Recent Submissions
Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pand...
A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva
Esta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentam...
AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19
A dissertação teve como objetivo investigar de que forma o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná, analisando as transformações nas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados nesse contexto. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Para...
Rudolf Steiner: Uma análise histórica de sua concepção de autoeducação e educar para a liberdade.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a concepção de autoeducação na perspectiva de Rudolf Steiner (1861-1925), com foco na relação entre pensar, sentir e querer e sua contribuição para a formação integral do ser humano. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a conjuntura histórica, política, econômica e social na qual Steiner desenvolveu suas ideias educacionais; (ii) compreender os pressupostos teóricos da Pedagogia Waldorf, destacando ...
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL - 2021 A 2024
A pesquisa tem como tema as Avaliações Externas em Larga Escala, nas escolas da Rede Municipal de Cascavel - Paraná, no período de 2021 a 2024, tendo por base as determinações sociais mais amplas que incidem sobre o espaço escolar. Objetivamos investigar quais são os principais condicionantes impostos pelo Estado na materialização de um movimento avaliativo em larga escala e alguns dos principais impactos no processo de ensino aprendizagem e no trabalho pedagógico das escolas da Rede Mu...
A IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE HUMANIDADES NA UTFPR: PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi criada no ano de 2005, pela Lei n. 11.184/2005. No entanto, antes de se tornar universidade, ela passou por diversas transformações, tendo sido, primeiramente, a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909. Uma marca em sua história de mais de um século é o foco na formação técnica. O debate sobre a formação humanística, nesse contexto, tem sido constante na instituição, um marco importante foi a obrigatoriedade de que 10% (dez...
Educação Inclusiva de crianças com deficiência de zero a três anos e a precarização da formação de professores: a realidade de um município paranaense
O nível de ensino denominado Educação Infantil é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ao considerarmos que se trata da etapa que dá acesso ao mundo das significações humanas, condição indispensável para a constituição do sujeito histórico-cultural. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar como vem ocorrendo o processo de inclusão escolar das crianças com deficiência da Educação Infantil na etapa de zero a três anos, bem como identificar a...
Estética do silêncio: uma interseção entre meditação, escola e colonialidade
A presente tese investiga a introdução da atenção plena nas escolas e sua possível relação com a colonialidade, orientando-se pela pergunta: "De que maneira a introdução da atenção plena no ambiente escolar pode estar associada à perpetuação de práticas e estruturas coloniais?" Para responder a essa questão, definiu-se como objetivo geral analisar a relação entre a prática de atenção plena nas escolas e a noção de colonialidade. Os objetivos específicos incluíram contextualizar a me...
A educação da mulher: Pesquisas, Teorias e Debates no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (2014-2023)
O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de conhecimento sobre a educação das mulheres no Brasil, verificando as perspectivas atribuídas à educação quanto à conservação ou transformação social. Para tanto, o foco de análise recaiu sobre a produção dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Neste propósito, inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a história da educação das mulheres no país, buscando compreende...
Laicidade e educação: as interferências político-religiosas que permearam a elaboração do plano municipal de educação do município de Toledo/PR
Este estudo analisa a relação complexa entre a laicidade e a educação no município de Toledo/PR, com foco nas interferências político-religiosas no Plano Municipal de Educação (PME). A pesquisa investiga como a política conservadora, com base em valores religiosos e morais conservadores, pode comprometer a função emancipadora da escola, essencial para promover a autonomia e a cidadania plena. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as influências de grupos religiosos e associaçõ...
Encerramento do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Dois Vizinhos: Um Estudo de Caso
Esta pesquisa buscou investigar os fatores que levaram ao encerramento do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, por meio da análise do contexto histórico e das políticas educacionais voltadas para o campo. Examinou-se as orientações institucionais, políticas e econômicas que influenciaram seu encerramento. Os Cursos de Licenciaturas em Educação do Campo buscam formar docentes para atuar principalme...
As bases teóricas da administração escolar no brasil: dos autores pioneiros na sua sistematização aos primeiros autores que elaboraram a crítica ao modelo clássico
A teoria da administração escolar no Brasil passou por modificações no decorrer do tempo. Desta forma, esta tese tem como objetivo geral analisar como a teoria da administração escolar brasileira se modificou desde a produção dos autores pioneiros em sua sistematização aos primeiros autores que elaboraram a crítica a esta concepção. Os objetivos específicos são: a) analisar a trajetória histórica da administração escolar no Brasil do período colonial a década de 1990; b) elencar as obra...
Pedagogia Histórico-Crítica: uma teoria pedagógica desideologizante
A presente dissertação tem como objetivo analisar as relações entre o conceito marxiano de ideologia e a Pedagogia Histórico-Crítica. Procuramos responder o seguinte questionamento: É possível afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica se constitui em uma teoria pedagógica desideologizante? A fim de responder esta pergunta, a partir de uma pesquisa bibliográfica em referências clássicas e contemporâneas do marxismo, essa dissertação foi organizada em três seções: A primeira é composta po...
As orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a formação da força de trabalho da juventude no Brasil.
A partir da década de 1990, a atuação das Organizações Internacionais no Brasil e nos demais países da periferia e semiperiferia do capitalismo mundial passou a se intensificar. Por conseguinte, as entidades atreladas a estas Organizações passaram a concentrar seus esforços na produção de estudos que se viabilizassem como elementos práticos para a materialização de agendas de abrangência internacional. De tal forma, a condução e aplicação da política econômica, social e educacional do E...
O currículo de Curitiba, o primeiro currículo histórico-crítico do Brasil
Esta pesquisa é de natureza teórica-documental básica, de método interpretativo materialista histórico-dialético. É, pois, um desdobramento da pesquisa de mestrado “Pedagogia histórico- crítica: o processo de construção e o perfil do currículo básico para a escola pública do estado do Paraná (1980-1994)”, realizada entre 2012 e 2014. Nesse primeiro estudo, constatamos que a construção do “Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná” (1990) ocorreu devido a acordo entre rep...
Pedagogia das competências: reflexões críticas sobre sua influência no contexto contemporâneo
Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo inserido na linha de pesquisa História da Educação, que tem como objeto a Pedagogia das Competências no contexto contemporâneo. Essa orientação pedagógica emergiu no Brasil com foco na formação de competências específicas para atender às demandas da globalização, notadamente no que diz respeito ao mercado de trabalho, a partir de uma concepção filosófica ancorada no ideário neoliberal. A pergunta norteadora da pesquisa é: A Pedagogia...
Darcy Ribeiro e o papel da escola no processo de transformação social
O presente trabalho revisita as ideias de Darcy Ribeiro (1922-1997) a respeito da educação brasileira, tendo como foco suas proposições para a implementação do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), projeto educacional que teve como responsável o referido intelectual, tendo sido por ele idealizado. Buscamos compreender sua concepção de educação, sobretudo o peso que a educação escolar pode ter como possível instrumento de transformação social. Para tanto, por intermédio de uma pesq...
DESVENDANDO IMAGINÁRIOS: gênero e sexualidade na perceção de famílias de alunos e alunas da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR
Esta pesquisa investiga os imaginários de gênero e sexualidade nas percepções de representantes de famílias de alunos e alunas da Educação Infantil pública em Cascavel, PR, visando compreender como essas questões são discutidas, assimiladas e transmitidas no contexto familiar. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento sobre gênero e sexualidade é socialmente construído desde a infância, sendo transmitido por meio de interações diversas. Nesse processo, diferentes imaginários são ass...
Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural: implicações para o trabalho na área da Psicopedagogia Escolar
O objetivo deste estudo é investigar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para o trabalho na área da Psicopedagogia Escolar. Considera-se esta investigação importante, tendo em vista a ausência de produções científicas que se refiram ao Serviço de Psicopedagogia Escolar pautado nessa base teórica e a constatação de que o município investigado conta com o psicopedagogo em 31 das 36 escolas que compõem a rede municipal de ensino há aproximadamente 20 anos. Descreve-se...
O Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas Enquanto Intelectual Coletivo de Classe
A presente tese de doutorado trata do Movimento Nacional Por Uma Educação dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas (MOVECAF), aprofundando-se na sua acepção enquanto intelectual coletivo de classe. Apoia-se teoricamente nas elaborações de Antônio Gramsci acerca dos intelectuais e da organização da cultura. Na visão de Gramsci, o intelectual coletivo de classe não está encarnado em um indivíduo, mas sim em uma organização coletiva e dirigente. O intelectual coletivo de classe atua j...
- 504 UNIOESTE
- 430 Cascavel
- 483 Dissertação
- 21 Tese
- 188 2020 - 2025
- 305 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 504 application/pdf
- 504 Acesso Aberto