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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7898
Tipo do documento: Tese
Title: O sujeito professor bacharel que ensina ciência e tecnologia nos cursos de educação profissional integrada ao ensino médio
Other Titles: The subject bachelor teacher who teaches science and technology in professional education courses integrated to high school
Autor: Fioratti, Netúlio Alarcon 
Primeiro orientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro coorientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Segundo membro da banca: Zanatta, Máriam Trierveiler Pereira
Terceiro membro da banca: Ferraz, Daniela Frigo
Quarto membro da banca: Galle, Lorita Aparecida Veloso
Resumo: Os cursos de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio proveem ensino no nível da Educação Básica e demandam atuação de bacharéis e tecnólogos, muitas vezes sem formação direcionada à docência, como professores nos componentes curriculares da formação profissional. O ensino de ciência e tecnologia acaba sendo delegado também a este professor, situação consolidada pelas características do currículo integrado. Existem ainda outros elementos que complexificam a constituição da subjetividade deste professor, influenciando sua identidade, como a finalidade da Educação Profissional e a trajetória da carreira do bacharel na educação. Com o intuito de compreender alguns elementos da composição da subjetividade e da identidade deste professor bacharel, nesta pesquisa de tese inicialmente desenvolvemos reflexões teóricas acerca da análise do discurso de inspiração foucaultiana associada aos Estudos Culturais como elementos para refletir acerca dessas constituições subjetivas e identitárias. Em um primeiro momento de análise empírica, apresentamos, por meio de viés da arqueologia de Foucault, as materialidades enunciativas de artigos acadêmicos localizados pelo portal “Periódicos CAPES”, para identificar como este discurso autoriza e posiciona o bacharel enquanto professor de ciência e tecnologia nos cursos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, compondo sua subjetividade. Como resultados, percebe-se um discurso que considera pouco legítima a atuação do bacharel enquanto professor de ciência e tecnologia. Em um segundo momento de análise empírica, o enfoque volta-se ao projeto pedagógico de um curso de formação destinado à atuação deste sujeito, de modo mais direcionado pelos estudos genealógicos de Foucault; neste momento nos interessa saber como as práticas institucionais decorrentes das materialidades enunciativas do discurso deste documento, do currículo deste curso, compõem esta subjetividade. Neste segundo momento percebe-se um discurso no qual há uma maior legitimidade deste sujeito docente. Por fim, de posse das análises realizadas associadas aos pensamentos da ética – “terceiro domínio” – de Foucault, elaboramos proposições com as quais o professor bacharel de ciência e tecnologia pode se alinhar para compor sua ética e estética de atuação, realizar o cuidado de si e dos outros.
Abstract: Professional education courses integrated into High School provide teaching at the Basic Education level and demand the performance of bachelors and technologists, often without training directed to teaching, as teachers in the curricular components of professional training. The teaching of science and technology ends up being delegated to this teacher as well, a situation consolidated by the characteristics of the integrated curriculum. There are also other elements that complicate the constitution of this teacher's subjectivity, influencing his identity, such as the purpose of professional education and the trajectory of the bachelor's career in education. In order to understand some elements of the composition of the subjectivity and identity of this bachelor professor, in this thesis research we initially developed theoretical reflections about the analysis of the Foucauldian-inspired discourse associated with Cultural Studies as elements to reflect on these subjective and identity constitutions. In a first moment of empirical analysis, we present, through the bias of Foucault's archeology, the enunciative materialities of academic articles located by the “Periódicos CAPES” portal, to identify how this discourse authorizes and positions the bachelor as a professor of science and technology in courses of professional education integrated into high school, composing its subjectivity. As results, a discourse is perceived that considers the bachelor's role as a science and technology teacher to be somewhat legitimate. In a second moment of empirical analysis, the focus turns to the pedagogical project of a formation course destined to the performance of this subject, in a way more directed by the genealogical studies of Foucault; At this moment, we are interested in knowing how the institutional practices arising from the enunciative materialities of the discourse of this document, of the curriculum of this course, compose this subjectivity. In this second moment, a speech is perceived in which there is greater legitimacy of this teaching subject. Finally, in possession of the analyzes carried out associated with Foucault's thoughts of ethics - "third domain" -, we elaborate propositions with which the bachelor professor of science and technology can align himself to compose his ethics and aesthetics of action, perform care of yourself and others.
Keywords: Formação de professores
Educação científica e tecnológica
Educação Profissional
Michel Foucault
Constituição da subjetividade docente
Teacher training
Scientific and technological education
Professional education
Michel Foucault
Constitution of teaching subjectivity
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Fioratti, Netúlio Alarcon. O sujeito professor bacharel que ensina ciência e tecnologia nos cursos de educação profissional integrada ao ensino médio. 2025. 136 f.. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7898
Issue Date: 10-Mar-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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