Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7524
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UMA PROVA EM FASES DE INTEGRAL |
Other Titles: | ASSESSMENT AS A LEARNING OPPORTUNITY: ANALYSIS OF WRITTEN PRODUCTIONS IN A PHASED INTEGRAL CALCULUS EXAM |
Autor: | Lovatto, Guilherme Gasparini ![]() |
Primeiro orientador: | Ciani, Andréia Buttner |
Primeiro membro da banca: | Ciani, Andréia Buttner |
Segundo membro da banca: | Fontana, Angela Marques |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Dulcyene Maria |
Resumo: | A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I exerce grande impacto na vida acadêmica dos estudantes de cursos de Ciências Exatas, refletido pelo elevado índice de reprovação e desistência. Essa realidade motivou a pesquisa, originada da sensibilização para os desafios enfrentados pela maioria dos estudantes ao ingressarem na universidade, especialmente nos cursos da área de Ciências Exatas, ao se depararem com essa disciplina. A adaptação à matemática acadêmica e à metodologia de ensino são fatores centrais nesse processo. Tradicionalmente vista como uma barreira, a avaliação é repensada nesta dissertação como uma prática investigativa que favorece a compreensão e continuidade dos estudantes. O objetivo deste estudo é descrever, analisar, apresentar e discutir as oportunidades geradas aos estudantes, a partir da análise de suas produções escritas em uma prova em fases, com o intuito de evidenciar o que sabem, promover a aprendizagem e fornecer feedback sobre suas resoluções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem interpretativa, em que a avaliação é vista como uma prática investigativa e as premissas da análise de produção escrita são aplicadas para interpretar as produções dos estudantes na prova em fases da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A combinação dessa abordagem com as leituras horizontal e vertical possibilitou a realização de intervenções baseadas nas produções dos estudantes. Os resultados indicaram que a prova em fases, juntamente com a análise das produções escritas, permitiu a elaboração de feedbacks significativos para o progresso da aprendizagem, oferecendo caminhos a serem seguidos, além de proporcionar a identificação, reflexão e retificação de erros. Conclui-se que a utilização da prova em fases contempla pelo menos três princípios da avaliação relacionados à aprendizagem, sugerindo uma abordagem qualitativa e investigativa que rompe com o paradigma de uma avaliação focada apenas na atribuição de notas, priorizando, na verdade, a aprendizagem do estudante. |
Abstract: | The subject of Calculus I has a significant impact on the academic life of students in exact sciences courses, reflected in its high failure and dropout rates. This reality motivated the research, driven by the awareness of the challenges faced by most students upon entering university, especially in exact sciences courses, when encountering this subject. Adaptation to academic mathematics and teaching methodologies are central factors in this process. Traditionally seen as a barrier, assessment is reimagined in this dissertation as an investigative practice that fosters students' understanding and continuity. This study aims to describe, analyze, present, and discuss the opportunities generated for students through the analysis of their written productions in a phased exam, aiming to reveal their knowledge, promote learning, and provide feedback on their solutions. This qualitative research adopts an interpretative approach, where assessment is viewed as an investigative practice, and the premises of written production analysis are applied to interpret students’ outputs in the phased exam of Calculus I. Combining this approach with horizontal and vertical readings enabled interventions based on the students’ productions. The results indicated that the phased exam, along with the analysis of written productions, facilitated the development of meaningful feedback for learning progress, offering pathways for improvement, as well as allowing the identification, reflection, and correction of errors. It is concluded that the use of the phased exam aligns with at least three assessment principles related to learning, suggesting a qualitative and investigative approach that breaks away from the paradigm of assessment focused solely on grading, prioritizing, instead, the student’s learning process. |
Keywords: | Análise da produção escrita Prova em fases Avaliação da aprendizagem Written production analysis Phased exam Learning assessment |
CNPq areas: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | LOVATTO, Guilherme Gasparini. AVALIAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UMA PROVA EM FASES DE INTEGRAL. 2024. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7524 |
Issue Date: | 10-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guilherme_Lovatto2024.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.