Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7341
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática
Other Titles: The Saeb Test and the teacher who teaches Mathematics in the Early Years of Elementary School: A Systematic Review
Autor: Tomazi, Fernanda 
Primeiro orientador: Caetano, Richael Silva
Primeiro coorientador: Bezerra, Renata Camacho
Primeiro membro da banca: Bettiol, Celia Aparecida
Segundo membro da banca: Ribeiro, Dulcyene
Resumo: Nesta pesquisa investigamos as possíveis influências da Prova Saeb de Matemática na prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, avaliação que é realizada com todos os estudantes da rede pública do país. O objetivo da pesquisa é analisar, a partir de pesquisas publicadas, as possíveis influências do Saeb na prática docente do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que busca e seleciona, por meio de um protocolo, trabalhos já publicados sobre o tema. Após a aplicação do protocolo da RSL para a constituição do corpus, buscamos identificar, nos trabalhos selecionados por meio da RSL, aspectos que relacionam a Prova Saeb e a prática do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Após a análise dos dados, emergiram três categorias: a) Formação do professor e suas lacunas; b) Pressão causada para atingir as metas; c) O treinamento dos alunos e o empobrecimento do currículo. Como resultados, percebemos que as influências mais frequentes são as lacunas da formação do professor, que algumas pesquisas indicam interferir na conceituação da Matemática e, também, na concepção da metodologia usada na sua prática. A falta de conhecimento sobre a Prova Saeb e seus objetivos leva o professor a aceitar algumas premissas que não são verdadeiras, fazendo com que as estruturas de suas aulas tenham em vista apenas os bons resultados na Prova Saeb, ocasionando ações como treinamento com a realização de simulados.
Abstract: In this research, we investigated the possible influences of “Prova Saeb de Matemática” (Saeb Mathematics Test) on the practice of teachers in the Starting Years of Elementary School, an assessment that is carried out on all public-school students in Brazil. The goal of the research is to analyze, based on published research, the likely influences of Saeb in the practice of Mathematics teachers in the initial years of Elementary School. For this end, we carried out a Systematic Literature Review (SLR) that searches and selects, through a protocol, other works already published on the topic. After applying the SLR protocol in order to create the corpus, we sought to identify, in the works selected through SLR, aspects that relate the Saeb Test and the practice of Mathematics Teachers in the initial years of Elementary School. After analyzing the data, three categories emerged: a) Teacher Training and its gaps; b) Pressure to achieve goals; c) Student‟s training and impoverishment of the curriculum. As a result, we noticed that the most common influences are the gaps in teacher‟s training, which some research indicates interferes in the conceptualization of Mathematics and also with the concept of the methodology using in its practice. The lack of knowledge about the Saeb Test and its goals leads teachers to accept some premises that are not true, making the structure of their classes around getting good results in the Saeb Test, leading to actions such as training using simulated tests.
Keywords: Revisão Bibliográfica
Prática do Professor
Avaliação Externa
Matemática
Prova Brasil
Bibliographic Review
Teachers Practice
External Assessment
Mathematics Subject
Prova Brasil
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Tomazi, Fernanda. A Prova Saeb e o professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática. 2024. 87 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7341
Issue Date: 4-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Tomazi.pdfARQUIVO COMPLETO2.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.