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A História Regional do Paraná: entre discursos e narrativas
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os aspectos que envolvem a História Regional do Paraná, analisando o processo de desenvolvimento da identidade cultural paranaense, as narrativas criadas e os reflexos na educação. O Movimento Paranista, iniciado na década de 1930 no Paraná, buscou criar uma imagem capaz de representar o povo paranaense, forjada, sobretudo, a partir de elementos característicos presentes na fauna e flora regional, mas sob um viés positivista. Devido a ident...
Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).
O objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessid...
Pedagogia Hospitalar: Trabalho Pedagógico, Ensino e Aprendizagem e Fatores de Aproximação
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico nos hospitais conveniados com o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em Cascavel/PR. O hospital é comumente entendido como um local de aspecto triste e indesejado pela maioria das pessoas; por isso, passar pela hospitalização é uma situação que pode acarretar alguns prejuízos para o aluno. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender como é desenvolvido o trabalho pe...
O avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas
As tecnologias acompanham o processo de desenvolvimento do homem e cumprem um papel importante na mediação entre ele e a natureza e os demais homens, bem como na satisfação das necessidades humanas. Elas são resultado da realidade objetiva, porém, em virtude do modo de produção ao qual estão inseridas, elas sofrem mudanças em sua forma e/ou adquirem conotações que impossibilitam sua neutralidade. Nesse sentido, podemos dizer que as tecnologias cumprem uma função de acordo com o mo...
O Movimento Escola Sem Partido, e suas implicações para a Educação Pública no Paraná: a posição das câmaras municipais
A pesquisa que se desenvolveu aborda o tema Escola Sem Partido, movimento criado por Miguel Nagib, procurador do Estado de São Paulo, cujo objetivo segundo seu criador, era provar que havia doutrinação nas escolas cometida por professores, sendo esses acusados de difundir ideias de esquerda e que confrontam os valores da classe dominante e conservadora do Brasil. O movimento acontecia através de um site, que servia para hospedagem de vídeos de professores dando aula, fotos de atividades...
A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018)
Esta tese objetivou analisar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Tomamos como base analítica e metodológica o compromisso global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostos nas orientações e diretrizes dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE. O recorte temporal...
Trajetória da educação especial no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte no município de Corbélia - PR
Esta pesquisa abordou o percurso da Educação Especial (EE) no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Corbélia - PR. O objetivo foi analisar os contextos histórico, econômico, político e de luta social que permearam a trajetória das primeiras iniciativas de oferta de educação às pessoas com deficiência no Brasil, no estado do Paraná e no município de Corbélia - PR...
A internacionalização da educação superior na pós-graduação das Universidades do sudoeste do Paraná (Unioeste/utfpr/uffs): qual (is) perspectiva(s)?
Esta tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, área de Concentração em Educação na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. Há um certo consenso no meio acadêmico e social, de que as melhores universidades são as mais internacionalizadas, ou seja, as denominadas Universidades de Classe Mundial. Mas quanto às universidades que não fazem parte deste grupo seleto, sobretudo, as do interior? An...
Consolidação da Unioeste: contribuições do movimento estudantil (1990-2015).
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância do Movimento Estudantil (ME) na consolidação da UNIOESTE durante os anos de 1990 a 2015, período em que a universidade buscava a sua efetivação como instituição de ensino superior. A pesquisa se justifica pela lacuna acerca do tema, devido a ausência de estudos a partir do recorte temporal e geográfico elencados. A pesquisa ainda possui uma justificativa pessoal, pois fizemos parte de manifestações enquanto estudantes de P...
Avaliação em Larga Escala para a Educação Infantil: do Baby PISA ao Novo SAEB
A partir da década de 80, o Estado passou a utilizar a avaliação como mecanismo de controle e regulação das políticas públicas, em especial a educação, fazendo com que a expressão Estado Avaliador passasse a ter relevância e significado no campo das políticas administrativas. Nesse sentido, compreendemos a avaliação em larga escala como uma ação do Estado Avaliador, a qual se materializa nas avaliações do Baby PISA e do Novo SAEB. No Brasil, observamos, a partir de 2019, o alinhamen...
Programas PNAIC, ABC e Educa Juntos: Um olhar para a alfabetização
O movimento atual da alfabetização no Brasil vem se delineando por meio de significativas mudanças das políticas Públicas de Alfabetização ocorridas a partir daConstituição Federal de 1988. Em 2001 por meio da Lei Federal nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, temos um cenário complexo, e, por vezes, contraditório em torno da alfabetização no Brasil. A meta de alfabetizar todas as crianças e modificar o quadro alarmante do analfabetismo no país não é rec...
Da casa para a escola, da escola para casa: uma análise jurídica da proposta do homeschooling à luz do princípio da solidariedade
A presente pesquisa propõe-se a analisar o conflito de interesse entre as modalidades de ensino escolar e ensino domiciliar, haja vista o movimento a favor do homeschooling. Optou-se pela perspectiva jurídica, considerando-se que o tema esteve presente como pauta na mesa dos três poderes da república. Nesse sentido, a discussão sobre a desescolarização confunde-se com a ideia de constitucionalidade, de modo que se indaga: pode o ensino escolar ser substituído exclusivamente pelo e...
As categorias tempo e espaço: aspectos históricos, teóricos e epistemológicos
O tempo e o espaço constituem importantes categorias para a compreensão da História. Dessa forma, estabelecem, também, pressupostos teóricos para se pensar o ensino de História. No entanto, em que pese a importância dessas categorias no entendimento da vida social, pode-se afirmar que, no ensino, elas não têm recebido uma reflexão mais aprofundada, devido à complexidade e às interpretações profusas que recaem sobre elas. Considerando a necessidade de pensar um ensino que promova o d...
Accountability nas Políticas Educacionais a partir dos anos de 1990: controle e regulação da educação no contexto do Estado Avaliador
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. A partir da década de 1990 ocorre a intensificação da proposição de mecanismos de accountability (políticas de responsabilização, recompensas e punições), vinculados aos resultados das avaliações externas nas políticas educacionais no Brasil. Nesse período a avaliação em larga escala a...
Onde dói professor? percepção de doença, qualidade de vida e dor em professores universitários
Esta pesquisa realizou um estudo sobre a percepção de doença, qualidade de vida e dor em professores universitários. Com o olhar voltado à prevalência de dor, o objetivo deste trabalho efetivou-se com intuito de identificar se a dor se torna crônica, bem como para descrever os principais prejuízos presentes em professores que apresentam a dor crônica e verificar se os prejuízos têm associação com as diferentes fases do estresse laboral e as interferências nas condições do trabalho d...
Conformismo e espontaneísmo em Gramsci: da prática pedagógica à práxis político-pedagógica
A pesquisa aborda a categoria político-pedagógica do novo conformismo gramsciano no seu diálogo crítico com as diferentes formas de espontaneísmo presentes no folclore, no senso comum, nas crenças religiosas ligadas à Igreja Católica, nas reformas educacionais ocorridas na Rússia e na Itália e, por fim, nas posições economicistas e mecanicistas de pensadores marxistas, tais como, Sorel, Rosa Luxemburgo, Trotsky, Bukharin e na própria Internacional Comunista. Busca-se compreender, ...
Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (CETEA): um estudo de caso no município de Cascavel (PR)
Esta pesquisa foi realizada na Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (CETEA) Juditha Paludo Zanuzzo, inaugurada em 2020 na cidade de Cascavel (PR). O objetivo central foi analisar o trabalho institucional da Clínica-Escola desenvolvido com alunos autistas e seu funcionamento. Para tanto, desenvolveu-se um estudo sobre o TEA, em que foram analisados documentos oficiais a respeito da criação e do funcionamento da Clínica-Escola, investigou-se o referencial teórico que embasa ...
Finanças Públicas, Dívida e Políticas Sociais – Município de Medianeira/PR.
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a evolução dos recursos do orçamento do município de Medianeira/PR destinados ao financiamento das políticas sociais no período de 2013 a 2020, estando a problemática da pesquisa voltada ao levantamento da questão principal: o município de Medianeira ampliou os investimentos em políticas sociais no período de 2013 a 2020, marcado por grave crise socioeconômica nacional? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fon...
A Pedagogia Histórico-Crítica, a formação de professores e o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná: entre avanços e recuos
A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), institucionalizada em 1990 no Paraná por meio do Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (CBEP), tem sido uma importante teoria pedagógica no estado, um símbolo de lutas e de conquistas. Nessa trajetória, a PHC e a educação pública, como um todo, têm sofrido constantes ataques por parte dos sucessivos governos. Contudo, em um contexto de oposição às medidas ultraliberais, implementadas durante o Governo Jaime Lerner (1995- 200...
Os pilares conceituais que unificam a educação das Escuelitas Autónomas do Exército Zapatista de Libertação Nacional – EZLN.
A presente pesquisa tem como objeto de investigação, a educação zapatista, particularmente as Escuelitas Autônomas do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), do Estado de Chiapas, no México. Nosso objetivo geral centra-se nos pilares que unificam a concepção de educação não formal das Escuelitas Autónomas do EZLN. De acordo com os estudos, até então, desenvolvidos na literatura desta temática, o Movimento Zapatista tornou-se conhecido no mundo, pelo modo de existência ba...
- 442 UNIOESTE
- 368 Cascavel
- 439 Dissertação
- 3 Tese
- 126 2020 - 2023
- 305 2010 - 2019
- 11 2008 - 2009
- 442 application/pdf
- 442 Acesso Aberto