Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8007
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Pensamento Computacional na educação em Ciências: uma experiência com Professores de educação Básica da região Oeste do Paraná.
Other Titles: Computational Thinking in Science education: an experience with Basic education Teachers in the Western region of Paraná
Autor: Fornari, Marcelo Batista 
Primeiro orientador: Ferraz, Daniela Frigo
Primeiro coorientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Segundo membro da banca: Kaminski, Marcia Regina
Terceiro membro da banca: Galle, Lorita Aparecida Veloso
Resumo: O nsino de Ciências (C) é um campo dinâmico, constantemente influenciado pelos avanços científicos e tecnológicos, especialmente os digitais. O Pensamento Computacional (PC), por sua vez, pode contribuir para uma compreensão mais profunda desses avanços. Nesta pesquisa, a integração do PC no C é analisada por meio de um curso de formação intitulado “Pensamento Computacional no nsino de Ciências”, vinculado a um projeto de extensão e realizado com um grupo de professores de ducação Básica da região Oeste do Paraná. Durante o curso, foram desenvolvidas atividades plugadas e desplugadas, nas quais o PC foi articulado ao C.  metodologia, de natureza qualitativa, com características exploratórias e descritivas, foi constituída a partir de questionários, gravações audiovisuais e diários de campo.  análise, fundamentada na Teoria tor-Rede, evidenciou a formação de redes sociotécnicas dinâmicas durante os diferentes Momentos do curso, compostas por agrupamentos de actantes humanos e não humanos, classificados como intermediários e mediadores. Os agrupamentos foram analisados e os actantes mediadores classificados como fortes ou fracos, a depender de sua capacidade para mobilizar agentes e recursos da rede. Os resultados indicaram que muitos participantes tinham pouca ou nenhuma familiaridade com o conceito de PC, e mesmo entre aqueles familiarizados com o tema, as respostas foram limitadas na articulação do PC com o C. Nesse sentido, as atividades teórico-práticas desenvolvidas durante o curso, contribuíram para ampliar a compreensão dos participantes sobre o PC, destacando seu potencial para enriquecer práticas pedagógicas. m relação à implementação do PC nas escolas em que atuam, observou-se uma variação significativa, com algumas desenvolvendo práticas consistentes mesmo antes da publicação do Complemento à BNCC de 2022, que trata do ensino do PC. No entanto, mesmo nessas instituições, a integração com o C mostrou-se tímida e limitada a ações pontuais.  análise das redes sociotécnicas revelou agrupamentos mediadores, com destaque para aqueles de caráter dinâmico, como os actantes Gravações Audiovisuais, Atividades Teórico-Práticas, Conversas e Discussões, Palestrantes, alguns Participantes, Atividades Desplugadas e os Conceitos e Pilares do Pensamento Computacional articulados ao Ensino de Ciências. sses mediadores apresentaram associações robustas, independentes do número de interações. Por outro lado, mediadores fracos, como alguns Participantes e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, estabeleceram interações mais frágeis, devido à menor capacidade de promover translações consistentes. Por fim, os dados da pesquisa indicam a necessidade de um maior apoio institucional, infraestrutura adequada e a oferta regular de formação continuada. Tais condições são essenciais para a efetiva implementação do PC nos diferentes contextos escolares, de modo especial, no C.
Abstract: Science Teaching (ST) is a dynamic field, constantly influenced by scientific and technological advances, especially digital ones. Computational Thinking (CT), in turn, can contribute to a deeper understanding of these advances. In this research, the integration of CT in ST is analyzed through a training course entitled “Computational Thinking in Science Teaching”, linked to an extension project and carried out with a group of Basic ducation teachers from the western region of Paraná. During the course, plugged and unplugged activities were developed, in which CT was linked to ST. The methodology, of a qualitative nature, with exploratory and descriptive characteristics, was constituted from questionnaires, audiovisual recordings and field diaries. The analysis, based on ctor-Network Theory, evidenced the formation of dynamic sociotechnical networks during the different Moments of the course, composed of groupings of human and non-human actants, classified as intermediaries and mediators. The groupings were analyzed and the mediating actants classified as strong or weak, depending on their capacity to mobilize agents and network resources. The results indicated that many participants had little or no familiarity with the concept of CT, and even among those familiar with the topic, responses were limited in the articulation of CT with ST. In this sense, the theoretical and practical activities developed during the course contributed to broadening participants' understanding of CT, highlighting its potential to enrich pedagogical practices. Regarding the implementation of CT in the schools where they operate, a significant variation was observed, with some developing consistent practices even before the publication of the 2022 BNCC Complement, which deals with teaching CT. However, even in these institutions, integration with ST proved to be timid and limited to specific actions. The analysis of the sociotechnical networks revealed mediating groupings, with emphasis on those of a dynamic character, such as the actants Audiovisual Recordings, Theoretical-Practical Activities, Conversations and Discussions, Speakers, some Participants, Unplugged Activities and the Concepts and Pillars of Computational Thinking articulated with Science Teaching. These mediators showed robust associations, independent of the number of interactions. On the other hand, weak mediators, such as some Participants and the Virtual Learning Environment, established more fragile interactions, due to their lower capacity to promote consistent translations. Finally, the research data indicate the need for greater institutional support, adequate infrastructure and the regular provision of continuing education. Such conditions are essential for the effective implementation of CT in different school contexts, especially in ST.
Keywords: Ensino de Ciências
Pensamento Computacional
Teoria ator- Rede
Formação de Professores
Science Teaching
Computational Thinking
Actor-Network Theory
Teacher Training
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Fornari, Marcelo Batista. O Pensamento Computacional na educação em Ciências: uma experiência com Professores de educação Básica da região Oeste do Paraná.. 2025. 192 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8007
Issue Date: 8-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Batista Fornari.pdfARQUIVO COMPLETO4.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.