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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7862
Tipo do documento: Dissertação
Title: Currículo Para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel- PR: do documento escrito aos discursos dos docentes de ciências
Other Titles: SCARIOT, A. O. Curriculum for the Municipal Public Education Network of Cascavel-PR: From the Written Document to the Speeches of Science Teachers
Autor: Scariot , Alini Oldoni 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Schneider, Eduarda Maria
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Resumo: Atualmente, o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel é o documento que orienta o trabalho dos docentes que ministram o componente curricular de Ciências na etapa do Ensino Fundamental. Esse documento foi revisado e ampliado para atender às legislações estaduais e nacionais, estando em vigor desde 2020. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as mudanças propostas na reestruturação do currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e o discurso dos professores em relação à implementação dessas alterações na prática docente no ensino de Ciências. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) realizar uma revisão bibliográfica a partir de periódicos qualificados como A1, abordando o currículo e o ensino de Ciências no Ensino Fundamental; 2) identificar e comparar a fundamentação teórica, os conteúdos e os objetivos do componente de Ciências nos currículos de 2008 e 2020 do município de Cascavel, bem como confrontá-los com a atual BNCC (2017); 3) compreender a concepção de currículo e sua função no discurso dos professores de Ciências da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel; 4) entender a percepção dos professores sobre as alterações curriculares propostas para a área de Ciências no município; e 5) identificar os desafios enfrentados pelos professores para implementar as propostas curriculares do componente de Ciências em sua prática docente. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (EC) com foco no ensino de Ciências e nas discussões sobre currículo no Ensino Fundamental, baseada em periódicos classificados no estrato A1 da Capes (Quadriênio 2017-2020). Em seguida, por meio de uma análise documental, foram analisados e comparados os currículos municipais de 2008 e 2020 com a BNCC (2017). Também foi aplicado um questionário a 55 professores para explorar suas percepções sobre o currículo. As respostas foram analisadas e agrupadas em categorias ou temas, a partir dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram múltiplas interpretações sobre o currículo prescrito, destacando sua diversidade de significados e aplicações. No entanto, o desconhecimento de alguns professores sobre a proposta curricular evidencia uma lacuna na compreensão das teorias curriculares e aponta para a necessidade de maior divulgação e capacitação docente. A análise documental e as percepções dos professores indicam que as alterações propostas pela BNCC tiveram impacto limitado no currículo de Cascavel em razão de sua base teórico-metodológica própria, que diverge em alguns aspectos da BNCC. Por fim, foram identificados diversos desafios enfrentados pelos professores na implementação do currículo de Ciências, como a falta de infraestrutura, materiais didáticos inadequados, formação docente e carga horária insuficientes. Esses fatores dificultam tanto a aplicação efetiva do currículo quanto a compreensão dos conteúdos pelos alunos, evidenciando a necessidade de investimentos e adequações para garantir a qualidade do ensino de Ciências na rede municipal.
Abstract: Currently, the Curriculum for the Municipal Public Education Network of Cascavel is the document that guides the work of educators who teach the Science curricular component in the Elementary Education stage. This document has been revised and expanded to comply with state and national legislation and has been in effect since 2020. The general objective of this research is to analyze the changes proposed in the restructuring of the curriculum of the Municipal Public Education Network of Cascavel and the teachers' speech regarding the implementation of these alterations in teaching practice in Science teaching. To this end, the following specific objectives were defined: 1) carry out a bibliographic review based on journals classified as A1, addressing the curriculum and teaching of Science in Elementary Education; 2) identify and compare the theoretical basis, contents and objectives of the Science component in the 2008 and 2020 curricula of the municipality of Cascavel, as well as confront them with the current BNCC – Common National Curriculum Base – (2017); 3) understand the concept of curriculum and its function in the Science teachers' speech in the Municipal Public Education Network of Cascavel; 4) understand teachers’ perceptions of the proposed curricular alterations for the Science area in the municipality; and 5) identify the challenges faced by teachers to implement the curricular proposals of the Science component in their teaching practice. From a qualitative methodological approach, we initially carried out a state of knowledge bibliographic review focusing on Science teaching and discussions about curriculum in Elementary Education, based on journals classified in Capes stratum A1 (Quadrennium 2017-2020). Then, through a documentary analysis, the municipal curricula of 2008 and 2020 were analyzed and compared with the BNCC (2017). A questionnaire was also applied to 55 teachers to explore their perceptions of the curriculum. The answers were analyzed and grouped into categories or themes, based on the methodological assumptions of Bardin's (2011) content analysis. The research results revealed multiple interpretations of the prescribed curriculum, highlighting its diversity of meanings and applications. However, the lack of knowledge of some teachers about the curricular proposal highlights a gap in the comprehension of curricular theories and points to the need for greater dissemination and educator capacitation. Document analysis and teachers' perceptions indicate that the alterations proposed by the BNCC had a limited impact on the Cascavel curriculum due to its own theoretical-methodological basis, which differs in some aspects from the BNCC. Finally, several challenges faced by educators in implementing the Science curriculum were identified, such as lack of infrastructure, inadequate teaching materials, teacher training and insufficient workload. These factors hinder both the effective application of the curriculum and the understanding of the content by students, highlighting the need for investments and adjustments to guarantee the quality of Science teaching in the municipal network.
Keywords: Currículo escolar
Professores de Ciências
Ensino de Ciências
Propostas curriculares
School curriculum
Science teachers
Curricular proposals
CNPq areas: CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Scariot , Alini Oldoni. Currículo Para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel- PR: do documento escrito aos discursos dos docentes de ciências. 2025. 174 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7862
Issue Date: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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