Recent Submissions
Currículo Para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel- PR: do documento escrito aos discursos dos docentes de ciências
Atualmente, o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel é o documento que orienta o trabalho dos docentes que ministram o componente curricular de Ciências na etapa do Ensino Fundamental. Esse documento foi revisado e ampliado para atender às legislações estaduais e nacionais, estando em vigor desde 2020. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as mudanças propostas na reestruturação do currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e o discurso dos pro...
Um framework conceitual para apoiar a proposição de instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática a partir da unidade temática Números
É comum a Computação propor tecnologias digitais, em colaboração com a Educação Matemática, para apoiar professores que ensinam matemática, porém, ainda são incomuns as tecnologias digitais desenvolvidas especificamente às atividades avaliativas, sobretudo, como instrumentos de avaliação da aprendizagem. Todavia, a proposição dessas tecnologias por desenvolvedores de software requer atenção, pois a Educação Matemática encerra teorias, métodos, práticas e valores próprios. Logo, é pertin...
A construção de saberes docentes disciplinares por meio de modelos físicos de astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Este texto relata o processo de investigação científica sobre o ensino da Astronomia voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após levantamento bibliográfico identificou-se que a Astronomia, embora seja uma ciência antiga que desperta a curiosidade no cotidiano dos educandos, tem seu ensino nos ambientes escolares permeado por dificuldades, resultando na manutenção de conceitos alternativos, inclusive entre docentes da Educação Básica. Dentre os fatores que contribuem para esses ...
A inserção de práticas integrativas e complementares no ensino superior e os desafios enfrentados pela educação em ciências da saúde
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) consistem em recursos terapêuticos, reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que trazem uma abordagem humanizada e de autoconhecimento, integrada com a natureza, buscando promover, por meio de recursos simples, o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para garantir uma implementação eficaz e qualificada, é fundamental que haja sua presença na formação de profissionais de saúde em nível superior, garantindo a of...
Cartas para Paulo: estabelecendo relações entre a insubordinação criativa e as lições freirianas
Nesta pesquisa são estabelecidas relações entre a insubordinação criativa e as lições Freirianas, a partir dos conceitos de conscientização, criatividade, autonomia, dialogicidade, trabalho colaborativo, identidade e experiência, desconstrução docente e gaiolas epistemológicas, contribuindo com a Educação Matemática no sentido de ensaiar aproximações e tecer reflexões sobre a insubordinação criativa e as lições de Paulo Freire, e de colaborar, também, com a insubordinação criativa em si, sej...
Alfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioeste
Esta pesquisa analisou as percepções de formandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública sobre a formação para atuar no ensino de ciências, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender a percepção dos estudantes sobre o Ensino de Ciências e a Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin, interpretou dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revela...
Dificuldades e Estratégias na Formação Inicial de pedagogos para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática da Literatur
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Educação Matemática” e ao “Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM)”, discute a importância da Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o objetivo deste estudo é identificar e compreender as dificuldades encontradas na Formação Inicial dos pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as estratégias i...
Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências: a Astronomia Indígena na percepção de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
A luta dos povos indígenas por espaços de decisão tem resultado em conquistas significativas nos últimos anos. No entanto, os desafios no campo educacional persistem, frente a processos desenvolvidos a partir de perspectivas eurocêntricas, universalistas, homogêneas e monocultural dos conteúdos, que perpetuam uma cultura hegemônica, que desvaloriza outras formas de compreender, ser e estar no mundo, dentre estas, a dos povos indígenas. Com os saberes invisibilizados, foram por muito tem...
Alfabetização científica: compreensões dos professores de ciências da rede municipal de Cascavel-PR
Boa parte dos professores que lecionam ciências aos alunos do Ensino Fundamental I na rede municipal de Cascavel-PR não possuem uma formação específica em ciências naturais, sendo eles, em sua maioria, licenciados apenas em pedagogia, esses professores são chamados de regentes II, e atuam com os componentes curriculares de ciências, artes e educação física. Tendo isso em vista, verificamos a partir dessa pesquisa, que os professores entrevistados, em sua maioria possuem dúvidas ou inseg...
Implicações da tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais
Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, temos o interesse pelas implicações das manifestações de tomada de consciência de estudantes de um quinto ano do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. A questão que norteia esta pesquisa é: Quais as implicações das manifestações de tomada de consciência de estudantes de um quinto ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática? Como suporte teórico, nos fundamentamos na Educa...
A mobilização das ideias-base de função por estudantes do ensino fundamental e ensino médio em situações associadas à função afim
O conceito de função figura como um dos mais importantes a serem considerados, durante a escolarização dos estudantes, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Pesquisas da área de Educação, especialmente da Educação Matemática, têm evidenciado a necessidade da mobilização de diversos conceitos pelos estudantes, como as ideias-base de função (dependência, variável, regularidade e generalização), na construção desse conceito. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa foi inv...
AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UMA PROVA EM FASES DE INTEGRAL
A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I exerce grande impacto na vida acadêmica dos estudantes de cursos de Ciências Exatas, refletido pelo elevado índice de reprovação e desistência. Essa realidade motivou a pesquisa, originada da sensibilização para os desafios enfrentados pela maioria dos estudantes ao ingressarem na universidade, especialmente nos cursos da área de Ciências Exatas, ao se depararem com essa disciplina. A adaptação à matemática acadêmica e à metodologia de ensino s...
Mídias sociais e divulgação científica na educação em ciências: usos e percepções de alunos do ensino médio
A divulgação de informação científica para um público não especializado possui uma longa trajetória, envolvendo diferentes temas, meios de comunicação, abordagens e objetivos. Com o advento das mídias digitais e das redes sociais, essa prática passou por uma transformação significativa, especialmente em relação ao formato, volume de informações, credibilidade e acesso. Tais mudanças tornaram mais simples para jovens estudantes acessar informações sobre conteúdos relacionados às ciências...
Manifestações de imigrantes venezuelanos de 4º e 5º anos do ensino fundamental no contexto de práticas associadas ao ensino e à aprendizagem matemática
Considerando o número expressivo de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos tempos e que muitos desses imigrantes estão matriculados nas redes de educação do país, entendemos necessária a realização de estudos sobre a inclusão dos imigrantes na escolarização brasileira, em específico o imigrante venezuelano que de acordo com o censo escolar de 2020, constitui o maior número de crianças imigrantes matriculadas na rede de educação brasileira. Baseado em Ole Skovsmose, incluindo ...
A Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática
Nesta pesquisa investigamos as possíveis influências da Prova Saeb de Matemática na prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, avaliação que é realizada com todos os estudantes da rede pública do país. O objetivo da pesquisa é analisar, a partir de pesquisas publicadas, as possíveis influências do Saeb na prática docente do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) qu...
A Matemática na Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar fenomenológico
A Modelagem Matemática na Educação Matemática é uma temática que tem recebido destaque em pesquisas acadêmicas nos últimos 40 anos. No entanto, muitas vezes, a Matemática na Modelagem não é claramente explicitada. Guiada pela interrogação “O que é isto, a Matemática na Modelagem Matemática na Educação Matemática?” realizamos uma pesquisa fenomenológica com um olhar hermenêutico para os dados produzidos. O interesse pelo fenômeno interrogado está articulado às lacunas percebidas na ...
A constituição da ação criativa manifestada em uma formação com tecnologias digitais por professoras que ensinam matemática
A literatura que relaciona a criatividade e o trabalho com tecnologias digitais na Educação Matemática, em grande parte, se volta ao estudo de como os recursos potencializam a criatividade em matemática, em detrimento da criatividade no trabalho com as tecnologias no ensino de matemática. Dentre as pesquisas que se dedicam especificamente à criatividade no trabalho docente com tecnologias digitais, evidenciamos a ausência de estudos no que tange aos aspectos que perpassam a constituição...
Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica: Mobilizando saberes de um grupo de professores
A mobilização de saberes referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), por parte de um grupo de professores em formação inicial e continuada, é o foco da presente pesquisa. O objetivo principal foi investigar como um grupo de estudo, em formação inicial e continuada, mobilizam os saberes da TAS e da TASC na organização, planejamento e desenvolvimento de um material potencialmente significativo, após um período de estudos d...
O ensino de Ciências da Natureza no contexto pandêmico: uma reflexão docente a partir do período de transição escolar nos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental
A pandemia da Covid-19 no Brasil exigiu mudanças na educação, por exemplo, com relação ao formato de ministrar as aulas, e que incluiu todos os componentes curriculares, sendo uma delas o componente curricular de Ciências. Devido à pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, todos os alunos foram obrigados a ingressar no ensino remoto. O componente curricular de Ciências, ao ser desenvolvido junto aos alunos, é considerado uma aula dinâmica. Nesse sentido, a temática aqui discor...
Tecnologias Digitais no processo de ensino e de aprendizagem: Percepções de professores de ciências e alunos do ensino fundamental II
A tecnologia faz parte da historicidade do homem, ela é resultado de toda a sua engenhosidade e criatividade para se adaptar melhor aos mais diversos ambientes e situações. Já as tecnologias digitais vêm ganhando um espaço de destaque, por seu desenvolvimento acelerado e pelas inúmeras possibilidades que seus recursos midiáticos oferecem. Na educação, as tecnologias digitais têm potencial para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se um importante suporte para ...
- 138 UNIOESTE
- 138 Cascavel
- 94 Dissertação
- 43 Tese
- 1 TESE
- 138 Acesso Aberto