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A construção do conceito de número pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de jogos.
A dissertação – vinculada à linha de pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGCEM) e ao Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM) – teve como tema o uso intencional e planejado de jogos na construção do conceito de número nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamentou-se na Epistemologia Genética, que concebe o aluno como um ser ativo na construção do conhecimento e o professor...
O lúdico no ensino de Ciências Naturais: a sua compreensão e aplicabilidade sob o olhar dos professores pedagogos
Esta tese teve como foco compreender o papel do lúdico no ensino de Ciências nos Anos Iniciais, a partir da articulação entre fundamentos conceituais, compreensão e trabalho dos pedagogos. Partiu-se da diferenciação entre lúdico, ludicidade e atividade lúdica, entendidos como dimensões interdependentes, porém distintas. Sobre o lúdico, este corresponde aos recursos historicamente produzidos pela manifestação do ser humano. A ludicidade, por sua vez, remete à experiência subjetiva e...
Conceitualização da função afim mobilizada por estudantes de Licenciatura em Matemática: uma análise a partir da resolução de situações articuladas a gráficos cartesianos
A presente pesquisa parte do princípio de que um conceito é compreendido pelo sujeito a partir de uma diversidade de situações-problema. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação é conceber, implementar e avaliar uma sequência didática para estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, visando à conceitualização da função afim. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, desenvolvida em quatro fases: análises prévias; concepções e análise a priori; ...
O aluno autista e o ensino de ciências por atividades investigativas nos anos iniciais: vivências, desafios e conquistas
A presente pesquisa tem como tema a aprendizagem do aluno autista em aulas de Ciências, e tem como problema geral compreender quais são os limites e as possibilidades de aprendizagem do aluno autista a partir do modelo de atividades investigativas, que partem da premissa da autonomia, protagonismo e argumentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente de revisão bibliográfica, a fim de expor o que os principais teóricos compreendem como Transtorno do Espectro Autista (T...
A temática vacinação na educação em Biologia: uma análise freireana da prática educativa
A presente pesquisa investigou a temática da vacinação no contexto do Ensino de Biologia, abordando-a como uma questão sociocientífica (QSC) devido à sua complexidade, controvérsias sociais e ampla divulgação nos meios de comunicação. O estudo teve como objetivo geral analisar o conhecimento de professores de Biologia e estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre vacinação, bem como compreender o papel social desses atores frente à tomada de decisões e ao posicionamento críti...
A constituição de docentes-que-ensinam-matemática-com-tecnologias-digitais
Esta pesquisa investigou a constituição dos docentes-que-ensinam-matemática-com- tecnologias-digitais e propôs uma mudança de perspectiva, focada na integralidade do ser-docente em vez de na análise do uso das tecnologias digitais no ensino. A interrogação que move a pesquisa é: Como se mostra o constituir-se dos docentes- que-ensinam-matemática-com-tecnologias-digitais? O referencial principal é a fenomenologia antropológica de Edith Stein, com sua inspiração de formar-se para formar, ...
O Pensamento Computacional na educação em Ciências: uma experiência com Professores de educação Básica da região Oeste do Paraná.
O nsino de Ciências (C) é um campo dinâmico, constantemente influenciado pelos avanços científicos e tecnológicos, especialmente os digitais. O Pensamento Computacional (PC), por sua vez, pode contribuir para uma compreensão mais profunda desses avanços. Nesta pesquisa, a integração do PC no C é analisada por meio de um curso de formação intitulado “Pensamento Computacional no nsino de Ciências”, vinculado a um projeto de extensão e realizado com um grupo de professores de ducação ...
Funções Executivas e a aprendizagem de Matemática de estudantes surdos no contexto de atividades de Modelagem Matemática
Os processos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas podem ocorrer em dois contextos: nas escolas comuns, tendo como língua de instrução o Português - o que torna necessário a presença de intérpretes de Libras - e no contexto das escolas bilíngues para surdos, em que a língua de instrução ocorre por meio da Libras com professores bilíngues. Em ambos os contextos estão inseridos surdos com implante coclear, surdos filhos de pais surdos e surdos filhos de pais não-surdos, demandando...
Compreensões de educação para a sexualidade em discursos de professoras(es) de ciências e nas pesquisas em ensino no Brasil: olhares foucaultianos
Discutir sexualidade em ambientes escolares é uma tarefa necessária e, ao mesmo tempo, desafiadora para algumas/alguns docentes, como aquelas(es) das áreas de ciências que, por comportarem em suas disciplinas conteúdos, como os sistemas genitais e adolescência, acabam sendo responsabilizadas(os) a discutir a temática sexualidade por sua relação ao conteúdo biológico. Mediante o exposto, objetivamos problematizar, sob a perspectiva da epistemologia foucaultiana, as compreensões de profes...
Metodologias Ativas na formação continuada e na prática docente: reflexões para o Ensino de Física
Vivemos em uma era moldada pela tecnologia, na qual os estudantes estão constantemente conectados a diferentes meios de comunicação e informação, como plataformas digitais, jogos online e serviços de streaming. Essa conectividade lhes permite realizar pesquisas sobre diversas temáticas de acordo com suas curiosidades, refletindo e discutindo com colegas, familiares e professores. Diante desse contexto, o modelo tradicional de ensino, baseado na transmissão de conteúdos prontos e inquest...
O sujeito professor bacharel que ensina ciência e tecnologia nos cursos de educação profissional integrada ao ensino médio
Os cursos de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio proveem ensino no nível da Educação Básica e demandam atuação de bacharéis e tecnólogos, muitas vezes sem formação direcionada à docência, como professores nos componentes curriculares da formação profissional. O ensino de ciência e tecnologia acaba sendo delegado também a este professor, situação consolidada pelas características do currículo integrado. Existem ainda outros elementos que complexificam a constituição da subjet...
Currículo Para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel- PR: do documento escrito aos discursos dos docentes de ciências
Atualmente, o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel é o documento que orienta o trabalho dos docentes que ministram o componente curricular de Ciências na etapa do Ensino Fundamental. Esse documento foi revisado e ampliado para atender às legislações estaduais e nacionais, estando em vigor desde 2020. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as mudanças propostas na reestruturação do currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e o discurso dos pro...
Um framework conceitual para apoiar a proposição de instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática a partir da unidade temática Números
É comum a Computação propor tecnologias digitais, em colaboração com a Educação Matemática, para apoiar professores que ensinam matemática, porém, ainda são incomuns as tecnologias digitais desenvolvidas especificamente às atividades avaliativas, sobretudo, como instrumentos de avaliação da aprendizagem. Todavia, a proposição dessas tecnologias por desenvolvedores de software requer atenção, pois a Educação Matemática encerra teorias, métodos, práticas e valores próprios. Logo, é pertin...
A construção de saberes docentes disciplinares por meio de modelos físicos de astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Este texto relata o processo de investigação científica sobre o ensino da Astronomia voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após levantamento bibliográfico identificou-se que a Astronomia, embora seja uma ciência antiga que desperta a curiosidade no cotidiano dos educandos, tem seu ensino nos ambientes escolares permeado por dificuldades, resultando na manutenção de conceitos alternativos, inclusive entre docentes da Educação Básica. Dentre os fatores que contribuem para esses ...
A inserção de práticas integrativas e complementares no ensino superior e os desafios enfrentados pela educação em ciências da saúde
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) consistem em recursos terapêuticos, reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que trazem uma abordagem humanizada e de autoconhecimento, integrada com a natureza, buscando promover, por meio de recursos simples, o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para garantir uma implementação eficaz e qualificada, é fundamental que haja sua presença na formação de profissionais de saúde em nível superior, garantindo a of...
Cartas para Paulo: estabelecendo relações entre a insubordinação criativa e as lições freirianas
Nesta pesquisa são estabelecidas relações entre a insubordinação criativa e as lições Freirianas, a partir dos conceitos de conscientização, criatividade, autonomia, dialogicidade, trabalho colaborativo, identidade e experiência, desconstrução docente e gaiolas epistemológicas, contribuindo com a Educação Matemática no sentido de ensaiar aproximações e tecer reflexões sobre a insubordinação criativa e as lições de Paulo Freire, e de colaborar, também, com a insubordinação criativa em si, sej...
Alfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioeste
Esta pesquisa analisou as percepções de formandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública sobre a formação para atuar no ensino de ciências, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender a percepção dos estudantes sobre o Ensino de Ciências e a Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin, interpretou dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revela...
Dificuldades e Estratégias na Formação Inicial de pedagogos para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática da Literatur
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Educação Matemática” e ao “Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM)”, discute a importância da Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o objetivo deste estudo é identificar e compreender as dificuldades encontradas na Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as estratégias i...
Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências: a Astronomia Indígena na percepção de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
A luta dos povos indígenas por espaços de decisão tem resultado em conquistas significativas nos últimos anos. No entanto, os desafios no campo educacional persistem, frente a processos desenvolvidos a partir de perspectivas eurocêntricas, universalistas, homogêneas e monocultural dos conteúdos, que perpetuam uma cultura hegemônica, que desvaloriza outras formas de compreender, ser e estar no mundo, dentre estas, a dos povos indígenas. Com os saberes invisibilizados, foram por muito tem...
Alfabetização científica: compreensões dos professores de ciências da rede municipal de Cascavel-PR
Boa parte dos professores que lecionam ciências aos alunos do Ensino Fundamental I na rede municipal de Cascavel-PR não possuem uma formação específica em ciências naturais, sendo eles, em sua maioria, licenciados apenas em pedagogia, esses professores são chamados de regentes II, e atuam com os componentes curriculares de ciências, artes e educação física. Tendo isso em vista, verificamos a partir dessa pesquisa, que os professores entrevistados, em sua maioria possuem dúvidas ou inseg...
- 149 UNIOESTE
- 149 Cascavel
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