Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7680
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências: a Astronomia Indígena na percepção de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Dialogue between knowledge in Science Teaching: Indigenous Astronomy in the perception of students in the final years of Elementary School |
Autor: | Alves, Deisiane De Toni ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Marco Antonio Batista |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Lúcia Helena Soares de |
Primeiro membro da banca: | Tedesco, Daniel Guimarães |
Segundo membro da banca: | Borges, Paulo Humberto Porto |
Terceiro membro da banca: | Costa Beber, Silvia Zamberlan |
Resumo: | A luta dos povos indígenas por espaços de decisão tem resultado em conquistas significativas nos últimos anos. No entanto, os desafios no campo educacional persistem, frente a processos desenvolvidos a partir de perspectivas eurocêntricas, universalistas, homogêneas e monocultural dos conteúdos, que perpetuam uma cultura hegemônica, que desvaloriza outras formas de compreender, ser e estar no mundo, dentre estas, a dos povos indígenas. Com os saberes invisibilizados, foram por muito tempo deixados em segundo plano na sociedade brasileira, mas têm muito a contribuir para as diferentes áreas do conhecimento, inclusive a das Ciências da Natureza, a partir de um diálogo entre os saberes. Para tanto, se faz necessária uma educação crítica, humanizadora, intercultural, decolonial e contracolonial, contexto em que o ideário de Paulo Freire se destaca, visto que o cerne deste se embasa no desvelar da realidade, o que possibilita vir à luz a rica cultura dos povos indígenas. No Ensino de Ciências, sob a perspectiva da Astronomia Indígena, pode-se contribuir para que os estudantes superem percepções de que a ciência se ocupa somente do saber científico ocidental e que este se sobrepõe aos saberes tradicionais indígenas. Com esse pensamento, buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais elementos estruturam o discurso de estudantes do último ano do ensino fundamental, a partir do estudo da Astronomia Indígena, no diálogo entre o saber científico e os saberes tradicionais indígenas? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem interpretativista e objetivos descritivo, exploratório e propositivo. Nos ancoramos na pesquisa bibliográfica, de campo e na Pesquisa-ação Freireana, em que estudantes do 9º ano de um colégio do município de Cascavel/PR foram sujeitos da pesquisa. Construímos os dados por meio de Questionários, Perguntas elaboradas pelos estudantes e do Diário de Bordo. Para a análise, nos apoiamos na Análise do Discurso Freireano, a partir de uma Análise Específica e uma Análise Geral. Os resultados obtidos na Análise Específica revelaram que a maioria dos estudantes apresenta percepções não críticas, associadas a elementos das subcategorias Consciência intransitiva e Consciência transitiva ingênua, em que a falta de reflexão crítica foram evidenciadas e ainda elementos associados ao preconceito. Poucos estudantes expressaram percepções críticas, refletindo acerca dos processos colonizadores e a marginalização dos saberes tradicionais indígenas, associadas à subcategoria Consciência transitiva crítica. Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos estudantes, a maioria relatou não ter estudado conteúdos relacionados com a cultura indígena e a Astronomia indígena. Na análise das Perguntas elaboradas pelos estudantes, percepções não críticas e percepções críticas foram evidenciadas, associadas à subcategoria Curiosidade ingênua e Curiosidade epistemológica. Na Análise Geral, a partir da categoria Diálogos entre saberes, destacaram-se percepções críticas, em que os estudantes enfatizaram a importância da troca entre saberes no Ensino de Ciências, como forma de promover respeito, assim como a relevância do diálogo nos processos educativos. Por fim, enfatizaram a importância de uma formação docente sólida, que acompanhe os avanços proporcionados pela inclusão de temáticas culturais no currículo do Ensino de Ciências. |
Abstract: | The struggle of indigenous peoples for decision-making spaces has resulted in significant achievements in recent years. However, challenges in the educational field persist, in the face of processes developed from Eurocentric, universalist, homogeneous and monocultural perspectives of content, which perpetuate a hegemonic culture that devalues other ways of understanding, being and existing in the world, among them, that of indigenous peoples. With their knowledge rendered invisible, it was for a long time left in the background in Brazilian society, but it has much to contribute to the different areas of knowledge, including Natural Sciences, based on a dialogue between knowledges. To this end, a critical, humanizing, intercultural, decolonial and countercolonial education is necessary, a context in which Paulo Freire's ideas stand out, since the core of this is based on the unveiling of reality, which allows the rich culture of indigenous peoples to come to light. In Science Education, from the perspective of Indigenous Astronomy, it is possible to help students overcome perceptions that science deals only with Western scientific knowledge and that this overlaps with traditional indigenous knowledge. With this in mind, we seek to answer the following research problem: What elements structure the discourse of students in the last year of elementary school, based on the study of Indigenous Astronomy, in the dialogue between scientific knowledge and traditional indigenous knowledge? To this end, we developed a qualitative research, with an interpretative approach and descriptive, exploratory and propositional objectives. We based our research on bibliographical and field research and Freirean Action Research, in which 9th grade students from a school in the city of Cascavel/PR were the subjects of the research. We constructed the data through Questionnaires, Questions prepared by the students and the Logbook. For the analysis, we relied on Freirean Discourse Analysis, based on a Specific Analysis and a General Analysis. The results obtained in the Specific Analysis revealed that most students presented non-critical perceptions, associated with elements of the subcategories Intransitive consciousness and Naive transitive consciousness, in which the lack of critical reflection was evidenced, as well as elements associated with prejudice. Few students expressed critical perceptions, reflecting on the colonizing processes and the marginalization of traditional indigenous knowledge, associated with the subcategory Critical transitive consciousness. When investigating the students' prior knowledge, most reported not having studied content related to indigenous culture and indigenous astronomy. In the analysis of the questions elaborated by the students, non-critical perceptions and critical perceptions were evidenced, associated with the subcategory Naive curiosity and Epistemological curiosity. In the General Analysis, from the category Dialogues between knowledge, critical perceptions stood out, in which students emphasized the importance of the exchange of knowledge in Science Teaching, as a way of promoting respect, as well as the relevance of dialogue in educational processes. Finally, they emphasized the importance of solid teacher training, which keeps pace with the advances provided by the inclusion of cultural themes in the Science Teaching curriculum. |
Keywords: | Astronomia Indígena Educação Intercultural Ensino de Ciências Paulo Freire Saberes tradicionais indígenas Indigenous Astronomy Intercultural Education Science Education Indigenous traditional knowledge |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIENCIAS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | ALVES, Deisiane De Toni. Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências: a Astronomia Indígena na percepção de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. 2025. 210 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7680 |
Issue Date: | 21-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Deisiane De Toni Alves.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.