Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7915
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Compreensões de educação para a sexualidade em discursos de professoras(es) de ciências e nas pesquisas em ensino no Brasil: olhares foucaultianos |
Other Titles: | Understandings about education for sexuality in Science teachers’ speech and research in teaching in Brazil: Foucault’s work approach |
Autor: | Lima, Wellington Soares de ![]() |
Primeiro orientador: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Primeiro coorientador: | Martelli, Andréa Cristina |
Primeiro membro da banca: | Maio, Eliane Rose |
Segundo membro da banca: | Silva, Ricardo Desiderio da |
Terceiro membro da banca: | Boscarioli, Clodis |
Quarto membro da banca: | Strieder, Dulce Maria |
Quinto membro da banca: | Lima, Bárbara Grace Tobaldini de |
Resumo: | Discutir sexualidade em ambientes escolares é uma tarefa necessária e, ao mesmo tempo, desafiadora para algumas/alguns docentes, como aquelas(es) das áreas de ciências que, por comportarem em suas disciplinas conteúdos, como os sistemas genitais e adolescência, acabam sendo responsabilizadas(os) a discutir a temática sexualidade por sua relação ao conteúdo biológico. Mediante o exposto, objetivamos problematizar, sob a perspectiva da epistemologia foucaultiana, as compreensões de professoras(es) de ciências sobre a temática sexualidade. Para alcançar esse objetivo, inicialmente, discutimos alguns fundamentos teóricos e os relacionamos quanto à educação e à sexualidade, tendo como base o pensamento foucaultiano. Em seguida, apresentamos os percursos metodológicos com uma nova possibilidade de análise de artigos e trabalhos, a Compilação de Cenário Textual, que já a utilizamos na sequência para construir um panorama de pesquisas nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências sobre a temática sexualidade. Seguidamente, apresentamos e discutimos as respostas de um formulário preenchido por 72 professoras(es) de todas as regiões do Brasil, descrevendo como trabalham com a sexualidade e como a compreendem. O questionário foi constituído por perguntas fechadas e abertas, estas últimas também instigavam correlações entre termos recorrentes socialmente. Os dados e resultados são discutidos junto às obras de Michel Foucault e com autoras(es) alinhadas(os) a seu pensamento, o que nos favorece uma aproximação junto a um discurso analisado de forma epistemológica e metodológica com bases foucaultianas. Esta investigação demonstra como a sexualidade é compreendida e trabalhada pelos sujeitos da pesquisa que atuam com ela nas instituições escolares, incluindo uma pluralidade de estratégias metodológicas e de compreensões conceituais. Ademais, os conceitos apresentados pelas(os) professoras(es) demonstram estar em caminhos de busca pelos sentidos científicos, mas que, por vezes, ainda não haja um domínio sobre tal, construindo conceitos que podem afastar sua cientificidade. Destarte, as(os) professoras(es) de ciências buscam abordar a sexualidade em sala de aula para além dos conceitos biológicos, embora não tenham domínio conceitual e científico sobre alguns termos e nomenclaturas. Apesar de movimentos que aparentam invisibilizar a temática sexualidade nas escolas, ela resiste e persiste ao ser trabalhada com foco em possibilitar aos estudantes o autoconhecimento e o respeito ao próximo. Assim, a nossa tese circunda no fato de que professoras(es) de ciências devem ser percebidos como dispositivos mobilizadores de saber e poder de uma educação para a sexualidade dentro das instituições escolares. Esperamos que os resultados deste trabalho possam ainda ser fonte de inspiração a pesquisadoras(es) e professoras(es) das áreas envolvidas: a Educação e a Sexualidade. |
Abstract: | Discussing sexuality in school environments is a necessary and, at the same time, challenging task for some teachers, such as those in the sciences who, because their subjects include content such as genital systems and adolescence, end up being held responsible for discussing sexuality because of its relation to biological content. Considering the above, our aim is to problematize, from the perspective of Foucauldian epistemology, the understandings of science teachers about sexuality. To achieve this goal, we first discuss some theoretical foundations and relate them to education and sexuality, based on Foucauldian thinking. Next, we present the methodological paths with a new possibility for analyzing articles and papers, the Textual Scenario Compilation, which we have already used in the sequence to build a panorama of research in the Annals of the National Meeting of Research in Science Education on the theme of sexuality. Next, we present and discuss the responses to a form filled in by 72 teachers from all regions of Brazil, describing how they work with sexuality and how they understand it. The questionnaire was made up of closed and open questions, the latter also prompting correlations between socially recurrent terms. The data and results are discussed in conjunction with the works of Michel Foucault and with authors aligned with his thinking, which allows us to get closer to a discourse analyzed in an epistemological and methodological way with Foucauldian bases. This research shows how sexuality is understood and worked with by the research subjects who work with it in school institutions, including a plurality of methodological strategies and conceptual understandings. In addition, the concepts presented by the teachers show that they are searching for scientific meanings, but that sometimes there is still no mastery of this, constructing concepts that can detract from their scientific. Thus, science teachers seek to approach sexuality in the classroom beyond biological concepts, even though they lack conceptual and scientific mastery over some terms and nomenclatures. Despite movements that appear to make the subject of sexuality invisible in schools, it resists and persists by being worked on with a focus on enabling students to become self-aware and respectful of others. Thus, our thesis is because science teachers should be seen as mobilizers of knowledge and power for sexual education within school institutions. We hope that the results of this work can also be a source of inspiration for researchers and teachers in the areas involved: Education and Sexuality. |
Keywords: | Educação Sexual Sexualidade e Docência Conceitos Gênero Docentes de ciências Sexual Education Sexuality and Teaching Foucault Gender Science Teachers |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNICIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Lima, Wellington Soares de. Compreensões de educação para a sexualidade em discursos de professoras(es) de ciências e nas pesquisas em ensino no Brasil: olhares foucaultianos. 2025. 247 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7915 |
Issue Date: | 12-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Welligton Soares.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 983.65 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.