Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8171
Tipo do documento: Dissertação
Title: A construção do conceito de número pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de jogos.
Other Titles: The construction of the number concept by elementary school students through games
Autor: Jandrey, Joice Sabino 
Primeiro orientador: Caetano, Richael Silva
Primeiro coorientador: Silva, Luciana Del Castanhel Peron da
Primeiro membro da banca: Silva, Luciana Del Castanhel Peron da
Segundo membro da banca: Lepre, Rita Melissa
Terceiro membro da banca: Bezerra, Renata Camacho
Resumo: A dissertação – vinculada à linha de pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGCEM) e ao Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM) – teve como tema o uso intencional e planejado de jogos na construção do conceito de número nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamentou-se na Epistemologia Genética, que concebe o aluno como um ser ativo na construção do conhecimento e o professor como um mediador que oportuniza situações com vistas a tal construção. Partindo desta perspectiva, buscamos responder a seguinte pergunta: Como a implementação de jogos, de forma intencional e planejada, pode auxiliar a construção do conceito de número pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental? Como objetivo geral, intentamos: Compreender como a implementação intencional e planejada de jogos pode contribuir para a construção do conceito de número em alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. No caminho percorrido, na busca de compreensão do fenômeno, realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, em uma escola pública no município de Cascavel/PR, no ano de 2024, com participantes que estavam matriculados em uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental. Realizamos três implementações de jogos com a intencionalidade de possibilitar a construção dos conceitos de correspondência um a um, conservação, igualdade, classificação, inclusão de classe, inclusão hierárquica, ordenação, seriação e quantificação, conceitos esses necessários à constituição do de número. Em tais implementações, adotamos o Método Clínico de Jean Piaget, com o objetivo de investigar o pensamento e o raciocínio da criança durante a realização dos jogos. A análise teve um caráter interpretativo, buscando compreender os significados atribuídos às ações, falas e comportamentos dos quatro participantes analisados. Como resultados, observamos as referidas construções de tais conceitos nesses participantes, variando essas construções conforme os "níveis" de assimilação de cada um. Concluímos, assim, que os jogos intencionalmente planejados e desenvolvidos se constituem uma situação oportuna à prática pedagógica do professor que ensina Matemática visando à construção do conceito de número pelo aluno.
Abstract: The dissertation – linked to the research line in Mathematics Education of the Graduate Program in Science Education and Mathematics Education (PPGCEM) and to the Research Group Interfaces in Mathematics Education (GPIEM) – this dissertation addresses the intentional and planned use of games in the development of the concept of number in the early years of Elementary Education. The study is grounded in Genetic Epistemology, which views the student as an active participant in the construction of knowledge and the teacher as a mediator who creates situations that foster such construction. From this perspective, we sought to answer the following research question: How can the intentional and planned implementation of games support the construction of the concept of number among second-grade elementary school students? The general objective was to understand how the intentional and planned use of games can contribute to the development of the concept of number in second-grade students. To investigate this phenomenon, we conducted a qualitative field study in a public school in the municipality of Cascavel, Paraná, Brazil, in 2024, with participants enrolled in a second-grade class. Three game-based activities were implemented with the aim of fostering the development of the concepts of one-to-one correspondence, conservation, equality, classification, class inclusion, seriation, hierarchical inclusion, ordering and quantification – concepts essential to the formation of the notion of number. In these implementations, we adopted Jean Piaget’s Clinical Method to investigate children’s thinking and reasoning during gameplay. Data analysis was interpretive in nature, aiming to understand the meanings attributed to the actions, speech, and behaviors of the four participants analyzed. The results revealed evidence of the construction of these concepts among the participants, with variations depending on each child’s level of assimilation. We conclude that intentionally planned and structured games represent a valuable pedagogical strategy for mathematics teachers seeking to support students in building the concept of number.
Keywords: Conceito de Número
Ensino de Matemática
Jogos Educacionais
Epistemologia Genética
Number Concept
Mathematics Teaching.
Educational Games
Genetic Epistemology
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Jandrey, Joice Sabino. A construção do conceito de número pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de jogos.. 2025. 163 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8171
Issue Date: 19-Sep-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joice Sabino Jandrey.pdfArquivo completo1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.