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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7901
Tipo do documento: Dissertação
Title: Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Other Titles: Academic life in times of pandemic: educommunication in the publications of ANPEd and Intercom (2017–2023)
Autor: Kezerle, Ana Paula 
Primeiro orientador: Favoreto, Aparecida
Primeiro coorientador: Garcia, Aurelio Gimenes
Primeiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Segundo membro da banca: Soligo, Lorivaldo
Terceiro membro da banca: Barros, Aparecida Maria Almeida
Resumo: Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pandemia SARS CoV-2/COVID-19). Um estudo desta natureza é essencial para fomentar o debate sobre o assunto, apontando quais foram os desdobramentos da pandemia sobre a instituição escolar e assim vislumbrarmos como será o futuro da educomunicação. Isto posto, a metodologia escolhida foi uma revisão bibliográfica, em abordagem qualitativa, cujo início se deu com um mapeamento do estado do conhecimento delineando em termos históricos e conceituais o campo da Educomunicação. Em um segundo momento o levantamento bibliométrico e a tabulação dos dados dos artigos escolhidos que foram publicados na ANPEd e na Intercom no recorte de tempo dos anos supra citados. Os resultados da pesquisa indicam uma rica diversidade de abordagens e temas explorados nos artigos dos anais da Intercom e ANPEd, com diferenças marcantes entre as duas instituições. Na Intercom, os estudos têm um foco predominante na interface entre comunicação e educação, adotando uma abordagem prática e aplicada, especialmente no contexto da adaptação ao ensino remoto e no combate à desinformação durante a pandemia de COVID-19. Já a ANPEd apresenta um equilíbrio mais pronunciado entre abordagens teóricas e aplicadas, com ênfase na formação continuada dos professores e na implementação de políticas pedagógicas. Enquanto a Intercom prioriza a resolução de problemas específicos no campo educacional através da aplicação de conceitos teóricos, a ANPEd integra a investigação teórica com práticas pedagógicas emergentes, refletindo as diferentes prioridades acadêmicas e tradições de cada instituição.
Abstract: This study provides a general overview of research conducted on the theme of educommunication during the pandemic and aims to investigate, quantify, and analyze studies on this topic, based on articles published in the proceedings of research groups on Education and Communication affiliated with ANPEd (Brazilian National Association of Graduate Studies and Research in Education) and Intercom (Brazilian Society for Interdisciplinary Studies in Communication) from 2017 to 2023 (before/after the SARS- CoV-2/COVID-19 pandemic). This type of research is essential for fostering debate on the subject, highlighting the pandemic’s impact on educational institutions and offering insights into the future of educommunication. The chosen methodology was a bibliographic review with a qualitative approach, beginning with a knowledge mapping that outlined the historical and conceptual landscape of the field of Educommunication. Subsequently, a bibliometric analysis was conducted on selected articles published in ANPEd and Intercom during the specified time frame. The research results indicate a rich diversity of approaches and themes explored in the articles from both institutions, with notable differences between them. Intercom’s studies predominantly focus on the interface between communication and education, adopting a practical and applied approach, particularly in the context of adaptation to remote learning and combating misinformation during the COVID-19 pandemic. ANPEd, on the other hand, presents a more pronounced balance between theoretical and applied approaches, emphasizing ongoing teacher training and the implementation of pedagogical policies. While Intercom prioritizes solving specific educational issues through the application of theoretical concepts, ANPEd integrates theoretical inquiry with emerging pedagogical practices, reflecting the distinct academic priorities and traditions of each institution.
Keywords: Educomunicação
Estado da arte
Educação formal
Educommunication
State of the knowledge
Formal education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Kezerle, Ana Paula. Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023). 2024. 226 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7901
Issue Date: 30-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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