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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7372
Tipo do documento: Dissertação
Title: Manifestações de imigrantes venezuelanos de 4º e 5º anos do ensino fundamental no contexto de práticas associadas ao ensino e à aprendizagem matemática
Other Titles: Manifestações de imigrantes venezuelanos de 4º e 5º anos do ensino fundamental no contexto de práticas associadas ao ensino e à aprendizagem matemática
Autor: Oliveira, Gabrielli Monteiro de 
Primeiro orientador: Ribeiro, Dulcyene Maria
Primeiro membro da banca: Amato, Laura Janaina Dias
Segundo membro da banca: González, Fredy Enrique
Terceiro membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Quarto membro da banca: Cian, Andreia Büttner
Resumo: Considerando o número expressivo de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos tempos e que muitos desses imigrantes estão matriculados nas redes de educação do país, entendemos necessária a realização de estudos sobre a inclusão dos imigrantes na escolarização brasileira, em específico o imigrante venezuelano que de acordo com o censo escolar de 2020, constitui o maior número de crianças imigrantes matriculadas na rede de educação brasileira. Baseado em Ole Skovsmose, incluindo estudos sobre diferentes tipos de inclusão, esse trabalho trata da inclusão de alunos com diferentes origens culturais no mesmo contexto educacional. A pesquisa de mestrado, ora desenvolvida, objetiva investigar práticas associadas ao ensino e à aprendizagem da matemática que os estudantes imigrantes venezuelanos manifestam viver na escolarização brasileira e venezuelana. Para a construção de dados utilizamos rodas de conversas, atividades em grupo e entrevistas individuais, realizadas em encontros semanais, com estudantes imigrantes venezuelanos matriculados no 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental I de uma instituição de ensino municipal de Cascavel e que frequentaram ao menos um ano de escolarização no país de origem. Os encontros foram gravados por áudios ou vídeos. Foi escolhido abordar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, o que se deu por meio de perguntas, jogos matemáticos ou atividades que envolviam essas operações, a fim de levantar pistas e compreender a realidade do ensino e da aprendizagem de matemática vivenciada pelos estudantes nos dois países: Venezuela e Brasil. Para o processo de organização dos dados utilizamos o software ATLAS.ti e para a análise, a análise de conteúdo qualitativa (Mayring, 2002). Como resultados tem-se que os alunos aprenderam na Venezuela a resolver operações também por processos algorítmicos, tal como no Brasil. Em relação à divisão, são ensinados na Venezuela a utilizar o algoritmo usual pelo processo curto e no Brasil estão sendo ensinados pelo processo longo. Os dados indicaram que nas escolas venezuelanas há falta de recursos e de materiais pedagógicos para os professores trabalharem, o que dificulta a prática docente, e que há professores sem formação adequada atuando, especialmente após a pandemia, em decorrência de professores qualificados terem deixado o país, devido às crises socioeconômicas e políticas. Já no Brasil, os alunos indicaram que se sentem discriminados por não compreenderem a língua portuguesa, sendo tratados com indiferenças por alguns professores.
Abstract: Considering the significant number of immigrants who have arrived in Brazil recently and that many of these immigrants are enrolled in the country's education systems, we understand the necessity of conducting studies on the inclusion of immigrants in Brazilian schooling, specifically Venezuelan immigrants who, according to the 2020 school census, constitute the largest number of immigrant children enrolled in the Brazilian education network. Based on Ole Skovsmose, including studies on different types of inclusion, this work addresses the inclusion of students with different cultural backgrounds in the same educational context. The master's research currently being developed aims to investigate practices associated with the teaching and learning of mathematics that Venezuelan immigrant students experience in Brazilian and Venezuelan schooling. For data collection, we used discussion groups, group activities, and individual interviews conducted in weekly meetings with Venezuelan immigrant students enrolled in the 4th or 5th grades of Elementary School in a municipal educational institution in Cascavel and who have attended at least one year of schooling in their country of origin. The meetings were recorded in audio or video. It was decided to address the operations of addition, subtraction, multiplication, and division through questions, mathematical games, or activities involving these operations, in order to gather clues and understand the reality of math teaching and learning experienced by students in both countries: Venezuela and Brazil. For the data organization process, we used the ATLAS.ti software and for analysis, we used qualitative content analysis (Mayring, 2002). The results show that students in Venezuela also learned to solve operations through algorithmic processes, just as in Brazil. Regarding division, they are taught in Venezuela to use the usual algorithm through the short process, whereas in Brazil they are being taught through the long process. The data indicated that Venezuelan schools lack resources and pedagogical materials for teachers to work with, which hinders teaching practices, and that there are teachers without adequate training, especially after the pandemic, due to qualified teachers leaving the country because of socio-economic and political crises. In Brazil, students indicated that they feel discriminated against for not understanding the Portuguese language and are treated with indifference by some teachers.
Keywords: Estudante imigrante
Matemática
Inclusão
Venezuela
Immigrant Student
Mathematics
Inclusion
Venezuela.
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Oliveira, Gabrielli Monteiro de. Manifestações de imigrantes venezuelanos de 4º e 5º anos do ensino fundamental no contexto de práticas associadas ao ensino e à aprendizagem matemática. 2024. 132 f. Dissertação(Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7372
Issue Date: 12-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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