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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7846
Tipo do documento: Tese
Title: Um framework conceitual para apoiar a proposição de instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática a partir da unidade temática Números
Other Titles: A conceptual framework to support the proposal of tools for the assessment of mathematical learning based on the thematic unit Numbers
Autor: Cordeiro, Edson dos Santos 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Santos, João Ricardo Viola dos
Segundo membro da banca: Gasparini, Isabela
Terceiro membro da banca: Trevisan, André Luis
Quarto membro da banca: Klüber, Tiago Emanuel
Quinto membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Resumo: É comum a Computação propor tecnologias digitais, em colaboração com a Educação Matemática, para apoiar professores que ensinam matemática, porém, ainda são incomuns as tecnologias digitais desenvolvidas especificamente às atividades avaliativas, sobretudo, como instrumentos de avaliação da aprendizagem. Todavia, a proposição dessas tecnologias por desenvolvedores de software requer atenção, pois a Educação Matemática encerra teorias, métodos, práticas e valores próprios. Logo, é pertinente conhecer esse arcabouço para assegurar adequação às tecnologias digitais propostas e, um meio para isso, são os frameworks, pelos quais, assumiu-se, ser possível descrever uma estrutura conceitual comum a um instrumento de avaliação para apoiar a criação de jogos digitais na avaliação da aprendizagem matemática. Diante desse cenário, indagou-se: que framework emerge da literatura para apoiar a proposição de instrumentos de avaliação a partir da unidade temática Números nos Anos Iniciais? Com base em duas revisões de literaturas, uma sobre experiências avaliativas em sala de aula do 1º ano dos Anos Iniciais e outra sobre os frameworks na Educação Matemática, foi abstraído por meio de um framework conceitual, uma estrutura comum a um instrumento de avaliação para apoiar a proposição de jogos digitais na avaliação da aprendizagem do conceito de número. O framework proposto é estruturado por quatro componentes conceituais (Teorias e/ou práticas, Objeto da avaliação, Linguagem e Dados) e oito relações que enlaçam os componentes por meio de ações de contextualização (Concepção, Forma e modo, Comunicação e Interpretação) e recontextualização (Modelar, Enunciar, Expressar e Evidenciar), de modo a apoiar a proposição e a aplicação de um instrumento de avaliação. Cada um dos componentes e relações foi discutido e analisado junto a várias abordagens, teorias e práticas da Educação Matemática. A análise permitiu inferir que a abstração proposta no framework é genérica e plausível como uma referência na proposição de instrumentos de avaliação, sejam eles digitais ou não; cabíveis não só à avaliação do conceito de número, mas a outros conhecimentos matemáticos ou não matemáticos; e, ainda, possíveis a outras etapas, níveis ou modalidades de ensino. Embora tenha sido proposto para apoiar os desenvolvedores de software na criação de jogos digitais como instrumentos de avaliação, o framework descreve uma estrutura conceitual comum a vários e isso pode favorecer, por exemplo, o diálogo em uma equipe multidisciplinar; a formação de professores, ao descrever um instrumento para ajudar na elaboração ou definição de critérios para selecionar instrumentos existentes; ou, ainda, a área da Educação Matemática, como uma síntese de pesquisas sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem.
Abstract: It is common for computer science, in collaboration with mathematics education, to propose digital technologies to support teachers who teach mathematics. However, digital technologies specifically designed for the assessment of activities, especially as learning assessment tools, are still uncommon. However, the proposal of these technologies by software developers requires attention because mathematics education encompasses its own theories, methods, practices and values. Therefore, it is important to know this framework to ensure the suitability of the proposed digital technologies. One way to do this is through frameworks, which we hypothesized would be able to describe a common conceptual structure for an assessment tool that supports the development of digital games to assess mathematical learning. Given this scenario, the following question arose: what framework can be derived from the literature to support the proposal of assessment tools based on the Numbers in the Early Years thematic unit? Based on two literature reviews, one on assessment experiences in the 1st grade classroom and another on frameworks in mathematics education, a common structure for an assessment tool was abstracted through a conceptual framework to support the proposal of digital games in assessing the learning of the concept of number. The proposed framework consists of four conceptual components (theories and/or practices, assessment object, language, and data) and eight relationships that connect the components through contextualization measures (conceptualization, form and mode, communication, and interpretation) and recontextualization (modeling, pronunciation, expression, and evidence) to support the proposal and application of an assessment tool. Each of the components and relationships was discussed and analyzed together with different approaches, theories and practices of mathematics education. From the analysis, we were able to deduce that the abstraction proposed in the framework is general and plausible and can serve as a reference for proposing assessment tools, whether digital or not. It is not only applicable to the assessment of number concept, but also to other mathematical or non-mathematical knowledge and can be applied to other grades, levels or teaching modalities. Although it was proposed to support software developers in the creation of digital games as assessment tools, the framework describes a conceptual structure common to several that can, for example, favor dialog in a multidisciplinary team; teacher education, by describing a tool to help develop or define criteria for the selection of existing tools; or even the field of mathematics education, as a synthesis of research on learning assessment tools.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Instrumento de avaliação
Educação Matemática
Tecnologias digitais
Assessment for learning
Assessment instrument
Mathematics Education
Digital technologies
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Cordeiro, Edson dos Santos. Um framework conceitual para apoiar a proposição de instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática a partir da unidade temática Números. 2025. 172 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7846
Issue Date: 7-Mar-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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