Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8092
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Ensino da astronomia cultural: uma revisão integrativa
Other Titles: Cultural astronomy teaching: an integrative literature review
La enseñanza de la astronomía cultural: una revisión integradora
Autor: Chiapetti, Renan Adriano 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Zanatta, Shalimar Calegari
Segundo membro da banca: Lübeck, Marcos
Resumo: O ensino da Astronomia, como ciência que estuda corpos celestes, sua formação, exploração e a produção de conhecimentos sobre o universo, historicamente se concentra em modelos de matriz eurocêntrica como o geocentrismo e o heliocentrismo. Por outro lado, a Astronomia Cultural desponta como área de conhecimento que explora como diferentes culturas interpretam fenômenos astronômicos que impactam sua sobrevivência e sua identidade. No Brasil, as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que incluem o ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo, contribuem para impulsionar pesquisas em Astronomia Cultural. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular incorpora a Astronomia entre os eixos temáticos que devem ser abordados na Educação Básica e a Astronomia Cultural pode ser uma aliada à introdução de temas étnico-raciais em diversas áreas do currículo. Este trabalho explora o Ensino da Astronomia Cultural fazendo uso de uma revisão integrativa da literatura, e tendo como objetivo aprofundar a discussão sobre sua inserção na educação formal, retratando como o ensino desse conteúdo tem sido abordado até o momento. As bases para a coleta de dados foram o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes). A busca foi efetuada usando como descritores os termos “astronomia Cultural” e “Ensino”, combinado pelo operador booleano “AND”. O recorte temporal escolhido foi de janeiro de 2014 a dezembro de 2023. Ao final, os resultados da análise do corpus são apresentados em duas modalidades: uma análise quantitativa que explora a produção acadêmica sobre o Ensino da Astronomia Cultural em relação à quantidade de trabalhos que compõe o corpus bem como subáreas temáticas predominantes; e uma análise qualitativa que detalha os trabalhos publicados em cada uma das subáreas temáticas identificadas. A análise do corpus revela convergências significativas na produção acadêmica sobre Astronomia Cultural no ensino. Em artigos publicados em anais de eventos, observa-se uma distribuição equilibrada entre quatro categorias: análise de materiais didáticos, desenvolvimento de recursos pedagógicos, exploração do tema e relatos de experiência. Já nos artigos publicados em periódicos, constata-se a ênfase na produção e avaliação de recursos didáticos e análise crítica de materiais educacionais. Porém, em ambos, persiste o predomínio da visão eurocêntrica, com pouca valorização de conhecimentos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Embora haja avanços na incorporação da Astronomia Cultural no ensino, o tratamento dado ao tema ainda é superficial, fragmentado ou descontextualizado. Tais limitações indicam a necessidade de maior inclusão de perspectivas culturais diversas e de abordagens mais integradas, que conectem saberes tradicionais aos contextos socioculturais contemporâneos. Assim, a pesquisa sinaliza lacunas a serem superadas para ampliar o impacto pedagógico e científico dessa área de estudo.
Abstract: The teaching of Astronomy, as the science that studies celestial bodies, their formation, exploration, and the production of knowledge about the universe, has historically focused on Eurocentric models such as geocentrism and heliocentrism. On the other hand, Cultural Astronomy (CA) is emerging as a field of knowledge that explores how different cultures interpret astronomical phenomena that impact their survival and identity. In Brazil, Laws No. 10639/03 and No. 11645/08, which mandate the inclusion of Afro-Brazilian, African, and Indigenous culture in the curriculum, have helped to drive research in Cultural Astronomy. Furthermore, the National Common Curricular Base (NCCB) incorporates Astronomy among the thematic axes to be addressed in Basic Education, and CA can be an ally in introducing ethnic-racial themes into various areas of the curriculum. This work explores the teaching of Cultural Astronomy through an integrative literature review, aiming to deepen the discussion on its integration into formal education by depicting how this content has been approached to date. The data was collected from Google Scholar and the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The search was conducted using the descriptors “Cultural Astronomy” and “Teaching,” combined with the Boolean operator “AND.” The selected time frame was from January 2014 to December 2023. Finally, the results of the corpus analysis are presented in two modalities: a quantitative analysis that explores the academic production on the teaching of Cultural Astronomy regarding the number of works in the corpus and the predominant thematic subareas; and a qualitative analysis that details the works published in each of the identified thematic subareas. The analysis of the corpus reveals significant convergences in the academic production on Cultural Astronomy in education. In articles from conference proceedings, a balanced distribution is observed among four categories: analysis of teaching materials, development of pedagogical resources, exploration of the topic, and experience reports. In contrast, articles published in journals show an emphasis on the production and evaluation of teaching resources and the critical analysis of educational materials. However, in both, a Eurocentric view persists, with little value placed on Indigenous, African, and Afro-Brazilian knowledge. Although there have been advances in incorporating Cultural Astronomy into teaching, the treatment of the topic remains superficial, fragmented, or decontextualized. These limitations indicate the need for greater inclusion of diverse cultural perspectives and more integrated approaches that connect traditional knowledge with contemporary sociocultural contexts. Thus, this research highlights gaps that must be overcome to expand the pedagogical and scientific impact of this field of study.
La enseñanza de la Astronomía, como ciencia que estudia cuerpos celestes, su formación, exploración y la producción de conocimientos sobre el universo, históricamente se concentra en modelos de matriz eurocéntrica como el geocentrismo y el heliocentrismo. Por otro lado, la Astronomía Cultural emerge como área de conocimiento que explora cómo diferentes culturas interpretan fenómenos astronómicos que impactan su supervivencia y su identidad. En Brasil, las Leyes nº 10.639/03 y nº 11.645/08, que incluyen la enseñanza de la cultura afrobrasileña,africana e indígena en el currículo, contribuyen a impulsar investigaciones en Astronomía Cultural. Además, la Base Nacional Común Curricular incorpora la Astronomía entre los ejes temáticos que deben ser abordados en la Educación Básica y la Astronomía Cultural puede ser una aliada a la introducción de temas étnico-raciales en diversas áreas del currículo. Este trabajo explora la Enseñanza de la Astronomía Cultural haciendo uso de una revisión integrativa de la literatura, y teniendo como objetivo profundizar la discusión sobre su inserción en la educación formal, retratando cómo la enseñanza de ese contenido ha sido abordada hasta el momento. Las bases para la recolección de datos fueron Google Académico y el Portal de Periódicos de la Coordinación de Perfeccionamiento Personal de Nivel Superior (Capes). La búsqueda fue efectuada usando como descriptores los términos "astronomía Cultural" y "Enseñanza", combinado por el operador booleano "AND". El recorte temporal elegido fue de enero de 2014 a diciembre de 2023. Al final, los resultados del análisis del corpus son presentados en dos modalidades: un análisis cuantitativo que explora la producción académica sobre la Enseñanza de la Astronomía Cultural en relación a la cantidad de trabajos que compone el corpus así como subáreas temáticas predominantes; y un análisis cualitativo que detalla los trabajos publicados en cada una de las subáreas temáticas identificadas. El análisis del corpus revela convergencias significativas en la producción académica sobre Astronomía Cultural en la enseñanza. En artículos publicados en anales de eventos, se observa una distribución equilibrada entre cuatro categorías: análisis de materiales didácticos, desarrollo de recursos pedagógicos, exploración del tema y relatos de experiencia. Ya en los artículos publicados en periódicos, se constata el énfasis en la producción y evaluación de recursos didácticos y análisis crítica de materiales educacionales. Sin embargo, en ambos, persiste el predominio de la visión eurocéntrica, con poca valorización de conocimientos indígenas, africanos y afrobrasileños. Aunque haya avances en la incorporación de la Astronomía Cultural en la enseñanza, el tratamiento dado al tema aún es superficial, fragmentado o descontextualizado. Tales limitaciones indican la necesidad de mayor inclusión de perspectivas culturales diversas y de abordajes más integrados, que conecten saberes tradicionales a los contextos socioculturales contemporáneos. Así, la investigación señaliza lagunas a ser superadas para ampliar el impacto pedagógico y científico de esa área de estudio.
Keywords: Astronomia cultural
Multiculturalismo
Ensino de astronomia
Cultural astronomy
Multiculturalism
Astronomy teaching
Astronomía cultural
Multiculturalismo
Enseñanza de la astronomía
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Chiapetti, Renan Adriano. O Ensino da astronomia cultural: uma revisão integrativa. 2025. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8092
Issue Date: 13-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan_Adriano_Chiapetti_2025.pdfDocumento principal1.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.