Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7983
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Mulheres na Ciência. De bruxas a cientistas. Uma análise da presença feminina na docência no IFPR |
Other Titles: | Women in Science: From Witches to Scientists. An Analysis of Female Presence in Teaching at IFPR |
Autor: | Lewandowski, Jacqueline Maria Duarte ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, João Carlos da |
Primeiro membro da banca: | Schimitt, Silvana Lazzarotto |
Segundo membro da banca: | Goes, Eliane Pinto de |
Terceiro membro da banca: | Souza, Isaura Mônica Zanardini de |
Quarto membro da banca: | Martelli, Andréa Cristina |
Resumo: | O objetivo central desta tese consiste em investigar a atuação docente feminina na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A pesquisa procura analisar os discursos que constituem as mulheres como produtoras e disseminadoras do saber científico, inseridas em uma sociedade estruturada por relações de classe e de gênero. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: em que medida as relações de gênero influenciam as escolhas profissionais das docentes? A investigação buscou compreender como a educação profissional se consolidou historicamente como um espaço predominantemente masculino, sobretudo nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nesse sentido, a tese se propõe a discutir os processos históricos de inserção feminina na docência da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no IFPR, tensionando a concepção capacitista, fragmentária e segregacionista que historicamente marcou a educação voltada às classes trabalhadoras. Inspirada no percurso que vai das chamadas “bruxas” perseguidas ao longo da história até as mulheres que hoje produzem ciência, a pesquisa problematiza as permanências e rupturas que atravessaram este processo. O referencial teórico está ancorado nas contribuições de Michelle Perrot (2019), Heleieth Saffioti (2013), Jane Soares de Almeida (1998/2004), Andréa Lisly Gonçalves (2006), Silvia Federici (2017), Guacira Lopes Louro (1986) e Gerda Lerner (2020), autoras que oferecem suporte para compreender as relações de gênero, as dinâmicas de poder e os processos históricos de marginalização feminina na ciência e na educação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, que combinou análise documental e bibliográfica com investigação de campo. Para a etapa empírica, foi aplicado um questionário às docentes, de modo a levantar dados sobre sua trajetória acadêmico-profissional, as percepções sobre a prática docente e as experiências no ambiente institucional. Os resultados demonstraram que, embora as mulheres estejam presentes em todas as áreas e cursos ofertados, a igualdade se limita à presença, não se estendendo às condições de trabalho, reconhecimento profissional ou acesso a posições de maior poder decisório. Nos cargos de gestão, as mulheres concentram-se majoritariamente em funções gratificadas de menor nível hierárquico, enquanto os homens ocupam preferencialmente o alto escalão. Outro dado relevante refere-se às experiências de assédio moral, preconceito e brincadeiras sexistas: 77% das docentes afirmaram ter vivenciado ou testemunhado essas situações no ambiente institucional. Os depoimentos também revelaram as tensões derivadas das relações de gênero, envolvendo, por exemplo, a conciliação entre carreira, maternidade e família, os desafios ao optar por carreiras historicamente masculinizadas, e a resistência enfrentada ao assumir cargos de gestão. Em síntese, a pesquisa confirma a tese de que as mulheres docentes do IFPR estão presentes em todas as áreas científicas, embora ainda enfrentem desigualdades estruturais e simbólicas em relação aos homens. Para a maioria das entrevistadas, a prática docente se configura como uma forma de fazer ciência, independente da área de conhecimento em que atuam, reforçando sua identidade como mulheres cientistas. |
Abstract: | The central objective of this thesis is to investigate the professional practice of female teachers in Professional and Technological Education, specifically within the scope of the Federal Institute of Paraná (IFPR). The research seeks to analyze the discourses that constitute women as producers and disseminators of scientific knowledge, situated within a society structured by class and gender relations. The research question guiding this study was: To what extent do gender relations influence the professional choices of female teachers? The investigation aimed to understand how professional education has historically been consolidated as a predominantly male space, especially in STEM fields (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). In this sense, the thesis proposes to discuss the historical processes of women’s insertion into teaching in Professional and Technological Education, with a focus on the IFPR, challenging the ableist, fragmented, and segregationist conception that has historically marked education directed at working class populations. Inspired by the trajectory that goes from the so-called “witches” persecuted throughout history to the women who produce science today, the research problematizes the continuities and ruptures that have shaped this process. The theoretical framework is anchored in the contributions of Michelle Perrot (2019), Heleieth Saffioti (2013), Jane Soares de Almeida (1998/2004), Andréa Lisly Gonçalves (2006), Silvia Federici (2017), Guacira Lopes Louro (1986), and Gerda Lerner (2020), authors who offer support for understanding gender relations, power dynamics, and the historical processes of female marginalization in science and education. Methodologically, this is a qualitative, exploratory, and descriptive study that combined documentary and bibliographic analysis with field research. For the empirical stage, a questionnaire was administered to female teachers in order to collect data on their academic and professional trajectories, their perceptions of teaching practice, and their experiences within the institutional environment. The results showed that although women are present in all areas and courses offered, equality is limited to their presence and does not extend to working conditions, professional recognition, or access to positions of greater decision-making power. In management positions, women are mostly concentrated in lower-level compensated roles, while men predominantly occupy the highest hierarchical positions. Another relevant finding concerns experiences of moral harassment, prejudice, and sexist jokes: 77% of the teachers reported having experienced or witnessed such situations within the institution. The testimonies also revealed tensions arising from gender relations, involving, for example, balancing career, motherhood, and family, the challenges of choosing historically male dominated careers, and the resistance faced when taking on leadership positions. In summary, the research confirms the thesis that female teachers at IFPR are present in all scientific areas, although they still face structural and symbolic inequalities compared to men. For most of the respondents, teaching practice is configured as a form of doing science, regardless of their specific field of knowledge, reinforcing their identity as women scientists. |
Keywords: | Educação História da Educação Educação Profissional e Tecnológica Áreas STEM Mulheres na Ciência Education History of Education Education Vocational and Technological Education STEM Fields Women in Science |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Lewandowski, Jacqueline Maria Duarte. Mulheres na Ciência. De bruxas a cientistas. Uma análise da presença feminina na docência no IFPR. 2025. 190 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7983 |
Issue Date: | 10-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jacquelline Lewandowski.2025.pdf | Arquivo completo | 5.81 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.