| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8168| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Conceitualização da função afim mobilizada por estudantes de Licenciatura em Matemática: uma análise a partir da resolução de situações articuladas a gráficos cartesianos |
| Other Titles: | Conceptualization of the linear function mobilized by undergraduate Mathematics students: an analysis based on the resolution of situations articulated with Cartesian graphs |
| Autor: | Cappelin, Alcione |
| Primeiro orientador: | Rezende, Veridiana |
| Primeiro coorientador: | Almouloud, Saddo Ag |
| Primeiro membro da banca: | Nogueira, Clelia Maria Ignatius |
| Segundo membro da banca: | Zanella, Marli Schimitt |
| Terceiro membro da banca: | Teles, Rosinalda Aurora de Melo |
| Quarto membro da banca: | Moran, Mariana |
| Resumo: | A presente pesquisa parte do princípio de que um conceito é compreendido pelo sujeito a partir de uma diversidade de situações-problema. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação é conceber, implementar e avaliar uma sequência didática para estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, visando à conceitualização da função afim. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, desenvolvida em quatro fases: análises prévias; concepções e análise a priori; experimentação; e análise a posteriori e validação. As análises prévias contemplaram a elaboração de um Modelo Epistemológico de Referência (MER), a investigação de documentos curriculares, livros didáticos e pesquisas sobre erros e obstáculos relacionados à função afim, resultando no Modelo Epistemológico Vigente (MEV) e na proposição de um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA). A sequência didática proposta aos estudantes foi composta por dez situações-problema de função afim contemplando variações da classe proporção simples e transformação de medidas, articuladas às respectivas representações gráfica. A análise das resoluções, fundamentada principalmente na Teoria dos Campos Conceituais, permitiu identificar os esquemas mobilizados, os teoremas em ação e os níveis de conceitualização dos estudantes. Os resultados evidenciam que, ao longo da resolução das situações problema, os estudantes apresentaram avanços significativos na interpretação e na construção de gráficos cartesianos de função afim, especialmente no que se refere à identificação dos eixos, à escolha adequada de escalas e à representação coerente dos pontos a partir da relação entre as variáveis envolvidas. Observou-se também uma maior articulação entre as diferentes representações, indicando que os estudantes passaram a transitar com mais segurança entre elas como forma de expressão do conceito de função afim, o que contribuiu para a redução no uso de teoremas falsos. Esses avanços foram favorecidos pela diversidade de classes de situações propostas, articuladas aos respectivos registros gráficos, e pelos momentos de institucionalização conduzidos ao longo da sequência didática. Foram identificados três níveis de conceitualização entre os estudantes – elementar, intermediário e avançado – que evidenciaram um movimento progressivo de ampliação e refinamento dos esquemas mobilizados. O estudo conclui que a abordagem proposta contribuiu para o fortalecimento desses esquemas, indicando que a diversidade de situações, a análise sistemática dos erros e as institucionalizações planejadas potencializam o processo de conceitualização da função afim no Ensino Superior. |
| Abstract: | This research is grounded in the premise that a concept is understood by learners through exposure to a variety of problem situations. In this context, the main objective of the study is to design, implement, and evaluate a didactic sequence for first-year undergraduate Mathematics students, aimed at fostering the conceptualization of the linear function. The methodology adopted was Didactical Engineering, developed in four phases: preliminary analyses; design and a priori analysis; experimentation; and a posteriori analysis and validation. The preliminary analyses involved the development of an Epistemological Reference Model (ERM), as well as the examination of curricular documents, textbooks, and studies on errors and obstacles related to the linear function. This process resulted in the construction of a Current Epistemological Model (CEM) and the proposition of an Alternative Epistemological Model (AEM). The didactic sequence proposed to students comprised ten problem situations involving the linear function, encompassing variations of the simple proportion class and measurement transformation, articulated with corresponding graphical representations. The analysis of students’ solutions, grounded primarily in the Theory of Conceptual Fields, enabled the identification of the mobilized schemes, the theorems-in-action, and the levels of conceptualization demonstrated by the students. The results indicate that, throughout the resolution of the problem situations, students showed significant progress in interpreting and constructing Cartesian graphs of linear functions, particularly in the correct identification of axes, the appropriate choice of scales, and the coherent plotting of points based on the relationship between the variables involved. A greater articulation among different representations was also observed, suggesting that students became more confident in moving between them as forms of expressing the concept of the linear function, which contributed to a reduction in the use of false theorems. These advances were supported by the diversity of problem-situation classes explored, their articulation with graphical records, and the institutionalization moments conducted throughout the didactic sequence. Three levels of conceptualization were identified among students – elementary, intermediate, and advanced – revealing a progressive movement of expansion and refinement of the schemes mobilized. The study concludes that the proposed approach contributes to strengthening these schemes, indicating that the diversity of situations, the systematic analysis of errors, and the planned institutionalizations enhance the process of conceptualizing the linear function in Higher Education. |
| Keywords: | Conceitualização Função Afim Engenharia Didática Didática da Matemática Ensino Superior. Conceptualization Linear Function Didactical Engineering Mathematics Education Higher Education. |
| CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
| Campun: | Cascavel |
| Citation: | Cappelin, Alcione. Conceitualização da função afim mobilizada por estudantes de Licenciatura em Matemática: uma análise a partir da resolução de situações articuladas a gráficos cartesianos. 2025. 327 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8168 |
| Issue Date: | 25-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Alcione Cappellin.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 20.17 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
