Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7837
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL - 2021 A 2024 |
Other Titles: | THE IMPACT OF LARGE-SCALE EVALUATION ON THE PEDAGOGICAL WORK OF SCHOOLS IN THE CASCAVEL MUNICIPAL EDUCATION NETWORK - 2021 TO 2024 |
Autor: | Nascimento, Andreia Patricia Carvalho do ![]() |
Primeiro orientador: | Zanardini, João Batista |
Primeiro membro da banca: | Hotz, Celso |
Segundo membro da banca: | Reis, Luiz Fernando dos |
Resumo: | A pesquisa tem como tema as Avaliações Externas em Larga Escala, nas escolas da Rede Municipal de Cascavel - Paraná, no período de 2021 a 2024, tendo por base as determinações sociais mais amplas que incidem sobre o espaço escolar. Objetivamos investigar quais são os principais condicionantes impostos pelo Estado na materialização de um movimento avaliativo em larga escala e alguns dos principais impactos no processo de ensino aprendizagem e no trabalho pedagógico das escolas da Rede Municipal de Cascavel, como se materializa a percepção dos professores no que diz respeito aos resultados das avaliações externas e algumas das mudanças que esse movimento provoca no dia a dia escolar. Mediante a problemática, delineamos como objetivo geral identificar se existem e como são percebidos pelos professores os impactos que supostamente as avaliações externas trazem ou determinam para a escola, e de que forma a instituição escolar municipal tem enfrentado ou adaptado o trabalho pedagógico frente a essas avaliações. Chegamos a três questões: I. Existem impactos das avaliações externas no trabalho pedagógico?; II. Como tais impactos são percebidos pelos professores; III. De que forma a escola tem enfrentado ou se adaptado a tais impactos? A pesquisa é de abordagem qualitativa e quantitativa, como forma de investigar os impactos das avaliações externas, SAEB, a Prova Paraná e a Prova Cascavel nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal do município de Cascavel, a organização metodológica deste estudo é composta por análise do referencial teórico: teses, dissertações, artigos e obras sobre avaliação e a presença das avaliações em larga escala no Brasil; análise das fontes primárias: relatórios do Banco Mundial, ofícios e orientações da Secretaria de Estado da Educação sobre a Prova Paraná, orientações da Secretaria Municipal de Cascavel sobre a Prova Cascavel, questionários enviados aos professores e análise dos questionários. Após a análise dos questionários da pesquisa de campo realizada em escolas da Rede Municipal de Educação de Cascavel, constatou-se que as condições de trabalho dos professores, bem como o trabalho pedagógico, são significativamente impactadas pela implementação de políticas de avaliação externa em larga escala. Esses impactos se refletem tanto na organização e planejamento das atividades escolares, quanto na rotina pedagógica, exigindo adaptações constantes para atender às demandas impostas por essas avaliações. Além disso, emergem desafios que afetam diretamente o processo ensino-aprendizagem e a percepção dos professores sobre sua prática profissional e os resultados obtidos. Tais constatações reforçam a necessidade de uma reflexão crítica sobre a forma como essas políticas de avaliação são estruturadas e aplicadas no contexto escolar. |
Abstract: | The research’s id Large-Scale External Assessments, In schools in the Municipal Network of Cascavel - Paraná, from 2021 to 2024, based on broader social determinations that affect the school space. We aim to investigate what are the main conditions imposed by the State in the materialization of a large-scale evaluation movement and some of the main impacts on the teaching-learning process and on the pedagogical work of schools in the Cascavel Municipal Network, as well as how the perception of teachers materializes in what concerns the result of external assessments and some of the changes that this movement causes in daily school life. Based on the problem, we outline the general objective of identifying whether the impacts that external evaluations supposedly bring or determine to the school exist and how they are perceived by teachers, and how the municipal school institution has faced or adapted its pedagogical work in the face of these evaluations. Ww arrived at three questions: I. Are there impacts of external assessments on pedagogical work?; II. How such impacts are perceived by teachers: III. How has the school faced or adapted to such impacts? The research is qualitative and quantitative approach, as a way of investigating the impacts of external assessments, Saeb, Prova Paraná and Prova Cascavel in Basic Education schools in the municipal network of the municipality of Cascavel, the methodological organization of this study is composed of analysis the theoretical framework: theses, dissertations, articles and works on evaluation and the presence of large-scale evaluations in Brazil; analysis of primary sources: reports from the World Bank, letters and guidelines from the State Department of Education on the Paraná Test, guidelines from the Cascavel Tes, questionnaires sent to teachers and analysis of the questionnaires. After analyzing the questionnaires from the field research carried out in schools in the Cascavel Municipal Education Network, it was found that teachers working conditions, as well as pedagogical work, are significantly impacted by the implementation of large-scale external evaluation policies. These impacts are reflected both in the organization and planning of school activities and in the pedagogical routine, requiring constant adaptations to meet the demands imposed by these assessments. Furthermore, challenges emerge directly affect the teaching-learning process and teachers’ perception of their professional practice and the results obtained. Such findings reinforce the need for critical reflection on the way these policies are structured and applied in the school context. |
Keywords: | Estado Avaliações Externas Determinações Sociais Políticas Públicas Educacionais Trabalho docente State. External Assessments Social Determinations Educational Public Policies Teaching Wok |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Nascimento, Andreia Patricia Carvalho do. O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL - 2021 A 2024. 2025. 196 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7837 |
Issue Date: | 7-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andreia Patricia Carvalho do Nascimento.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 8.45 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.