| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8173| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Escola em tempo integral: análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica |
| Other Titles: | Full-time school: an analysis in light of Historical-Critical Pedagogy La escuela de tiempo completo: un análisis desde la perspectiva de la Pedagogía Histórico-Crítica |
| Autor: | Ferreira, Lainara Flaviane Schmidt de Góes ![]() |
| Primeiro orientador: | Sousa, Joceli de Fátima Arruda |
| Primeiro membro da banca: | Malanchen, Julia |
| Segundo membro da banca: | Cossetin, Márcia |
| Resumo: | A presente pesquisa buscou analisar os principais fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica que contribuem para uma formação omnilateral na Escola em Tempo Integral no Ensino Fundamental - Anos Iniciais no município de Foz do Iguaçu. A PHC, formulada por Dermeval Saviani, contrapõe-se às teorias hegemônicas ao defender os interesses da classe trabalhadora e da escola pública, com vistas à superação das desigualdades estruturais alicerçadas na divisão de classes. Orientado pelo referencial do materialismo histórico-dialético, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de investigar de que forma a Escola em Tempo Integral, orientada pelos fundamentos da PHC, pode reafirmar seu papel formativo com vistas à emancipação humana. Para tanto, os objetivos específicos envolveram: caracterizar os fundamentos que definem a educação integral na perspectiva histórico-crítica; examinar a produção científica acerca da trajetória histórica da educação em tempo integral no Brasil; e sistematizar os elementos da PHC que corroboram a educação em tempo integral, tendo o município de Foz do Iguaçu como campo de análise. Diante do avanço neoliberal nas políticas públicas educacionais, sobretudo a partir da década de 1990, torna-se basilar resgatar a função social da escola, assegurando a democratização do acesso ao saber produzido à luz da historicidade humana. Os resultados obtidos indicam que a PHC fornece elementos fundamentais para a construção de sujeitos históricos aptos a atuar na sociedade e que a ampliação do tempo escolar, quando orientada pela plena formação dos indivíduos, centrada no trabalho como princípio educativo, na mediação do conhecimento científico e na participação ativa na produção cultural, revela-se como instrumento pedagógico de notória relevância para a emancipação humana. Em síntese, a pesquisa demonstrou que a inclusão dos princípios da PHC na educação em tempo integral, no âmbito de Foz do Iguaçu, favorece a formação crítica dos sujeitos e consolida a escola como lócus de formação humana e de transformação social. |
| Abstract: | This study sought to analyze the main foundations of Historical-Critical Pedagogy (HCP) that contribute to a comprehensive education in Full-Time Schools in the Early Years of Elementary Education in the municipality of Foz do Iguaçu. HCP, formulated by Dermeval Saviani, opposes hegemonic theories by advocating for the interests of the working class and public schooling, aiming at the overcoming of structural inequalities rooted in class divisions. Guided by the framework of historical-dialectical materialism, this study adopted a qualitative approach, based on bibliographic and documentary research, with the aim of investigating how the Full-Time School, guided by the principles of Historical-Dialectical Materialism, can reaffirm its formative role with a view to human emancipation. To this end, the specific objectives included: characterizing the foundations that define integral education from a historical-critical perspective; examining the scientific literature regarding the historical trajectory of fulltime education in Brazil; and systematizing the elements of HCP that support full-time education, taking the municipality of Foz do Iguaçu as the field of analysis. In view of the neoliberal advance in public educational policies, especially since the 1990s, it becomes essential to recover the social function of the school, ensuring the democratization of access to knowledge produced in light of human historicity. The results indicate that HCP provides fundamental elements for the construction of historical subjects capable of acting in society and that the extension of school time, when guided by the full development of individuals, centered on work as an educational principle, the mediation of scientific knowledge, and active participation in cultural production, proves to be a pedagogical instrument of notable relevance for human emancipation. In summary, the study demonstrated that the incorporation of HCP principles into full-time education in Foz do Iguaçu fosters the critical formation of individuals and consolidates the school as a locus of human development and social transformation. La presente investigación buscó analizar los principales fundamentos de la Pedagogía Histórico-Crítica que contribuyen a una formación omnilateral en la Escuela de Tiempo Completo en la Educación Fundamental - Primeros Años en el municipio de Foz do Iguaçu. La PHC, formulada por Dermeval Saviani, se contrapone a las teorías hegemónicas al defender los intereses de la clase trabajadora y de la escuela pública, con miras a la superación de las desigualdades estructurales basadas en la división de clases. Guiado por el marco del materialismo histórico-dialéctico, este estudio adoptó un enfoque cualitativo, basado en la investigación bibliográfica y documental, con el objetivo de investigar cómo la Escuela de Tiempo Pleno, guiada por los principios del Materialismo Histórico-Dialéctico, puede reafirmar su papel formativo con vistas a la emancipación humana. Para ello, los objetivos específicos incluyeron: caracterizar los fundamentos que definen la educación integral desde la perspectiva histórico-crítica; examinar la producción científica acerca de la trayectoria histórica de la educación de tiempo completo en Brasil; y sistematizar los elementos de la PHC que corroboran la educación de tiempo completo, tomando al municipio de Foz do Iguaçu como campo de análisis. Frente al avance neoliberal en las políticas públicas educativas, especialmente a partir de la década de 1990, se vuelve fundamental rescatar la función social de la escuela, asegurando la democratización del acceso al saber producido a la luz de la historicidad humana. Los resultados obtenidos indican que la PHC proporciona elementos fundamentales para la construcción de sujetos históricos aptos para actuar en la sociedad y que la ampliación del tiempo escolar, cuando está orientada por la plena formación de los individuos, centrada en el trabajo como principio educativo, en la mediación del conocimiento científico y en la participación activa en la producción cultural, se revela como un instrumento pedagógico de notable relevancia para la emancipación humana. En síntesis, la investigación demostró que la inclusión de los principios de la PHC en la educación de tiempo completo, en el ámbito de Foz do Iguaçu, favorece la formación crítica de los sujetos y consolida la escuela como locus de formación humana y de transformación social. |
| Keywords: | Formação omnilateral Educação em tempo integral Escola unitária Emancipação humana Foz do Iguaçu Full-time education Unitary school Human emancipation Historical dialectical materialism Foz do Iguaçu Educación a tiempo completo Escuela unitaria Emancipación humana Materialismo histórico-dialéctico Foz do Iguaçu |
| CNPq areas: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
| Campun: | Foz do Iguaçu |
| Citation: | Ferreira, Lainara Flaviane Schmidt de Góes. Escola em tempo integral: análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2025. 220 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8173 |
| Issue Date: | 1-Dec-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Lainara_Flaviane_Schmidt_de_Goes_Ferreira_2025.pdf | Documento principal | 5.99 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

