Recent Submissions
Interfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019)
A presente pesquisa tem como objetivo principal o de analisar as interfaces entre políticas de formação de professores da Ditadura Militar (1964-1985) e as atuais diretrizes para formação docente, a BNC-Formação (2019). Os objetivos específicos são: I- Caracterizar a configuração do Estado e da política de formação de professores, com ênfase no curso de Pedagogia, do período da Ditadura Militar; II- Identificar a configuração do Estado e da política de formação de professores na atu...
As implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricular
O presente trabalho investiga as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação na Agenda 2030 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificadas na Base Nacional Comum Curricular. Os documentos analisados originam dos principais organismos multilaterais que discutem a Agenda 2030, como a UNESCO e da OCDE. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada...
A saúde física e mental no processo de formação em fisioterapia em uma universidade pública do Paraná: a percepção de alunos e professores
A saúde do aluno preocupa instituições de ensino superior, pois o número de casos de adoecimento e suas consequências estão cada vez mais frequentes. Dar voz a alunos e professores sobre o adoecimento possibilita a verificação das causas, para que estratégias sejam implementadas tendo em vista uma formação mais saudável que permita ao aluno obter pleno desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo geral deste estudo foi: verificar, a partir do olhar do aluno e do professor de ...
Valorização do conhecimento científico no currículo do município de Cascavel (PR): reflexões a partir da pedagogia histórico crítica
Esta dissertação tem como objeto de estudo o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR e a disseminação do conhecimento científico. A justificativa para esta pesquisa reside na importância singular de um currículo que enalteça o conhecimento científico para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo marcado pelo negacionismo e as fake news. A História da Educação é um instrumento para compreender as transformações e os desafios atuais no campo educacional...
Violência doméstica e educação em debate à luz dos processos judiciais da Comarca de Cascavel - Paraná (2018-2020)
Apesar de a sociedade contemporânea ter caminhado na aprovação de leis protetivas, os números de casos de violência contra a mulher aumentaram nos últimos cinco anos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar 2.156 processos digitais sobre a violência doméstica e lesão corporal registrados no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ocorridos na comarca de Cascavel - PR, durante os anos 2018, 2019 e 2020. A investigação se deu na tentativa de apreender as características ...
A transformação do homeschooling, da contracultura à extrema-direita
O Ensino Doméstico, atualmente nomeado como homeschooling, é uma modalidade de ensino na qual os(as) responsáveis pelas crianças as ensinam em casa, decidindo como, quando e o que ensinar, exercendo controle total sobre a educação de suas filhas e filhos. Essa forma de ensino também foi adotada no contexto da contracultura, um movimento transgressor das décadas de 1960 e 1970 que criticava vários aspectos da sociedade burguesa (promoção de guerras, desigualdade entre sexos, instituições ...
O trabalho colaborativo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva Histórico-Cultural
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que pode apoiar, complementar e/ou suplementar o processo de escolarização em conjunto com o trabalho desenvolvido em sala de aula comum. Esse atendimento tem como princípio garantir a plena participação dos sujeitos, público da educação especial, em todas as etapas e modalidades educacionais. A pesquisa, com foco no AEE nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscou compreender a prática pedagógica realizada no AEE e seu...
O Educar na Curiosidade no pensamento educacional de Catherine L’Ecuyer
A presente dissertação parte de uma abordagem histórica dos fenômenos humanos, de maneira que situa as ideias e o pensamento educacional de Catherine L’Ecuyer no momento globalizado, tecnológico e científico de organização da produção, das instituições dos anos finais do século XX e das primeiras décadas do século XXI, a fim de elucidar como o contexto histórico de formação intelectual e social da autora, associado aos seus pressupostos filosóficos e pedagógicos, corroborou a formul...
Conflitos contemporâneos decorrentes da presença da religião no espaço público: uma reflexão a partir da abordagem de Luiz Antônio Cunha e do observatório da laicidade
Nesta produção, por meio das principais obras do autor Luiz Antônio Cunha, professor e pesquisador da História da Educação brasileira, especificamente sobre laicidade do Estado e da educação e com textos disponibilizados pelo Observatório da Laicidade na Educação, propomo-nos a apresentar a trajetória do referido autor e também buscamos difundir sua concepção acerca do termo laicidade e a sua relação com a educação. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de p...
A Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018)
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de criação e consolidação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava–PR, entre os anos de 1990 a 2018, no contexto das tensões entre os diferentes atores sociais no âmbito local, estadual e nacional. A sua fundação em 1990 foi resultado de um intenso embate entre o público e o privado que disputavam hegemonia no movimento de incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) de 19...
História da educação infantil em Foz do Iguaçu: uma análise a partir da legislação (1976-2000)
Por meio desta pesquisa, buscamos historicizar a trajetória da Educação Infantil (EI) em âmbito nacional e estadual, com ênfase na região Oeste do Paraná - por ser onde está localizado o município de Foz do Iguaçu. No Brasil, a trajetória da EI começou seguindo modelos europeus, mas foi modificada para se adequar às características específicas de cada região. Inserido nesse contexto, o município de Foz do Iguaçu/PR criou as primeiras instituições de ensino, mas não há trabalhos publ...
O Plano Nacional de Educação e o Cumprimento da Meta 1 da Educação Infantil - Estudo dos Planos Municipais Paranaenses: Ubiratã, Cafelândia e Goioerê
Essa dissertação, foi produzida dentro da linha de pesquisa: educação, políticas sociais e estado e teve como objetivo desenvolver uma análise crítico contextualizada sobre os planos municipais paranaenses, de Ubiratã, Cafelândia e Goioerê. Partindo da política educacional chamada Plano Nacional de Educação (2014-2024), especificamente da meta 1, da educação infantil, em seus indicadores A e B, que versam sobre o acesso de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos) e sendo a ed...
O Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Professores de Matemática: Diálogos entre Teoria e Prática.
A crescente evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sociedade criou um cenário no qual é imprescindível levá-las em conta nas escolas e nos processos educativos. Deste modo, os futuros professores deveriam ser preparados para lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de modo a potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa parte do pressuposto que a integração e a inserção de Tecnologias Digitais na Educa...
Educação Popular na América Latina: projetos, metodologias e formações entre grupos de mulheres e feministas pela Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).
Esta tese aborda as mudanças na Educação Popular a partir do estudo das experiências da Rede Mulher no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, explora-se o envolvimento da Rede Mulher com o Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) e com a Rede de Educação Popular entre Mulheres na América Latina e Caribe (REPEM). As categorias de tratamento utilizadas foram: movimentos sociais; Educação Popular; experiências; metodologia e gênero. O escopo foi problematizar o pr...
Educação inclusiva: um enfoque histórico no município de Cascavel - PR dos anos de 1952 a 2023
Esta pesquisa buscou investigar a trajetória da educação inclusiva em Cascavel - PR, conectando-a a contextos históricos nacionais e locais. Para isso, com base no método materialista histórico-dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisou-se como fatores políticos, econômicos e sociais moldaram o desenvolvimento educacional na região, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência. Ressalta-se que a pesquisa se caracteriza como aplicada e qualitativa, com c...
COLETÂNEA CADERNOS DE SOCIOEDUCAÇÃO (2018): um estudo descritivo sobre a socioeducação no Estado do Paraná.
A presente pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica e documental sobre a socioeducação no estado do Paraná, focalizando nossos estudos na coletânea intitulada “Cadernos de Socioeducação”. Inicialmente, trazemos as questões legais sobre o tema e como ocorre o envolvimento do adolescente com a criminalidade. No segundo capítulo, contextualizamos a evolução histórica do sistema socioeducativo do Paraná, enfatizando o perfil do adolescente autor de ato infracional do referid...
O desenvolvimento emocional na Educação Especial: um estudo sobre a avaliação pedagógica para a Sala de Recursos Multifuncionais
Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e buscou investigar no discurso docente, revelado nas avaliações pedagógicas no contexto escolar, encaminhadas ao setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, pertencente à estrutura da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Estado do Paraná, se o desenvolvimento emocional é registrado por eles, de que forma esse registro ocorre e qual compreensão desse aspecto do desen...
A MORAL, OS ESTEREÓTIPOS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO CORPO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E CONTRA-HEGEMÔNICA.
Esta pesquisa tem como propósito analisar como a moral e os estereótipos interferem na formação do corpo e quais as possibilidades de intervenção da Educação Física escolar por uma abordagem pedagógica crítica e contra hegemônica nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fundada no método do materialismo histórico-dialético que utilizou da revisão bibliográfica e análise historiográfica. Se propôs analisar como a construção da moral e estereótipos ...
Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento
O presente estudo, com o tema “Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento”, foi realizado no município de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que, em 2019, foi destaque no cenário nacional e estadual como sendo um dos municípios que atingiu boa nota na prova do IDEB (7,1). O caminho da pesquisa efetiva-se no âmbito bi...
A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Texto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atu...
- 470 UNIOESTE
- 396 Cascavel
- 463 Dissertação
- 7 Tese
- 154 2020 - 2024
- 305 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 470 application/pdf
- 470 Acesso Aberto