Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8128
Tipo do documento: Tese
Title: A temática vacinação na educação em Biologia: uma análise freireana da prática educativa
Other Titles: Vaccination theme in Biology education: a Freirean analysis of educational practice
Autor: França, Elizabete 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Augusto, Thais Gimenez da Silva
Segundo membro da banca: Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Terceiro membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Quarto membro da banca: Christofoletti, João Fernando
Resumo: A presente pesquisa investigou a temática da vacinação no contexto do Ensino de Biologia, abordando-a como uma questão sociocientífica (QSC) devido à sua complexidade, controvérsias sociais e ampla divulgação nos meios de comunicação. O estudo teve como objetivo geral analisar o conhecimento de professores de Biologia e estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre vacinação, bem como compreender o papel social desses atores frente à tomada de decisões e ao posicionamento crítico em relação à saúde individual e coletiva. Para tanto , foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) realizar um estado do conhecimento sobre a vacinação no Ensino de Ciências e Biologia; (2) aproximar os saberes docentes, conforme Paulo Freire, à temática da vacinação; (3) avaliar a compreensão dos professores de Biologia sobre conceitos científicos e tecnológicos relacionados à vacinação e ao sistema imunológico; (4) analisar o papel social e pedagógico dos professores frente à vacinação à luz dos saberes docentes; e (5) investigar o conhecimento e a percepção dos estudantes sobre vacinas e suas implicações para a saúde. Participaram da pesquisa empírica cinco docentes e 43 estudantes de colégios estaduais do litoral do Paraná. Para o percurso metodológico utilizou-se pesquisas bibliográficas e pesquisa empírica referente à investigação com os professores e alunos através de entrevistas e questionário, respectivamente. Para análise das respostas utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Os resultados da pesquisa bibliográfica indicaram um crescimento das pesquisas sobre vacinação durante a pandemia, com predominância de estudos empíricos qualitativos e foco em alfabetização científica, especialmente sobre a Covid-19. A aproximação entre os saberes docentes freireanos e a temática da vacinação contribuiu com a análise da investigação, e subsidiou a construção das categorias de análise das entrevistas dos professores, tal análise evidenciou que os professores mobilizam saberes sistematizados à respeito da temática da vacinação, mas ainda apresentam fragilidades conceituais e discursos baseados no senso comum, além disso, observou-se nas entrevistas a emergência de saberes ético-políticos, pedagógico-didáticos e humanistas, articulando ensino, pesquisa, exemplo e compromisso social. As respostas dos estudantes demonstraram percepções diversas sobre vacinação, oscilando entre compreensões técnicas e concepções equivocadas, o que evidencia diferentes níveis de alfabetização científica. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de que os professores adotem postura investigativa, aprofundando conceitos científicos relacionados à vacinação, como imunidade adaptativa e inata, mecanismos de ação das vacinas, tipos e processos de produção e articulando-os de forma crítica ao currículo escolar. Essa postura permite que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, compreensão sólida do fenômeno vacinal e competências para tomada de decisão baseada em evidências, fortalecendo a formação ética, social e científica necessária para a cidadania. Em síntese, a pesquisa contribui para a compreensão da vacinação como objeto de conhecimento relevante e pouco explorado, ao mesmo tempo em que aponta caminhos para a atuação docente reflexiva e investigativa, com vistas à promoção de uma educação científica crítica, contextualizada e socialmente responsável a partir da mobilização de saberes docentes necessário à prática educativa por parte dos professores de Biologia.
Abstract: This research investigated about vaccination in Biology Education context, whose focus was on the socio-scientific issue (SSI) due to its complexity, social controversies, and widespread dissemination in the media. The main objective of this study was to analyze knowledge of both Biology teachers’ and third-year high school students about vaccination, as well as to understand the social role of these actors in decision-making and critical positioning regarding individual and collective health. The specific objectives were: (1) to carry out a state-of-the-art review regarding vaccination in Science and Biology Education; (2) to bring teachers' knowledge closer to vaccination theme, according to Paulo Freire; (3) to analyze Biology teachers' understanding about scientific and technological concepts related to vaccination and the immune system; (4) to analyze social and pedagogical role of Biology teachers’ regarding vaccination and their teaching knowledge; and (5) to investigate students’ knowledge and perception about vaccines and their implications for health. Five teachers and 43 students from state schools on the coast of Paraná took part of this empirical research. The methodological approach employed bibliographic and empirical research involving interviews with teachers and students, respectively. The content analysis was used to obtain the responses, according to Bardin (2011). The results of the bibliographic research indicated an increase in research on vaccination during the pandemic, with a predominance of qualitative empirical studies focusing on scientific literacy, especially regarding Covid-19. The connection between Freirean teaching knowledge and vaccination theme has contributed to the investigation analysis and supported analytical categories framing for the teachers' interviews. This analysis has shown that the studied teachers have mobilized systematized knowledge about vaccination theme, but they still have some conceptual weaknesses and discourses based on common sense. Furthermore, the interviews revealed the emergence of ethical political, pedagogical-didactic, and humanistic knowledge, which associated teaching, research, example, and social commitment. The students' responses demonstrated several perceptions about vaccination, ranging from technical understandings to misconceptions, with evidence at different levels of scientific literacy. The results of this research pointed out to the need for teachers to adopt an investigative approach, delve deeper into scientific concepts related to vaccination and production processes, and critically integrate them into the school curriculum. This approach allows students to develop critical thinking, a solid understanding of the vaccination phenomenon, and skills for evidence-based decision-making, thereby strengthening ethical, social, and scientific training, which is essential for citizenship. At last, this research contributes to the understanding of vaccination as a relevant and underexplored area of knowledge, while it has also suggested some possibilities for reflective and investigative teaching practice, to promote a critical, contextualized and socially responsible science education based on the mobilization of teaching knowledge, required for educational practice of Biology teachers.
Keywords: Ensino de Biologia
Vacinação
Prática docente
Estudantes de Biologia
Paulo Freire
Biology teaching
Biology students
Paulo Freire
Teaching knowledge
Vaccination
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: França, Elizabete. A temática vacinação na educação em Biologia: uma análise freireana da prática educativa. 2025. 199 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8128
Issue Date: 22-Jul-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabete França.pdfArquivo completo4.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.