Recent Submissions
Relações da gestão escolar com resultados de rendimento aferidos pela avaliação em larga escala em colégios do estado do Paraná (2017 a 2021)
O contexto das políticas educacionais traz para o cenário da educação brasileira inúmeros debates. Entre estes estão a gestão escolar e as avaliações em larga escala. Ambas as temáticas se avolumam no contexto da reforma do Estado e do neoliberalismo. A pesquisa apresenta como problemática em que medidas as características da gestão e do gestor e o rendimento escolar aferidos pela prova SAEB. O objetivo geral foi analisar as relações entre as características contextuais de gestão ...
POLÍTICA PARA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESTRUTURADA: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL
A presente dissertação, elaborada juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel, na área de concentração: Sociedade, Educação, Estado, Linha de Pesquisa: Educação, Políticas sociais e Estado, tem como tema a política para alfabetização decorrente da Pedagogia Estruturada (PE), presente nas orientações do Banco Mundial e nas ações de Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituto ...
Saúde mental e docência no ensino superior: vozes de uma universidade pública do estado do Paraná
A saúde mental historicamente permeia muitas discussões, principalmente no século XXI, a partir da reforma psiquiátrica promovida nas décadas de 60 e 70. Esse momento foi decisivo para a mudança dimensional do entendimento sobre saúde mental. Porém, por mais que haja uma premissa voltada para os aspectos biopsicossociais em saúde mental, ainda percebe-se na atual conjuntura capitalista, uma posição hegemônica de individualização e biologicismo não se considerando os aspectos socia...
O “Programa Formadores em Ação” como política de formação continuada de professores do Paraná (2020-2024): elementos teórico-metodológicos
Esta dissertação tem o objetivo de analisar os elementos teóricos e metodológicos que alicerçam a política de formação continuada de professores, no Paraná, institucionalizada por meio do Programa Formadores em Ação (2020-2024). Na atualidade, as diretrizes internacionais e nacionais para a formação continuada de professores têm sido fortemente vinculadas aos organismos internacionais e ao empresariado brasileiro. Assim, surge a necessidade de investigar a formação continuada de p...
Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Esta tese de doutorado em Educação decorre da pesquisa acadêmico-científica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE-UNIOESTE-Cascavel/PR), sob orientação da Prof.ª Dra. Maria Lidia Sica Szymanski, envolvendo o “Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD, vinculado à UNIOESTE-Cascavel/PR e ao Grupo de Pesquisa GEPEA – “Grupo de Estudo e Pesquisa - THC para o ensino e aprendizagem” vinculado à Universid...
Educação ao Longo da Vida: a Unesco e o projeto educativo da (con)formação para os jovens e adultos
Esta tese integra a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Cascavel. Tem como objeto de estudo a concepção de Educação ao Longo da Vida, que se difunde nos documentos dos organismos internacionais que orientam as políticas educacionais, sobretudo nos documentos produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pertine...
A percepção de gestores e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR sobre os impactos do artigo 14 do FUNDEB Permanente no contexto escolar
A partir do sancionamento da Lei Federal Nº 14.113 no dia 25 de dezembro de 2020, a qual instituiu o FUNDEB Permanente e estabeleceu as condicionalidades expressas em seu Art. 14, sendo elas: I) provimento da função de diretor escolar com critérios de desempenho e por mérito; II) participação de no mínimo 80% dos estudantes regularmente matriculados nas avaliações em larga escala do SAEB; III) redução das desigualdades educacionais, raciais e econômicos, IV) Regime de colaboração entre ...
Eco-Imperialismo: Agroimperialismo, Estado e Políticas Sociais no Brasil
A presente tese tem como temática o setor agropecuário, denominado de Agroimperialismo, o Estado e as Políticas Sociais no Brasil. Para tal, propôs-se conceituar o Eco-imperialismo, como: toda política administrativa; dependência econômica e financeira; ação prática e ideológica de uma nação, um grupo, empresa, grandes corporações/monopólios, tanto político ou financeiros (bancos) e fundos de investimentos que expandem, controlam, centralizam e expropriam o ecológico, os ecossiste...
A educação como direito de todos: inclusão e permanência dos haitianos na escola pública de Cascavel - PR (2012-2024)
Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - PR. O objetivo é discutir a permanência dos haitianos nas escolas públicas do município de Cascavel - PR, no sentido de compreender os processos de inclusão desse público nas escolas de Ensino Fundamental II. Este estudo está alicerçado na legislação pertinente, especialmente a Constituição Federal de 1...
A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula.
Uma das propostas da Disciplina Positiva é a capacitação de professores, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que realiza a gestão do comportamento de forma democrática em sala de aula. Partindo desta compreensão, o presente estudo teve como objetivo investigar, analisar e relacionar os impactos de uma formação de professores baseada na Disciplina Positiva. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas públicas municipais no O...
Concepções de professores sobre o ensino de crianças autistas: Uma revisão de literatura
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um direito assegurado por legislações nacionais e internacionais, mas sua implementação ainda enfrenta inúmeros desafios na prática educativa. Entre esses desafios, destacam-se as concepções que os professores têm sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as quais influenciam diretamente as estratégias pedagógicas adotadas e a efetividade da inclusão. A discrepância entre os preceitos legais e as...
Análise das políticas curriculares para educação infantil: percurso histórico e implicações na proposta curricular no município de Cascavel – Paraná (2008 -2022)
Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve por finalidade analisar e historicizar a trajetória da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, no período de 2008 a 2022, considerando as transformações históricas pelas quais passou essa etapa educativa, decorrentes das políticas curriculares. A investigação se inseriu no âmbito do Grupo de...
Mulheres na Ciência. De bruxas a cientistas. Uma análise da presença feminina na docência no IFPR
O objetivo central desta tese consiste em investigar a atuação docente feminina na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A pesquisa procura analisar os discursos que constituem as mulheres como produtoras e disseminadoras do saber científico, inseridas em uma sociedade estruturada por relações de classe e de gênero. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: em que medida as relações de gênero influenciam as escol...
Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado
Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identif...
O processo de formação da consciência de classe do trabalhador por meio da educação
Essa pesquisa se propôs a investigar os determinantes sociais que incidem sobre a consciência de classe dos trabalhadores da educação. Para tanto, procuramos compreender a dinâmica da consciência de classe em diferentes períodos históricos, desde o trabalho comunal e da educação informal, das épocas pretéritas aos dias atuais. Nessa direção, a descoberta e a dominação do fogo exerceram um papel fundamental no aprimoramento das técnicas, no domínio da matéria-prima e no desenvolvime...
A Educação Escolar Indígena e o Direito Indigenista como uma possibilidade de redução ou intensificação das desigualdades sociais
A presente pesquisa parte do pressuposto de que a educação escolar indígena é um meio fundamental para dinamizar o acesso dos povos indígenas ao conhecimento da legislação indigenista, por meio do ensino de conteúdos de direito e cidadania em suas múltiplas vertentes. A pesquisa buscou analisar como a disseminação do conhecimento da legislação indigenista entre os povos indígenas da etnia Kaingang, na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Laranjeiras do Sul/PR, pode atuar como ...
Olhar docente: imaginários de currículo e fracasso escolar
Este estudo aborda o imaginário de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel, PR, sobre o fracasso escolar e o currículo. O objetivo da pesquisa foi desvelar esses imaginários com vistas a apreender as percepções das professoras sobre os alunos que apresentam dificuldades e problemas de aprendizagem em suas salas de aula, suas práticas diante das dificuldades e se o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contribuiria pa...
Design de um Programa de Ensino sobre 9 Habilidades Básicas Comportamentais Baseado em Análise do Comportamento Aplicada para Educadores de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
O aumento da prevalência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia a urgência de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar efetiva. No contexto brasileiro, a ausência de formações docentes baseadas em evidências científicas têm dificultado a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas aos estudantes com TEA, resultando em práticas fragmentadas e muitas vezes ineficazes. Frente a esse cenário, torna-se necessária a elaboração de programas formativo...
A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens
A pesquisa “A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens”, se refere a um estudo teórico, no qual o tema desta pesquisa são as queixas escolares e o objeto de estudo são as queixas escolares na educação básica. A problemática que norteou esta produção foi a seguinte: Como ocorre a produção das queixas escolares e como ela se manifesta atualmente na educação básica? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é realizar uma contextualização e problema...
Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pand...
- 523 UNIOESTE
- 449 Cascavel
- 495 Dissertação
- 28 Tese
- 206 2020 - 2025
- 306 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 523 application/pdf
- 523 Acesso Aberto
