Recent Submissions
Manifestações de imigrantes venezuelanos de 4º e 5º anos do ensino fundamental no contexto de práticas associadas ao ensino e à aprendizagem matemática
Considerando o número expressivo de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos tempos e que muitos desses imigrantes estão matriculados nas redes de educação do país, entendemos necessária a realização de estudos sobre a inclusão dos imigrantes na escolarização brasileira, em específico o imigrante venezuelano que de acordo com o censo escolar de 2020, constitui o maior número de crianças imigrantes matriculadas na rede de educação brasileira. Baseado em Ole Skovsmose, incluindo ...
A Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática
Nesta pesquisa investigamos as possíveis influências da Prova Saeb de Matemática na prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, avaliação que é realizada com todos os estudantes da rede pública do país. O objetivo da pesquisa é analisar, a partir de pesquisas publicadas, as possíveis influências do Saeb na prática docente do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) qu...
A Matemática na Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar fenomenológico
A Modelagem Matemática na Educação Matemática é uma temática que tem recebido destaque em pesquisas acadêmicas nos últimos 40 anos. No entanto, muitas vezes, a Matemática na Modelagem não é claramente explicitada. Guiada pela interrogação “O que é isto, a Matemática na Modelagem Matemática na Educação Matemática?” realizamos uma pesquisa fenomenológica com um olhar hermenêutico para os dados produzidos. O interesse pelo fenômeno interrogado está articulado às lacunas percebidas na ...
A constituição da ação criativa manifestada em uma formação com tecnologias digitais por professoras que ensinam matemática
A literatura que relaciona a criatividade e o trabalho com tecnologias digitais na Educação Matemática, em grande parte, se volta ao estudo de como os recursos potencializam a criatividade em matemática, em detrimento da criatividade no trabalho com as tecnologias no ensino de matemática. Dentre as pesquisas que se dedicam especificamente à criatividade no trabalho docente com tecnologias digitais, evidenciamos a ausência de estudos no que tange aos aspectos que perpassam a constituição...
Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica: Mobilizando saberes de um grupo de professores
A mobilização de saberes referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), por parte de um grupo de professores em formação inicial e continuada, é o foco da presente pesquisa. O objetivo principal foi investigar como um grupo de estudo, em formação inicial e continuada, mobilizam os saberes da TAS e da TASC na organização, planejamento e desenvolvimento de um material potencialmente significativo, após um período de estudos d...
O ensino de Ciências da Natureza no contexto pandêmico: uma reflexão docente a partir do período de transição escolar nos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental
A pandemia da Covid-19 no Brasil exigiu mudanças na educação, por exemplo, com relação ao formato de ministrar as aulas, e que incluiu todos os componentes curriculares, sendo uma delas o componente curricular de Ciências. Devido à pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, todos os alunos foram obrigados a ingressar no ensino remoto. O componente curricular de Ciências, ao ser desenvolvido junto aos alunos, é considerado uma aula dinâmica. Nesse sentido, a temática aqui discor...
Tecnologias Digitais no processo de ensino e de aprendizagem: Percepções de professores de ciências e alunos do ensino fundamental II
A tecnologia faz parte da historicidade do homem, ela é resultado de toda a sua engenhosidade e criatividade para se adaptar melhor aos mais diversos ambientes e situações. Já as tecnologias digitais vêm ganhando um espaço de destaque, por seu desenvolvimento acelerado e pelas inúmeras possibilidades que seus recursos midiáticos oferecem. Na educação, as tecnologias digitais têm potencial para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se um importante suporte para ...
Quando os estudantes elaboram uma "cola" a partir de um roteiro: oportunidades de aprendizagem em contexto avaliativo
Esta dissertação apresenta o relatório de uma pesquisa realizada sobre o uso de um roteiro de “cola” associado à sua utilização em prova escrita com cola, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Esse roteiro será entendido como um guia de orientações, no qual os estudantes terão instruções para a elaboração de uma “cola”, que servirá de subsídio para a realização da prova escrita. A pesquisa tem como objetivo compreender como esse roteiro configura-se como recurso à apren...
Panorama das situações relacionadas à função afim em teses e dissertações brasileiras
Conhecer a tipologia de situações relacionadas à função afim, os contextos em que se situam as principais variáveis didáticas presentes, as diversas maneiras de apresentação de seus enunciados e as diferentes abordagens metodológicas indicadas, pode favorecer a determinação de um conjunto de situações que possibilite a construção deste conceito matemático pelos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar situações relacionadas à função afim presentes ...
Teoria dos registros de representação semiótica: as atividades cognitivas de tratamento e conversão mobilizadas em aulas de matemática sobre porcentagem.
Para a aprendizagem matemática, as atividades cognitivas fundamentais como conceitualização, raciocínio, resolução de problemas e compreensão de textos, requerem a utilização de sistemas de expressão e de representação. Para a compreensão matemática, é possível aderir a uma utilização de representações semióticas por meio de uma variedade de transformações entre os registros de representação semiótica (rrs). Essas transformações, as quais podem ser mais ou menos imediatas, têm grand...
E-Books interativos sobre objetos de aprendizagem do Scratch para docentes que ensinam matemática nos Anos Iniciais.
O uso de Tecnologias Digitais na Educação é uma demanda que requer formação docente e adequação do ambiente escolar. A autoformação é um processo que perpassa toda a carreira docente e envolve reflexões por parte do(a) professor(a) sobre suas práticas educacionais analisando necessidades e buscando por formações e conhecimentos que se refletem em mudanças em suas práticas e novas análises. O uso de objetos de aprendizagem Scratch pode ser uma alternativa na integração de Tecnologi...
O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura.
Neste trabalho, apresentamos e discutimos O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, realizada na área da Educação Matemática, que teve como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul), consideran...
IV FECI-TOO - Feira de Ciências de Toledo como espaço de discussão a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) promove aos sujeitos uma visão de mundo que busca entender as relações e influências da ciência e da tecnologia na sociedade. Seu desenvolvimento ocorre rotineiramente nas escolas, mas, estende-se além desses espaços. As Feiras de Ciências, por exemplo, são eventos de produção e divulgação da ciência e da tecnologia que se estabelecem em espaços formais e não formais de ensino, protagonizando momentos únicos para a promoção da ACT. Po...
Metodologias de Ensino e seus desdobramentos: percepção de professores em formação inicial em Ciências Biológicas
Apesar de se encontrar no cerne da prática docente, as Metodologias de Ensino são muitas vezes compreendidas de modo trivial, sendo este termo empregado de maneira confusa e pouco refletida, sem definição clara de seu significado e relevância. Este trabalho tem como eixo central as Metodologias de Ensino no âmbito do Ensino de Ciências e a maneira com que elas são percebidas e empregadas por professores em formação inicial em Ciências Biológicas a partir da seguinte questão investigativ...
Vislumbres de Insubordinação Criativa manifestados por professores de Matemática em formação inicial na disciplina de Modelagem Matemática
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi realizada no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática (MM) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do oeste do Paraná. Com vistas a investigar manifestações de insubordinação criativa nos discursos e nas ações de licenciandos em Matemática ao realizarem a disciplina, buscamos identificar aspectos com potencial para contribuir com a formação inicial de professores com propensão à ins...
Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação que versa sobre a utilização da Gamificação desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de Educação do Estado do Paraná durante processos de ensino e aprendizagem de Matemática. No contexto deste estudo, adotou-se como questão norteadora: O que manifestam estudantes de um 9° ano do ensino fundamental sobre o uso da Gamificação Estrutural experienciada na disciplina de Matemática, no que diz respeito às Competências Gerais...
Transformações de produtos notáveis em livros didáticos brasileiros do século XX
O ensino de produtos notáveis tem dificultado a aprendizagem de matemática em diferentes níveis do ensino. Ao longo da história, diferentes formas de abordagem foram apresentadas em livros didáticos, dentre elas as abordagens algébrica e geométrica. Dessa forma, tendo como aporte teórico-metodológico a História Cultural e a História das Disciplinas Escolares, buscamos novos elementos para compor a história deste conteúdo. Esta pesquisa busca descrever o percurso histórico do ensino ...
O Pensamento Computacional no Âmbito da Modelagem Matemática na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Dadas as crescentes discussões sobre a inserção de práticas que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos contextos escolares desde 2006, e a similaridade dessas propostas com os trabalhos outrora desenvolvidos a partir das ideias de Seymour Papert por volta de 1980, surge a necessidade de refletir acerca de como articular o desenvolvimento do Pensamento Computacional aos componentes curriculares, uma vez que a ausência dessa relação contribuiu para a intermitência da p...
Ações Criativas de um grupo de estudantes ao lidar com atividades de Modelagem Matemática
A literatura que abarca a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, em grande parte, corrobora com a afirmação de que a realização de atividades de Modelagem pode desenvolver a criatividade dos estudantes ou, então, que para desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática é necessário ter criatividade. Contudo, dentre as pesquisas que se dedicam a investigar especificamente as relações entre a criatividade e a Modelagem Matemática, há uma lacuna no que tange ao...
Ensinar ciências no ensino fundamental II: possibilidades e desafios na percepção de professores iniciantes.
O início da docência é um período repleto de aprendizagens que se estendem ao longo da carreira profissional dos professores, sendo comum que haja um maior número de incertezas em relação às dinâmicas escolares e ao trabalho pedagógico. Considerando esta temática, tivemos como objetivo principal compreender os desafios que permeiam o início da carreira de professores que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino de Cascavel-PR. Com enfoque epi...
- 125 UNIOESTE
- 125 Cascavel
- 87 Dissertação
- 37 Tese
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- 125 application/pdf
- 125 Acesso Aberto