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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7812
Tipo do documento: Tese
Title: A construção de saberes docentes disciplinares por meio de modelos físicos de astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Other Titles: The construction of disciplinary teaching knowledge through physical astronomy models for teachers in the initial years of fundamental education
Autor: Trogello, Anderson Giovani 
Primeiro orientador: Meghioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Segundo membro da banca: Batista, Michel Corsi
Terceiro membro da banca: Justina, Lourdes Aрагесidа Della
Quarto membro da banca: Beber, Silvia Zamberlan Costa
Resumo: Este texto relata o processo de investigação científica sobre o ensino da Astronomia voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após levantamento bibliográfico identificou-se que a Astronomia, embora seja uma ciência antiga que desperta a curiosidade no cotidiano dos educandos, tem seu ensino nos ambientes escolares permeado por dificuldades, resultando na manutenção de conceitos alternativos, inclusive entre docentes da Educação Básica. Dentre os fatores que contribuem para esses problemas destacam-se: a formação acadêmica, em especial, em cursos de pedagogia, resultando em aulas com abordagem tradicional e com lacunas nos saberes docentes; e a ausência de oportunidades de formação continuada nesta área. Assim, este processo investigativo concentrou-se na formação continuada de professores dos anos iniciais, da região Oeste do Paraná, voltada para o ensino da Astronomia. Assim, estende-se a hipótese que um curso de formação continuada necessite de um currículo organizado e compatível com aquele abordado em sala de aula pelos professores. Também se estende a esta proposta investigativa a hipótese que a utilização de modelos físicos didáticos possa contribuir para mobilização de saberes docentes em um curso de formação continuada em Astronomia. Para tanto, esta investigação se apresentou com os objetivos de: 1) Realizar um estudo bibliográfico sobre o ensino de astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso de modelos físicos didáticos para o Ensino de Ciências e Astronomia; 2) Analisar os currículos nacionais, do estado do Paraná e da região do Oeste do Paraná em relação aos conceitos e abordagens propostas para o ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 3) Desenvolver modelos físicos didáticos inovadores ou adaptados para o ensino de Astronomia e avaliar o seu papel na mobilização de saberes disciplinares pelos professores participantes da formação; 4) Propor e avaliar um curso de formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com duração de 32 horas, voltado ao ensino de Astronomia; 5) Avaliar a construção de diferentes saberes docentes, especialmente os disciplinares, durante um curso de formação continuada em Astronomia realizado com professores em um município do Oeste paranaense; 6) Propor uma discussão sobre qual currículo adotar para o ensino de Astronomia em cursos de formação continuada. Como metodologias foram utilizadas pesquisas bibliográficas, análise documentais de currículos e pesquisa empírica referente ao desenvolvimento de um curso de formação continuada. Durante a realização do curso, coletaram-se dados por meio de questionários e transcrição das áudio-gravações. Tais dados foram analisados mediante análise de conteúdo. Ao final da pesquisa, obtiveram-se os seguintes resultados principais: 1) desenvolvimento de um currículo próprio para a formação continuada de professores, o qual pode ser reutilizado e reavaliado em futuras pesquisas ; 2) criação de oito modelos físicos didáticos – Astrolábio, Planetário, Esfera Armilar, Constelação Tridimensional, Sistema Solar em Escala, Sistema Terra e Lua em Escala, Maquete Terra e Lua, Relógio Solar e o Simulador do Movimento Aparente Solar Local; 3) comprovação da mobilização de saberes disciplinares nos conteúdos abordados durante o curso de formação continuada, tais como: estações do ano, Astronomia de posição, constelações, estrelas, Sistema Solar, Formação do Universo, entre outros. Dessa forma, este trabalho se configura como relevante para diferentes âmbitos do ensino da Astronomia.
Abstract: This text reports (on) the scientific investigation process about the teaching of Astronomy aimed at the initial years of Elementary School. After a bibliographical survey, it was identified that Astronomy, although it is an ancient science that arouses curiosity in the daily lives of students, has its teaching in school environments permeated by difficulties, resulting in the maintenance of alternative concepts, including among elementary school teachers. Among the factors that contribute to these problems, the following stand out: academic training, especially in pedagogy courses, resulting in classes with a traditional approach and gaps in teaching knowledge; and the lack of opportunities for continuing education in this area. So, this investigative process focused on the continuing education of elementary school teachers in West region Paraná aimed at teaching Astronomy. Thus, the hypothesis that a continuing education course needs an organized curriculum compatible with that taught in the classroom by teachers is extended. This investigative proposal also extends to the hypothesis that the use of physical didactic models can contribute to the mobilization of teaching knowledge in a continuing education course in Astronomy. Therefore this research presented the following objectives: 1) To conduct a bibliographic study on the teaching of astronomy in the early years of Elementary School and the use of physical didactic models for the teaching of Science and Astronomy; 2) To analyze the national curriculum from the state of Paraná and from the Western region of Paraná in relation to the concepts and approaches proposed for the teaching of Astronomy in the early years of Elementary School; 3) To develop innovative or adapted physical didactic models for the teaching of Astronomy and to evaluate their role in the mobilization of disciplinary knowledge by the teachers participating in the training; 4) To propose and evaluate a teacher training course for the early years of Elementary School, lasting 32 hours, focused on the teaching of Astronomy; 5) To evaluate the construction of different teaching knowledge, especially disciplinary knowledge, during a continuing education course in Astronomy held with teachers in a city in Western Paraná; 6) To propose a discussion on which curriculum to adopt for the teaching of Astronomy in continuing education courses. The methodologies used were bibliographical research, documentary analysis of curricula and empirical research related to the development of a continuing education course. During the course, data were collected through questionnaires and transcription of audio recordings. These data were analyzed through content analysis. At the end of the research, the following main results were obtained: 1) development of a curriculum for continuing education of teachers, which can be reused and reevaluated in future research; 2) creation of eight didactic physical models – Astrolabe, Planetarium, Armillary Sphere, Three-Dimensional Constellation, Solar System in Scale, Earth and Moon System in Scale, Earth and Moon Model, Solar Dial and the Simulator of Local Solar Apparent Motion; 3) proof of the mobilization of disciplinary knowledge in the contents covered during the continuing education course, such as: seasons of the year, positional astronomy, constellations, stars, Solar System, Formation of the Universe, among others. Thus, this ask is relevant to different areas of Astronomy teaching.
Keywords: Formação Continuada de professores
Ensino de Astronomia
Ensino Fundamental
Modelos Físicos Didáticos
Continuing teacher training
Astronomy Teaching
Elementary Education
Physical Didactic Models
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Trogello, Anderson Giovani. A construção de saberes docentes disciplinares por meio de modelos físicos de astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 280 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7812
Issue Date: 3-Feb-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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