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Panorama das situações relacionadas à função afim em teses e dissertações brasileiras
Conhecer a tipologia de situações relacionadas à função afim, os contextos em que se situam as principais variáveis didáticas presentes, as diversas maneiras de apresentação de seus enunciados e as diferentes abordagens metodológicas indicadas, pode favorecer a determinação de um conjunto de situações que possibilite a construção deste conceito matemático pelos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar situações relacionadas à função afim presentes ...
Teoria dos registros de representação semiótica: as atividades cognitivas de tratamento e conversão mobilizadas em aulas de matemática sobre porcentagem.
Para a aprendizagem matemática, as atividades cognitivas fundamentais como conceitualização, raciocínio, resolução de problemas e compreensão de textos, requerem a utilização de sistemas de expressão e de representação. Para a compreensão matemática, é possível aderir a uma utilização de representações semióticas por meio de uma variedade de transformações entre os registros de representação semiótica (rrs). Essas transformações, as quais podem ser mais ou menos imediatas, têm grand...
E-Books interativos sobre objetos de aprendizagem do Scratch para docentes que ensinam matemática nos Anos Iniciais.
O uso de Tecnologias Digitais na Educação é uma demanda que requer formação docente e adequação do ambiente escolar. A autoformação é um processo que perpassa toda a carreira docente e envolve reflexões por parte do(a) professor(a) sobre suas práticas educacionais analisando necessidades e buscando por formações e conhecimentos que se refletem em mudanças em suas práticas e novas análises. O uso de objetos de aprendizagem Scratch pode ser uma alternativa na integração de Tecnologi...
O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura.
Neste trabalho, apresentamos e discutimos O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, realizada na área da Educação Matemática, que teve como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul), consideran...
IV FECI-TOO - Feira de Ciências de Toledo como espaço de discussão a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) promove aos sujeitos uma visão de mundo que busca entender as relações e influências da ciência e da tecnologia na sociedade. Seu desenvolvimento ocorre rotineiramente nas escolas, mas, estende-se além desses espaços. As Feiras de Ciências, por exemplo, são eventos de produção e divulgação da ciência e da tecnologia que se estabelecem em espaços formais e não formais de ensino, protagonizando momentos únicos para a promoção da ACT. Po...
Metodologias de Ensino e seus desdobramentos: percepção de professores em formação inicial em Ciências Biológicas
Apesar de se encontrar no cerne da prática docente, as Metodologias de Ensino são muitas vezes compreendidas de modo trivial, sendo este termo empregado de maneira confusa e pouco refletida, sem definição clara de seu significado e relevância. Este trabalho tem como eixo central as Metodologias de Ensino no âmbito do Ensino de Ciências e a maneira com que elas são percebidas e empregadas por professores em formação inicial em Ciências Biológicas a partir da seguinte questão investigativ...
Vislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemática
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi realizada no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática (MM) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do oeste do Paraná. Com vistas a investigar manifestações de insubordinação criativa nos discursos e nas ações de licenciandos em Matemática ao realizarem a disciplina, buscamos identificar aspectos com potencial para contribuir com a formação inicial de professores com propensão à ins...
Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação que versa sobre a utilização da Gamificação desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de Educação do Estado do Paraná durante processos de ensino e aprendizagem de Matemática. No contexto deste estudo, adotou-se como questão norteadora: O que manifestam estudantes de um 9° ano do ensino fundamental sobre o uso da Gamificação Estrutural experienciada na disciplina de Matemática, no que diz respeito às Competências Gerais...
Transformações de produtos notáveis em livros didáticos brasileiros do século XX
O ensino de produtos notáveis tem dificultado a aprendizagem de matemática em diferentes níveis do ensino. Ao longo da história, diferentes formas de abordagem foram apresentadas em livros didáticos, dentre elas as abordagens algébrica e geométrica. Dessa forma, tendo como aporte teórico-metodológico a História Cultural e a História das Disciplinas Escolares, buscamos novos elementos para compor a história deste conteúdo. Esta pesquisa busca descrever o percurso histórico do ensino ...
O Pensamento Computacional no Âmbito da Modelagem Matemática na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Dadas as crescentes discussões sobre a inserção de práticas que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos contextos escolares desde 2006, e a similaridade dessas propostas com os trabalhos outrora desenvolvidos a partir das ideias de Seymour Papert por volta de 1980, surge a necessidade de refletir acerca de como articular o desenvolvimento do Pensamento Computacional aos componentes curriculares, uma vez que a ausência dessa relação contribuiu para a intermitência da p...
Ações Criativas de um grupo de estudantes ao lidar com atividades de Modelagem Matemática
A literatura que abarca a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, em grande parte, corrobora com a afirmação de que a realização de atividades de Modelagem pode desenvolver a criatividade dos estudantes ou, então, que para desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática é necessário ter criatividade. Contudo, dentre as pesquisas que se dedicam a investigar especificamente as relações entre a criatividade e a Modelagem Matemática, há uma lacuna no que tange ao...
Ensinar ciências no ensino fundamental II: possibilidades e desafios na percepção de professores iniciantes.
O início da docência é um período repleto de aprendizagens que se estendem ao longo da carreira profissional dos professores, sendo comum que haja um maior número de incertezas em relação às dinâmicas escolares e ao trabalho pedagógico. Considerando esta temática, tivemos como objetivo principal compreender os desafios que permeiam o início da carreira de professores que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino de Cascavel-PR. Com enfoque epi...
Formação docente e percepção da ciência: interesses, atitudes e conhecimentos de licenciandos em Física
A formação docente perpassa as diferentes esferas da sociedade e é alvo de discussões e críticas há décadas por diferentes pesquisadores, afim de superar os desafios e dificuldades presentes no âmbito escolar. Deste modo, a presente tese contempla uma análise sobre a percepção da Ciência e da Tecnologia, por meio da temática da radiação não ionizante, envolvendo estudantes universitários matriculados em quatro Cursos de Licenciatura em Física/Ciências Exatas, abarcando a região Oe...
A mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva
O propósito da Educação Inclusiva é oferecer oportunidades para que todos os estudantes aprendam juntos, sem discriminação. Contudo, não basta somente possibilitar que os alunos estejam em uma mesma sala de aula, pois incluir é proporcionar a todo e qualquer aluno o acesso ao conhecimento historicamente construído pelo homem. Na revisão bibliográfica realizada para a sustentação desta pesquisa, identificou-se que há carências de estudos teóricos e práticos em relação ao tema e a respost...
O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica
Este estudo teve como objetivo identificar e explorar o trabalho colaborativo na perspectiva da interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências no contexto escolar, com o desafio de despertar o interesse das crianças a se tornarem adultos ativos utilizando o ciclismo. De modo a contribuir com a compreensão do leitor acerca do objeto de estudo, o referencial teórico perpassa os temas da interdisciplinaridade, da Educação Física e o ensino de Ciências no contexto escolar. Discute-s...
“A gente precisava era de uma formação assim...” A alfabetização didático-científica do professor de ciências do ensino fundamental - anos iniciais mobilizada pela formação em grupo
Há décadas, a formação docente vem sendo constituída como campo de estudo, despertando nos pesquisadores um olhar acerca dos reflexos da trajetória formativa do professor enquanto fator contribuinte para o processo de ensino e aprendizagem. Tais pesquisas vêm apontando avanços, retrocessos, conquistas, limites e potencialidades da profissão de professor, evidenciando algumas lacunas deixadas ao longo das últimas décadas e demonstrando a insuficiência de políticas públicasde formação par...
O estagiário da licenciatura ao estar com o professor regente que assume a modelagem matemática em sala de aula
A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática (MM) possui inúmeras frentes e temáticas relevantes, dentre elas, a formação de professores, tanto inicial quanto continuada. No contexto da formação inicial há um conjunto de investigações que focam práticas discentes e um número menor de pesquisas no contexto do estágio supervisionado. No entanto, do levantamento de literatura nacional e internacional, não emergiu nenhuma pesquisa que tenha focado o estagiário junto ao pro...
Alfabetização Científica com Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Modelagem Matemática e Alfabetização Científica são expressões que provém de áreas distintas: a primeira é bastante discutida na Educação Matemática, enquanto a segunda na Educação em Ciências. Entretanto, a possibilidade de articulá-las tem sido enfoque, ainda que sutil, de pesquisas em ambas as áreas. Assim, este trabalho de pesquisa tem como focos a Alfabetização Científica e a Modelagem Matemática, investigadas a partir da realização de atividades de Modelagem com os estudantes....
A Contextualização na Modelagem Matemática na Educação Matemática
O termo contextualização tem sido frequentemente mencionado na literatura em discursos concernentes às práticas de ensino proporcionando a articulação dos conteúdos matemáticos com situações aplicadas e visando despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem. A contextualização como um meio de atribuir sentidos e significados ganhou destaque nos documentos oficiais brasileiros, e pesquisas em Educação Matemática se alinharam a eles. Contudo, essas afirmações são tomadas em s...
Formação de Professores em Materiais Manipulativos no contexto da Lesson Study com vistas a uma Alfabetização Matemática Inclusiva
O Ensino da Matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem gerado discussões, na literatura, em relação aos desafios enfrentados pelos professores na condução dos processos de ensino e aprendizagem. Somando-se a tais desafios, temos a inclusão de alunos na rede regular de ensino. Dentre as possibilidades, como enfoque para este estudo, apresenta-se o desenvolvimento ou direcionamento e adaptação de materiais manipulativos para promover a inclusão nas...
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