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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7496
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Mídias sociais e divulgação científica na educação em ciências: usos e percepções de alunos do ensino médio |
Other Titles: | Human capital configured in the child: the world bank's training project for children on the periphery of capitalism |
Autor: | Santos, Carlile Danieli Piacentini dos ![]() |
Primeiro orientador: | Christofoletti, João Fernando |
Primeiro membro da banca: | Christofoletti, João Fernando |
Segundo membro da banca: | Cacciamani, Jackson Luis Martins |
Terceiro membro da banca: | Fioresi, Claudia Almeida |
Resumo: | A divulgação de informação científica para um público não especializado possui uma longa trajetória, envolvendo diferentes temas, meios de comunicação, abordagens e objetivos. Com o advento das mídias digitais e das redes sociais, essa prática passou por uma transformação significativa, especialmente em relação ao formato, volume de informações, credibilidade e acesso. Tais mudanças tornaram mais simples para jovens estudantes acessar informações sobre conteúdos relacionados às ciências naturais. No entanto, ainda são pouco conhecidas as características do acesso e do uso dessas informações por esse público, particularmente no contexto do estudo formal. Diante disso, este estudo exploratório teve como objetivo investigar como jovens estudantes do ensino médio utilizam e consomem informações científicas divulgadas nas redes sociais, considerando suas preferências, modos de uso, razões e objetivos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas coletivas com 18 estudantes do ensino médio em um município do estado do Paraná. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, o que permitiu identificar quatro categorias principais: tradução e/ou simplificação da ciência, motivação para estudar ciências, interesse em conteúdos científicos e redes sociais como complemento ao ensino formal. Os resultados destacam a relevância das redes sociais no aprendizado desses jovens, que valorizam aspectos como facilidade de acesso, linguagem informal, dinamismo das apresentações, presença de humor e recursos visuais atrativos. Essas características mostram que as mídias sociais podem desempenhar um papel complementar ao ensino formal, estimulando o interesse e a motivação para o estudo das ciências naturais. Como uma pesquisa exploratória, este estudo lança luz sobre questões que demandam investigações futuras mais detalhadas e específicas. |
Abstract: | The dissemination of scientific information to a non-specialized audience has a long history, encompassing various themes, communication methods, approaches, and objectives. With the advent of digital media and social networks, this practice has undergone significant transformation, especially in terms of format, volume of information, credibility, and access. These changes have made it easier for young students to access information on topics related to natural sciences. However, the characteristics of how this audience accesses and uses such information, particularly in the context of formal education, remain largely unknown. In this context, this exploratory study aimed to investigate how high school students consume and utilize scientific information shared on social networks, considering their preferences, usage modes, reasons, and objectives. Data collection involved questionnaires and group interviews with 18 high school students from a municipality in the state of Paraná, Brazil. The data were analyzed using Bardin's content analysis technique, which led to the identification of four main categories: translation and/or simplification of science, motivation to study science, interest in scientific content, and social networks as a complement to formal education. The results highlight the relevance of social networks in the learning process of these young students, who value aspects such as ease of access, informal language, dynamic presentations, humor, and appealing visual resources. These characteristics indicate that social networks can play a complementary role in formal education by fostering interest and motivation for studying natural sciences. As an exploratory study, this research sheds light on issues that require further, more detailed investigations in the future. |
Keywords: | Divulgação científica Mídias sociais Redes sociais Ensino de ciências Scientific dissemination Digital media Social networks Science education |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SANTOS, Carlile Danieli Piacentini dos. Mídias sociais e divulgação científica na educação em ciências: usos e percepções de alunos do ensino médio. 2024. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7496 |
Issue Date: | 6-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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Carlile_Piacentini_Santos2024.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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