Recent Submissions
A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula.
Uma das propostas da Disciplina Positiva é a capacitação de professores, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que realiza a gestão do comportamento de forma democrática em sala de aula. Partindo desta compreensão, o presente estudo teve como objetivo investigar, analisar e relacionar os impactos de uma formação de professores baseada na Disciplina Positiva. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas públicas municipais no O...
Concepções de professores sobre o ensino de crianças autistas: Uma revisão de literatura
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um direito assegurado por legislações nacionais e internacionais, mas sua implementação ainda enfrenta inúmeros desafios na prática educativa. Entre esses desafios, destacam-se as concepções que os professores têm sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as quais influenciam diretamente as estratégias pedagógicas adotadas e a efetividade da inclusão. A discrepância entre os preceitos legais e as...
Análise das políticas curriculares para educação infantil: percurso histórico e implicações na proposta curricular no município de Cascavel – Paraná (2008 -2022)
Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve por finalidade analisar e historicizar a trajetória da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, no período de 2008 a 2022, considerando as transformações históricas pelas quais passou essa etapa educativa, decorrentes das políticas curriculares. A investigação se inseriu no âmbito do Grupo de...
Mulheres na Ciência. De bruxas a cientistas. Uma análise da presença feminina na docência no IFPR
O objetivo central desta tese consiste em investigar a atuação docente feminina na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A pesquisa procura analisar os discursos que constituem as mulheres como produtoras e disseminadoras do saber científico, inseridas em uma sociedade estruturada por relações de classe e de gênero. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: em que medida as relações de gênero influenciam as escol...
Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado
Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identif...
O processo de formação da consciência de classe do trabalhador por meio da educação
Essa pesquisa se propôs a investigar os determinantes sociais que incidem sobre a consciência de classe dos trabalhadores da educação. Para tanto, procuramos compreender a dinâmica da consciência de classe em diferentes períodos históricos, desde o trabalho comunal e da educação informal, das épocas pretéritas aos dias atuais. Nessa direção, a descoberta e a dominação do fogo exerceram um papel fundamental no aprimoramento das técnicas, no domínio da matéria-prima e no desenvolvime...
A Educação Escolar Indígena e o Direito Indigenista como uma possibilidade de redução ou intensificação das desigualdades sociais
A presente pesquisa parte do pressuposto de que a educação escolar indígena é um meio fundamental para dinamizar o acesso dos povos indígenas ao conhecimento da legislação indigenista, por meio do ensino de conteúdos de direito e cidadania em suas múltiplas vertentes. A pesquisa buscou analisar como a disseminação do conhecimento da legislação indigenista entre os povos indígenas da etnia Kaingang, na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Laranjeiras do Sul/PR, pode atuar como ...
Olhar docente: imaginários de currículo e fracasso escolar
Este estudo aborda o imaginário de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel, PR, sobre o fracasso escolar e o currículo. O objetivo da pesquisa foi desvelar esses imaginários com vistas a apreender as percepções das professoras sobre os alunos que apresentam dificuldades e problemas de aprendizagem em suas salas de aula, suas práticas diante das dificuldades e se o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contribuiria pa...
Design de um Programa de Ensino sobre 9 Habilidades Básicas Comportamentais Baseado em Análise do Comportamento Aplicada para Educadores de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
O aumento da prevalência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia a urgência de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar efetiva. No contexto brasileiro, a ausência de formações docentes baseadas em evidências científicas têm dificultado a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas aos estudantes com TEA, resultando em práticas fragmentadas e muitas vezes ineficazes. Frente a esse cenário, torna-se necessária a elaboração de programas formativo...
A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens
A pesquisa “A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens”, se refere a um estudo teórico, no qual o tema desta pesquisa são as queixas escolares e o objeto de estudo são as queixas escolares na educação básica. A problemática que norteou esta produção foi a seguinte: Como ocorre a produção das queixas escolares e como ela se manifesta atualmente na educação básica? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é realizar uma contextualização e problema...
Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pand...
A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva
Esta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentam...
AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19
A dissertação teve como objetivo investigar de que forma o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná, analisando as transformações nas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados nesse contexto. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Para...
Rudolf Steiner: Uma análise histórica de sua concepção de autoeducação e educar para a liberdade.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a concepção de autoeducação na perspectiva de Rudolf Steiner (1861-1925), com foco na relação entre pensar, sentir e querer e sua contribuição para a formação integral do ser humano. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a conjuntura histórica, política, econômica e social na qual Steiner desenvolveu suas ideias educacionais; (ii) compreender os pressupostos teóricos da Pedagogia Waldorf, destacando ...
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL - 2021 A 2024
A pesquisa tem como tema as Avaliações Externas em Larga Escala, nas escolas da Rede Municipal de Cascavel - Paraná, no período de 2021 a 2024, tendo por base as determinações sociais mais amplas que incidem sobre o espaço escolar. Objetivamos investigar quais são os principais condicionantes impostos pelo Estado na materialização de um movimento avaliativo em larga escala e alguns dos principais impactos no processo de ensino aprendizagem e no trabalho pedagógico das escolas da Rede Mu...
A IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE HUMANIDADES NA UTFPR: PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi criada no ano de 2005, pela Lei n. 11.184/2005. No entanto, antes de se tornar universidade, ela passou por diversas transformações, tendo sido, primeiramente, a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909. Uma marca em sua história de mais de um século é o foco na formação técnica. O debate sobre a formação humanística, nesse contexto, tem sido constante na instituição, um marco importante foi a obrigatoriedade de que 10% (dez...
Educação Inclusiva de crianças com deficiência de zero a três anos e a precarização da formação de professores: a realidade de um município paranaense
O nível de ensino denominado Educação Infantil é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ao considerarmos que se trata da etapa que dá acesso ao mundo das significações humanas, condição indispensável para a constituição do sujeito histórico-cultural. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar como vem ocorrendo o processo de inclusão escolar das crianças com deficiência da Educação Infantil na etapa de zero a três anos, bem como identificar a...
Estética do silêncio: uma interseção entre meditação, escola e colonialidade
A presente tese investiga a introdução da atenção plena nas escolas e sua possível relação com a colonialidade, orientando-se pela pergunta: "De que maneira a introdução da atenção plena no ambiente escolar pode estar associada à perpetuação de práticas e estruturas coloniais?" Para responder a essa questão, definiu-se como objetivo geral analisar a relação entre a prática de atenção plena nas escolas e a noção de colonialidade. Os objetivos específicos incluíram contextualizar a me...
A educação da mulher: Pesquisas, Teorias e Debates no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (2014-2023)
O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de conhecimento sobre a educação das mulheres no Brasil, verificando as perspectivas atribuídas à educação quanto à conservação ou transformação social. Para tanto, o foco de análise recaiu sobre a produção dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Neste propósito, inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a história da educação das mulheres no país, buscando compreende...
Laicidade e educação: as interferências político-religiosas que permearam a elaboração do plano municipal de educação do município de Toledo/PR
Este estudo analisa a relação complexa entre a laicidade e a educação no município de Toledo/PR, com foco nas interferências político-religiosas no Plano Municipal de Educação (PME). A pesquisa investiga como a política conservadora, com base em valores religiosos e morais conservadores, pode comprometer a função emancipadora da escola, essencial para promover a autonomia e a cidadania plena. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as influências de grupos religiosos e associaçõ...
- 514 UNIOESTE
- 440 Cascavel
- 491 Dissertação
- 23 Tese
- 197 2020 - 2025
- 306 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 514 application/pdf
- 514 Acesso Aberto