Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7783
Tipo do documento: Dissertação
Title: Alfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioeste
Other Titles: Scientific Literacy in Teacher Education: Voices of Pedagogy Students from UNIOESTE
Autor: Carvalho, Erenilda 
Primeiro orientador: Christofoletti, João Fernando
Primeiro membro da banca: Slongo, Iône Inês Pinsson
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Resumo: Esta pesquisa analisou as percepções de formandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública sobre a formação para atuar no ensino de ciências, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender a percepção dos estudantes sobre o Ensino de Ciências e a Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin, interpretou dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelaram que, apesar de o curso oferecer subsídios teóricos e metodológicos, há limitações em relação aos conhecimentos específicos para o ensino de ciências, em parte devido à carga horária reduzida dedicada à área. Essas lacunas impactam a preparação dos futuros professores e comprometem sua capacidade de promover a Alfabetização Científica. A pesquisa defende a necessidade de formação continuada focada no ensino de ciências após a entrada no mercado de trabalho, para que os professores possam desenvolver práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas à alfabetização científica. Sugere-se, ainda, uma revisão crítica dos programas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, com foco na formação do professor universitário, para que a formação seja eficaz e centrada em interdisciplinaridades, garantindo uma melhor preparação para o ensino de ciências nos Anos Iniciais.
Abstract: This research aimed to analyze the perceptions of graduating students from a Pedagogy program at a public university regarding their training to teach science, particularly in the Early Years of Elementary Education. The central question was: what is the understanding of Pedagogy students about Science Teaching and Scientific Literacy? A qualitative approach was adopted, using Bardin's Content Analysis to interpret data obtained from a questionnaire with open and closed questions. The results indicate that, although the program provides theoretical and methodological support, it has limitations concerning the specific knowledge required for Science Teaching, partly due to the reduced workload allocated to the subject. Such gaps affect the preparation of future teachers and compromise their ability to promote Scientific Literacy. Thus, the study highlights the need for continuous training after entering the job market, focusing on Science Teaching to enable pedagogical practices more aligned with the goal of scientific literacy. Additionally, it suggests that Pedagogy degree programs should undergo a joint reflection on their curricula and teaching plans to enhance teacher education, making it more effective and centered on interdisciplinarity.
Keywords: Pedagogos
Formação inicial
Ensino de ciências
Anos iniciais
Pedagogues
Initial training
Science teaching
Early years
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Carvalho, Erenilda. Alfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioeste. 2025. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7783
Issue Date: 27-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erenilda Carvalho.pdfArquivo completo3.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.