Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7694
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Dificuldades e Estratégias na Formação Inicial de pedagogos para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática da Literatur |
Other Titles: | Difficulties and Strategies in the Initial Training of Pedagogues for Teaching Mathematics in the Early Years of Elementar School: Literature Review |
Autor: | Angeli, Luciane Schllemer ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Renata Camacho |
Primeiro coorientador: | Caetano, Richael Silva |
Primeiro membro da banca: | Passos, Laurizete Ferragut |
Segundo membro da banca: | Klüber, Tiago Emanuel |
Terceiro membro da banca: | Caetano, Richael Silva |
Resumo: | A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Educação Matemática” e ao “Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM)”, discute a importância da Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o objetivo deste estudo é identificar e compreender as dificuldades encontradas na Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as estratégias indicadas para superar as dificuldades em pesquisas desenvolvidas. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tendo como pergunta norteadora: “Quais as dificuldades e estratégias encontradas e/ou indicadas na/para a Formação Inicial de pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil de acordo com pesquisas desenvolvidas?”. A metodologia de análise adotada foi a de abordagem qualitativa, por meio da análise interpretativa dos dados presentes em documentos e pesquisas publicadas. Mediante a análise dos dados, verifica-se a presença de diversas dificuldades na Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as dificuldades identificadas, destacam-se aquelas de ordem conceitual, relacionadas à compreensão dos conteúdos matemáticos, e metodológica, que se referem ao conhecimento e à aplicação eficaz de práticas pedagógicas adequadas. Além disso, questões ligadas às concepções e às crenças dos professores em formação sobre o ensino de Matemática e o papel dos Formadores também são vistas como desafios, pois a abordagem dos Formadores, muitas vezes, não promove uma articulação eficaz entre a teoria e a prática, contribuindo para a formação fragmentada dos futuros pedagogos. Diante dessas dificuldades, a literatura propõe estratégias que podem ser aplicadas na Formação Inicial - Alternativas metodológicas - como o uso de materiais concretos e recursos didáticos tecnológicos, além de metodologias que incentivam uma prática mais interativa e contextualizada. Além disso, a implementação de programas de Formação Continuada é sugerida como necessária para superar as lacunas identificadas na Formação Inicial e ampliar os conhecimentos, bem como promover o desenvolvimento profissional. |
Abstract: | This thesis, linked to the “Mathematics Education” line of research and to the research group “Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM)”, it discusses the importance of the Initial Training of educators for the Mathematics teaching on the Initial Years of Elementary School. In view of this, the objective of this research is identifying and understanding the difficulties encountered in the initial training of pedagogues for the Mathematics teaching on the Initial Years of Elementary School, as well as the strategies indicated to overcome the difficulties in developed researches. To that end, a Systematic Literature Review (SLR) was carried out with the following guiding question: “What are the difficulties and strategies encountered and/or indicated in/for the Initial Training of pedagogues for the Mathematics teaching on the Initial Years of Elementary School in Brazil, according to developed researches?”. The analysis methodology adopted was the qualitative approach, through the interpretative analysis of data present in documents and published researches. Through data analysis, there are several difficulties on the Initial Training of pedagogues for the Mathematics teaching on the Initial Years of Elementary School. Among the encountered difficulties, the conceptual order ones, related to the understanding of the mathematical contents, and methodological ones, which refer to the knowledge and effective application of appropriate pedagogical practices, stand out. Furthermore, matters related to the conceptions and belief of teachers in training about the Mathematics teaching and the role of Formators are also seen as challenges because the trainers' approach often does not promote an effective articulation between theory and practice, contributing to the fragmented training of future pedagogues. In view of these difficulties, the literature proposes strategies that can be applied on the Initial Training - Methodological alternatives - just as the usage of concrete resources and technological teaching resources, as well as methodologies that encourage a more interactive and contextualized practice. Furthermore, the implementation of Continuous Training programs is suggested as necessary to overcome the gaps identified on the Initial Training and expand the knowledge, as well as promoting professional development. |
Keywords: | Licenciatura Pedagogia Ensino de Matemática Dificuldades Estratégias Licentiate Pedagogy Mathematics teaching Difficulties Strategies |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Angeli, Luciane Schllemer. ,Dificuldades e Estratégias na Formação Inicial de pedagogos para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2025. 253 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7694 |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciane Schllemer.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 3.82 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.