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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7979
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado |
Other Titles: | Postgraduate studies and productivism: a study of the quality of life and illness of master's and doctoral students |
Autor: | Cancian, Queli Ghilardi ![]() |
Primeiro orientador: | Malacarne, Vilmar |
Primeiro coorientador: | Moreira, José antonio Marques |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Marco Antonio Batista |
Segundo membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Roberto Règis |
Quarto membro da banca: | Mesquita, Elza |
Quinto membro da banca: | Gonçalves, Vitor Manuel Barrigão |
Resumo: | Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identificar e analisar a percepção de qualidade de vida e saúde dos estudantes regulares da Pós-Graduação stricto sensu, nível mestrado e doutorado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel/Pr. O campo de pesquisa foi composto pelos 15 programas de Pós-Graduação. Trata-se de uma pesquisa mista (QUALI-quanti), exploratória, descritiva. Na construção do arcabouço teórico, desenvolveu-se a pesquisa documental e bibliográfica com base nos dados disponíveis em sites e plataformas on-line. O estudo de campo, consistiu na aplicação de questionários estruturados, desenvolvidos pelos próprios pesquisadores, com questões abertas e fechadas, direcionados aos mestrandos e doutorandos e aos professores dos programas. Em complemento, realizou-se entrevistas com os coordenadores dos programas e com representantes do ambulatório e do centro de atendimento estudantil. Para análise dos dados qualitativos, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e pela triangulação de dados descrita por Lakatos e Marconi (2008) e Abdalla (2013). Para tabulação dos dados utilizou-se o programa Excel for Windows (2016) e para a análise estatística dos dados, optou-se pelo uso do programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) 22.0, versão em português. Os resultados deste estudo evidenciaram uma realidade preocupante vivida pelos pós-graduandos, caracterizada por desafios estruturais, preconceitos e impactos significativos na saúde mental e emocional. Questões como discriminação de gênero, falta de suporte para pessoas com deficiência e atitudes excludentes revelam deficiências na promoção da inclusão e na ética acadêmica. Além disso, a dificuldade em equilibrar a vida acadêmica com responsabilidades familiares e pessoais, intensifica a sensação de pressão e inadequação, gerando estresse, ansiedade e outros problemas de saúde física e mental, evidenciando que o adoecimento dos estudantes não é um fenômeno isolado, mas o reflexo de um conjunto de pressões que se intercalam e intensificam suas consequências. A ausência de um preparo institucional adequado para lidar com questões de saúde mental, agrava ainda mais esse cenário, impondo barreiras à busca por apoio e aumentando o sofrimento dos estudantes. Ao inserir essa problemática dentro da perspectiva dos estudos globais, observa-se que o adoecimento na Pós-Graduação não é uma realidade exclusiva do Brasil, mas um fenômeno que afeta estudantes em x diversas partes do mundo, refletindo padrões sistêmicos da academia globalizada, como evidenciado no estudo paralelo do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. |
Abstract: | The challenges of academic life test the perception of students' quality of life and health, especially in stricto sensu Postgraduate Studies. In the postgraduate academic environment, numerous tasks are developed, along with them, there is a high level of demands, which in turn, can generate physical and mental exhaustion, which can trigger illness, as well as the loss of the student's quality of life. In this context, the objective of this study is to identify and analyze the perception of quality of life and health of regular students of stricto sensu Postgraduate studies, master's and doctorate levels at the State University of Western Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel/Pr. The research field was made up of 15 Postgraduate programs. This is a mixed (QUALI-quanti), exploratory, descriptive research. In building the theoretical framework, documentary and bibliographical research was developed based on data available on websites and online platforms. The field study consisted of the application of structured questionnaires, developed by the researchers themselves, with open and closed questions, aimed at master's and doctoral students and program professors. In addition, interviews were carried out with program coordinators and representatives of the outpatient clinic and student service center. To analyze the qualitative data, we opted for the content analysis of Bardin (2016) and the data triangulation described by Lakatos and Marconi (2008) and Abdalla (2013). To tabulate the data, the Excel for Windows (2016) program was used and for the statistical analysis of the data, we chose to use the Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) 22.0, Portuguese version. The results of this study highlighted a worrying reality experienced by postgraduate students, characterized by structural challenges, prejudices and significant impacts on mental and emotional health. Issues such as gender discrimination, lack of support for people with disabilities and exclusionary attitudes reveal deficiencies in promoting inclusion and academic ethics. Furthermore, the difficulty in balancing academic life with family and personal responsibilities intensifies the feeling of pressure and inadequacy, generating stress, anxiety and other physical and mental health problems, showing that student illness is not an isolated phenomenon, but the reflection of a set of pressures that intersperse and intensify their consequences. The lack of adequate institutional preparation to deal with mental health issues further aggravates this scenario, imposing barriers to the search for support and increasing student suffering. By inserting this problem within the perspective of global studies, it is observed that illness in postgraduate studies is not a reality exclusive to Brazil, but a phenomenon that affects students in different parts of the world, reflecting systemic patterns of globalized academia, as evidenced in the parallel study of the Sandwich Doctorate Program Abroad. |
Keywords: | Ambiente acadêmico Estudos Globais Estudantes de Pós Graduação Qualidade de vida Saúde/doença Trabalho/estudo Academic environment Global Studies Postgraduate Students Quality of life Health/illness Work/study |
CNPq areas: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Cancian, Queli Ghilardi. Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado. 2025. 331 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7979 |
Issue Date: | 15-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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