obtenidos justifican la continuidad y ampliación de esta práctica pedagógica, posibilitando el acceso a la educación en salud para un mayor número de adolescentes en situación de vulnerabilidad.
Keywords: Prática pedagógica
Ensino
Promoção à saúde
Gravidez na adolescência
Pedagogical practice
Teaching
Health promotion
Adolescent pregnancy
Práctica pedagógica
Enseñanza
Promoción de la salud
Embarazo en la adolescencia
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Acosta, Marlene Garaluz. Educação em saúde para mães e gestantes adolescentes: implantação de uma prática pedagógica de ensino. 2025. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8057
Issue Date: 5-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlene_Garaluz_2025.pdfDocumento principal2.57 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.