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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7899
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Metodologias Ativas na formação continuada e na prática docente: reflexões para o Ensino de Física |
Other Titles: | Active Methodologies in continuing education and teaching practice: reflections for the Physics teaching |
Autor: | Rodrigues, Nathalie Akie Omachi ![]() |
Primeiro orientador: | Cunha, Marcia Borin da |
Primeiro coorientador: | Silva, Carla Viviana Hermández |
Primeiro membro da banca: | Batista, Michel Corci |
Segundo membro da banca: | Santos, Saulo Cezar Seiffert |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Dulcyene Maria |
Quarto membro da banca: | Carvalho, Marco Antonio Batista |
Resumo: | Vivemos em uma era moldada pela tecnologia, na qual os estudantes estão constantemente conectados a diferentes meios de comunicação e informação, como plataformas digitais, jogos online e serviços de streaming. Essa conectividade lhes permite realizar pesquisas sobre diversas temáticas de acordo com suas curiosidades, refletindo e discutindo com colegas, familiares e professores. Diante desse contexto, o modelo tradicional de ensino, baseado na transmissão de conteúdos prontos e inquestionáveis, não atende à demanda por uma formação que desenvolva estudantes capazes de analisar informações de maneira crítica, identificar fontes seguras e aplicar o conhecimento a situações do presente em seu tempo e espaço. As Metodologias Ativas (MAs) surgem como um conjunto de metodologias na qual o estudante se torna o centro do processo de construção do conhecimento, enquanto o professor atua como mediador, promovendo o desenvolvimento integral do aluno. Por exemplo, a partir de situações-problema relacionadas à realidade dos estudantes, eles são incentivados a analisar, pesquisar, comparar e argumentar, entre outras ações. Nesse cenário, torna-se essencial preparar os professores e a escola para receber os estudantes e capacitá-los para esse novo contexto, considerando e respeitando sua forma de aprendizagem, seu engajamento estudantil e suas habilidades. Nesse sentido, na presente pesquisa tivemos como problema de pesquisa: “Que suportes teórico epistemológicos sustentam as definições das Metodologias Ativas e como esse tema aparece no discurso de professores de física em processos formativos e práticos?” O objetivo foi averiguar os pressupostos epistemológicos que sustentam as MAs e investigar como o Tema, conforme as proposições de Bakhtin e seu Círculo, emerge nos discursos de professores ao tratarem das Metodologias Ativas/Aprendizagem Ativa, durante um curso de formação continuada ofertada pela SEED/PR e no desenvolvimento de aulas de Física conduzidas via Aprendizagem Ativa na Universidade de Santiago do Chile/Chile. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de estudo de campo, cujos dados foram construídos a partir de pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, formulários de resposta e acompanhamento de aulas. Realizamos uma análise discursiva, ancorada em pressupostos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, para investigar o Tema (segundo o autor) que emerge dos discursos dos professores (educação básica), professores-formadores (ensino básico) e docentes universitários em relação às MAs ao Ensino de Física. As análises realizadas revelam que os discursos dos entrevistados expressam diferentes valorações sobre as MAs, destacando a importância da responsabilidade dos estudantes no processo de aprendizagem, o potencial das MAs para estimular a participação em sala de aula e a necessidade de tempo para planejamento e implementação dessas metodologias. Além disso, os dados apontam para a relevância da formação continuada e permanente, que permita aos docentes não apenas conhecer as MAs, mas também experienciá-las em sua prática, refletindo criticamente sobre seu desenvolvimento. Dessa forma, o desenvolvimento profissional docente deve se pautar em um processo colaborativo e reflexivo, no qual os professores vivenciem as MAs Ativas como estudantes, ampliando sua compreensão sobre os desafios e possibilidades dessas metodologias e fortalecendo sua atuação pedagógica. |
Abstract: | We live in an era shaped by technology, in which students are constantly connected to different media and information such as digital platforms, online games and streaming services. This connectivity allows them to research about diverse subjects according to their curiosity, reflecting and discussing with classmates, relatives and teachers. In face of this context, the traditional way of teaching, based on the transmission of ready-made and unquestionable contents, does not meet the demand for a training that develop students capable of analyzing information in a critical way, identifying safe sources and applying the knowledge in situations of the present and in their time and space. Active Methodologies (AM) are understood as a set of methodologies that position the student as the central agent in the knowledge construction process, while the teacher acts as a mediator, promoting the integral development of the student. For example, through problem situations related to student’s reality, they are encouraged to analyze, research, compare and argue, among other actions. In this scenario, it becomes essential to prepare teachers and schools to receive students and train them for this new context, considering and respecting their way of learning, their student engagement and their skills. In this sense, in the present research we had as a research problem: "What theoretical and epistemological foundations underpin the definitions of Active Methodologies, and how does this theme emerge in the discourse of physics teachers during formative and practical processes?" The objective was to investigate the epistemological assumptions that support the AMs and investigate how the Theme, according to the propositions of Bakhtin and his Circle, emerges in the speeches of teachers when dealing with Active Methodologies/ Active Learning, during a continuing education course offered by SEED/PR and in the development of Physics classes conducted via Active Learning at the University of Santiago de Chile/ Chile. It is characterized as a qualitative field study, whose data were built from bibliographic research, semi- structured interviews, response forms and follow-up of classes. We conducted a discursive analysis, anchored in the assumptions of Mikhail Bakhtin and his Circle, to investigate the Theme (according to the author) that emerges from the speeches of teachers (basic education), teacher-trainers (basic education) and university teachers in relation to the AMs to Physics Teaching. The analyses carried out reveal that the discourses of the interviewees express different valuations about the AMs, highlighting the importance of the responsibility of the students in the learning process, the potential of AMs to stimulate classroom participation and the need for time to plan and implement these methodologies. In addition, the data points to the relevance of continuing and permanent training, which allows teachers not only to know the AMs, but also to experience them in their practice, critically reflecting on their development. Thus, the professional development of teachers should be based on a collaborative and reflective process in which teachers experience the active AMs as students, expanding their understanding of the challenges and possibilities of these methodologies and strengthening their pedagogical performance. |
Keywords: | Formação de professores Aprendizagem Ativa Ensino de ciências Teacher training Active learning Science teaching |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Rodrigues, Nathalie Akie Omachi. Metodologias Ativas na formação continuada e na prática docente: reflexões para o Ensino de Física. 2025. 180 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7899 |
Issue Date: | 7-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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